A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem

Bibliographic Details
Main Author: Santos, Mateus Casanova
Publication Date: 2011
Other Authors: Leite, Maria Cecícila Lorea, Heck, Rita Maria
Format: Article
Language: por
Source: Revista Gaúcha de Enfermagem
Download full: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13297
Summary: O presente estudo situa a discussão sobre a possibilidade emergente da inserção dos conhecimentos oriundos da acupuntura como contribuição para as práticas pedagógicas do ensino clínico simulado da graduação em enfermagem. O trabalho reflexivo emergiu como um recorte do projeto de dissertação “Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem simulação – Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/Universidade Federal de Pelotas”. A relação integral entre o homem e a natureza desenvolvida na acupuntura emerge neste estudo como discussões e como uma sugestão potencial enquanto ferramenta pedagógica para a simulação clínica da enfermagem. Nesta reflexão, certifica-se que há a necessidade de desenvolver este recurso pedagógico com vistas a ampliar o ensino da simulação clínica em enfermagem.
id UFRGS-15_593ed79e07f59612981fd912e3968593
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/13297
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagemEnfermagem. Simulação. Educação. Acupuntura.O presente estudo situa a discussão sobre a possibilidade emergente da inserção dos conhecimentos oriundos da acupuntura como contribuição para as práticas pedagógicas do ensino clínico simulado da graduação em enfermagem. O trabalho reflexivo emergiu como um recorte do projeto de dissertação “Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem simulação – Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/Universidade Federal de Pelotas”. A relação integral entre o homem e a natureza desenvolvida na acupuntura emerge neste estudo como discussões e como uma sugestão potencial enquanto ferramenta pedagógica para a simulação clínica da enfermagem. Nesta reflexão, certifica-se que há a necessidade de desenvolver este recurso pedagógico com vistas a ampliar o ensino da simulação clínica em enfermagem.Escola de Enfermagem da UFRGS2011-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13297Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 32 No. 1 (2011); 185Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 32 n. 1 (2011); 1851983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13297/12413Santos, Mateus CasanovaLeite, Maria Cecícila LoreaHeck, Rita Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-07-18T18:37:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/13297Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2011-07-18T18:37:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem
title A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem
spellingShingle A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem
Santos, Mateus Casanova
Enfermagem. Simulação. Educação. Acupuntura.
title_short A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem
title_full A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem
title_fullStr A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem
title_full_unstemmed A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem
title_sort A possibilidade de contribuição da acupuntura no ensino da simulação clínica em enfermagem
author Santos, Mateus Casanova
author_facet Santos, Mateus Casanova
Leite, Maria Cecícila Lorea
Heck, Rita Maria
author_role author
author2 Leite, Maria Cecícila Lorea
Heck, Rita Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mateus Casanova
Leite, Maria Cecícila Lorea
Heck, Rita Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem. Simulação. Educação. Acupuntura.
topic Enfermagem. Simulação. Educação. Acupuntura.
description O presente estudo situa a discussão sobre a possibilidade emergente da inserção dos conhecimentos oriundos da acupuntura como contribuição para as práticas pedagógicas do ensino clínico simulado da graduação em enfermagem. O trabalho reflexivo emergiu como um recorte do projeto de dissertação “Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem simulação – Laboratório Morfofuncional/Faculdade de Enfermagem/Universidade Federal de Pelotas”. A relação integral entre o homem e a natureza desenvolvida na acupuntura emerge neste estudo como discussões e como uma sugestão potencial enquanto ferramenta pedagógica para a simulação clínica da enfermagem. Nesta reflexão, certifica-se que há a necessidade de desenvolver este recurso pedagógico com vistas a ampliar o ensino da simulação clínica em enfermagem.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13297
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13297/12413
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 32 No. 1 (2011); 185
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 32 n. 1 (2011); 185
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1789438761591898112