Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmolin, Angélica
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Girardon Perlini, Nara Marilene Oliveira, Coppetti, Larissa de Carli, Rossato, Gabriela Camponogara, Gomes, Joseila Sonego, da Silva, Maria Elizete Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68373
Resumo: Objetivo: Conhecer as percepções de participantes de um grupo de apoio para pessoas com colostomia sobre a utilização de um vídeo educativo como recurso para atividade de educação em saúde.Método: Pesquisa qualitativa com 16 participantes em um grupo de apoio a pessoas colostomizadas de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados em abril e maio de 2016, por meio de grupo focal, submetidos à análise temática proposta por Minayo.Resultados: Emergiram três categorias: O cuidar e o cuidar-se aprendido sozinho: a realidade vivida; Educação em saúde e aprendizagem por meio do vídeo educativo: possibilidades percebidas; As singularidades do vídeo educativo na ótica de pessoas colostomizadas e seus familiares.Conclusão: A exiguidade de orientações posterga a independência e dificulta a autonomia para o cuidado e o autocuidado. A aplicabilidade da tecnologia audiovisual desenvolvida complementa as orientações educativas, possibilitando transformar e repensar as práticas pedagógicas na enfermagem.Palavras-chave: Educação em saúde. Colostomia. Enfermagem. Tecnologia educacional.
id UFRGS-15_59375e8f518988f75dafc15a30400f51
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/68373
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiaresEducação em saúde. Colostomia. Enfermagem. Tecnologia Educacional.Objetivo: Conhecer as percepções de participantes de um grupo de apoio para pessoas com colostomia sobre a utilização de um vídeo educativo como recurso para atividade de educação em saúde.Método: Pesquisa qualitativa com 16 participantes em um grupo de apoio a pessoas colostomizadas de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados em abril e maio de 2016, por meio de grupo focal, submetidos à análise temática proposta por Minayo.Resultados: Emergiram três categorias: O cuidar e o cuidar-se aprendido sozinho: a realidade vivida; Educação em saúde e aprendizagem por meio do vídeo educativo: possibilidades percebidas; As singularidades do vídeo educativo na ótica de pessoas colostomizadas e seus familiares.Conclusão: A exiguidade de orientações posterga a independência e dificulta a autonomia para o cuidado e o autocuidado. A aplicabilidade da tecnologia audiovisual desenvolvida complementa as orientações educativas, possibilitando transformar e repensar as práticas pedagógicas na enfermagem.Palavras-chave: Educação em saúde. Colostomia. Enfermagem. Tecnologia educacional.Escola de Enfermagem da UFRGS2017-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68373Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 (2016): Fascículo temático: Incorporação de resultados de pesquisa à prática de EnfermagemRevista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 (2016): Fascículo temático: Incorporação de resultados de pesquisa à prática de Enfermagem1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68373/40824https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68373/40825Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessDalmolin, AngélicaGirardon Perlini, Nara Marilene OliveiraCoppetti, Larissa de CarliRossato, Gabriela CamponogaraGomes, Joseila Sonegoda Silva, Maria Elizete Nunes2017-08-08T19:18:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/68373Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-08-08T19:18:56Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares
title Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares
spellingShingle Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares
Dalmolin, Angélica
Educação em saúde. Colostomia. Enfermagem. Tecnologia Educacional.
title_short Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares
title_full Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares
title_fullStr Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares
title_full_unstemmed Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares
title_sort Vídeo educativo como recurso para educação em saúde a pessoas com colostomia e familiares
author Dalmolin, Angélica
author_facet Dalmolin, Angélica
Girardon Perlini, Nara Marilene Oliveira
Coppetti, Larissa de Carli
Rossato, Gabriela Camponogara
Gomes, Joseila Sonego
da Silva, Maria Elizete Nunes
author_role author
author2 Girardon Perlini, Nara Marilene Oliveira
Coppetti, Larissa de Carli
Rossato, Gabriela Camponogara
Gomes, Joseila Sonego
da Silva, Maria Elizete Nunes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmolin, Angélica
Girardon Perlini, Nara Marilene Oliveira
Coppetti, Larissa de Carli
Rossato, Gabriela Camponogara
Gomes, Joseila Sonego
da Silva, Maria Elizete Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde. Colostomia. Enfermagem. Tecnologia Educacional.
topic Educação em saúde. Colostomia. Enfermagem. Tecnologia Educacional.
description Objetivo: Conhecer as percepções de participantes de um grupo de apoio para pessoas com colostomia sobre a utilização de um vídeo educativo como recurso para atividade de educação em saúde.Método: Pesquisa qualitativa com 16 participantes em um grupo de apoio a pessoas colostomizadas de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados em abril e maio de 2016, por meio de grupo focal, submetidos à análise temática proposta por Minayo.Resultados: Emergiram três categorias: O cuidar e o cuidar-se aprendido sozinho: a realidade vivida; Educação em saúde e aprendizagem por meio do vídeo educativo: possibilidades percebidas; As singularidades do vídeo educativo na ótica de pessoas colostomizadas e seus familiares.Conclusão: A exiguidade de orientações posterga a independência e dificulta a autonomia para o cuidado e o autocuidado. A aplicabilidade da tecnologia audiovisual desenvolvida complementa as orientações educativas, possibilitando transformar e repensar as práticas pedagógicas na enfermagem.Palavras-chave: Educação em saúde. Colostomia. Enfermagem. Tecnologia educacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68373
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68373/40824
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/68373/40825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 37 (2016): Fascículo temático: Incorporação de resultados de pesquisa à prática de Enfermagem
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 37 (2016): Fascículo temático: Incorporação de resultados de pesquisa à prática de Enfermagem
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766337005813760