Promoção da saúde na educação básica: percepções dos alunos de licenciatura em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Juliana Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho, de Andrade, Luciane Sá, Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles, Silva, Marta Angélica Iossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85424
Resumo: RESUMOObjetivo: Analisar como estudantes de um Curso de Licenciatura em Enfermagem compreendem o conceito de promoção da saúde, sua percepção sobre o trabalho do enfermeiro na educação básica e sobre as práticas de promoção da saúde para formação enquanto enfermeiro-educador.Métodos: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado em 2015, com 11 estudantes de uma Universidade Pública do interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e analisados segundo análise de conteúdo, modalidade temática.Resultados: Identificou-se três núcleos temáticos: “Promoção da Saúde: superando o modelo hegemônico da racionalidade técnica”; “O trabalho do enfermeiro na educação básica:intersetorialidade e interdisciplinaridade” e “Promoção e educação em saúde na escola: a prática educacional dialógica e reflexiva”.Conclusão: A concepção e as práticas de promoção da saúde favorecem o processo de formação e potencializam as ações dos enfermeiros licenciados na efetivação das mudanças sociais e empoderamento dos indivíduos.Palavras-chave: Promoção da saúde. Educação em enfermagem. Educação em saúde. Estudantes de enfermagem.
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