Uso da narrativa como estratégia de sensibilização para o modelo do cuidado centrado na família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/46346 |
Resumo: | O objetivo foi compreender o significado do uso da narrativa de doença para a sensibilização de estudantes e profissionais de saúde para o modelo do cuidado centrado na família. Estudo de abordagem qualitativafundamentado na filosofia do Cuidado Centrado na Família e conduzido pela Análise Qualitativa de Conteúdo como referencial metodológico. Para a coleta de dados foram utilizadas as avaliações realizadas por29 participantes deum evento realizadoem 2013, em São Paulo.A categoria analítica “sendo transformadopela narrativa da família", compôs-se das subcategorias: favorece a aproximação com a experiência da família; facilitao aprendizado sobre família; e gera reflexão sobre a prática com a família. O estudo evidenciou que ouvir a narrativa das vivências da família com doença e hospitalização da criança promove a sensibilização do profissional de saúde e do estudante para o modelo do cuidado centrado na família sendo facilitadora para sua aprendizagem. |
id |
UFRGS-15_22b5797fc3e054d551261fe90ad72694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/46346 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso da narrativa como estratégia de sensibilização para o modelo do cuidado centrado na famíliaFamíliaHospitalizaçãoEducaçãoNarraçãoO objetivo foi compreender o significado do uso da narrativa de doença para a sensibilização de estudantes e profissionais de saúde para o modelo do cuidado centrado na família. Estudo de abordagem qualitativafundamentado na filosofia do Cuidado Centrado na Família e conduzido pela Análise Qualitativa de Conteúdo como referencial metodológico. Para a coleta de dados foram utilizadas as avaliações realizadas por29 participantes deum evento realizadoem 2013, em São Paulo.A categoria analítica “sendo transformadopela narrativa da família", compôs-se das subcategorias: favorece a aproximação com a experiência da família; facilitao aprendizado sobre família; e gera reflexão sobre a prática com a família. O estudo evidenciou que ouvir a narrativa das vivências da família com doença e hospitalização da criança promove a sensibilização do profissional de saúde e do estudante para o modelo do cuidado centrado na família sendo facilitadora para sua aprendizagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2015-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/46346Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 36 No. 1 (2015); 98 - 103Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 36 n. 1 (2015); 98 - 1031983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/46346/33317https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/46346/33597Amador, Daniela DoulavinceMarques, Fernanda Ribeiro BaptistaDuarte, Adriana MariaBalbino, Flavia SimphronioBalieiro, Maria Magda Ferreira GomesMandetta, Myriam Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-30T15:12:58Zoai:seer.ufrgs.br:article/46346Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2015-04-30T15:12:58Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da narrativa como estratégia de sensibilização para o modelo do cuidado centrado na família |
title |
Uso da narrativa como estratégia de sensibilização para o modelo do cuidado centrado na família |
spellingShingle |
Uso da narrativa como estratégia de sensibilização para o modelo do cuidado centrado na família Amador, Daniela Doulavince Família Hospitalização Educação Narração |
title_short |
Uso da narrativa como estratégia de sensibilização para o modelo do cuidado centrado na família |
title_full |
Uso da narrativa como estratégia de sensibilização para o modelo do cuidado centrado na família |
title_fullStr |
Uso da narrativa como estratégia de sensibilização para o modelo do cuidado centrado na família |
title_full_unstemmed |
Uso da narrativa como estratégia de sensibilização para o modelo do cuidado centrado na família |
title_sort |
Uso da narrativa como estratégia de sensibilização para o modelo do cuidado centrado na família |
author |
Amador, Daniela Doulavince |
author_facet |
Amador, Daniela Doulavince Marques, Fernanda Ribeiro Baptista Duarte, Adriana Maria Balbino, Flavia Simphronio Balieiro, Maria Magda Ferreira Gomes Mandetta, Myriam Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Fernanda Ribeiro Baptista Duarte, Adriana Maria Balbino, Flavia Simphronio Balieiro, Maria Magda Ferreira Gomes Mandetta, Myriam Aparecida |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amador, Daniela Doulavince Marques, Fernanda Ribeiro Baptista Duarte, Adriana Maria Balbino, Flavia Simphronio Balieiro, Maria Magda Ferreira Gomes Mandetta, Myriam Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Família Hospitalização Educação Narração |
topic |
Família Hospitalização Educação Narração |
description |
O objetivo foi compreender o significado do uso da narrativa de doença para a sensibilização de estudantes e profissionais de saúde para o modelo do cuidado centrado na família. Estudo de abordagem qualitativafundamentado na filosofia do Cuidado Centrado na Família e conduzido pela Análise Qualitativa de Conteúdo como referencial metodológico. Para a coleta de dados foram utilizadas as avaliações realizadas por29 participantes deum evento realizadoem 2013, em São Paulo.A categoria analítica “sendo transformadopela narrativa da família", compôs-se das subcategorias: favorece a aproximação com a experiência da família; facilitao aprendizado sobre família; e gera reflexão sobre a prática com a família. O estudo evidenciou que ouvir a narrativa das vivências da família com doença e hospitalização da criança promove a sensibilização do profissional de saúde e do estudante para o modelo do cuidado centrado na família sendo facilitadora para sua aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/46346 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/46346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/46346/33317 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/46346/33597 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 36 No. 1 (2015); 98 - 103 Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 36 n. 1 (2015); 98 - 103 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766335209603072 |