Situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Marinês
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Paz, Adriana Aparecida, Perosa, Cleci Terezinha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/8239
Resumo: O objetivo deste estudo foi identificar as características demográficas, socioeconômicas, comportamentais, situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas. Estudo transversal realizado no período de 2004 a 2005, numa Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). A coleta de dados ocorreu com 31 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos residentes na ILPI. Constatou-se a predominância do sexo feminino em situação de institucionalização, solteiras, sem filhos e alto índice de analfabetos. A maioria dos residentes são portadores de morbidades e com algum grau de dependência tanto para as Atividades da Vida Diária (AVD’s) quanto as Atividades Instrumentais da Vida Diária(AIVD’s). Consideram-se esses dados determinantes das condições de saúde e de capacidade funcional dos idosos, o que indica a necessidade de qualificar a assistência a esse público. Desse modo, acredita-se que ao se desvelar as condições de institucionalização dos idosos, será possível ampliar as discussões sobre as implicações para o cuidado de enfermagem em ILPI’s.
id UFRGS-15_5ccc38109a98e691201db2e01fcdfdfa
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/8239
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadasSaúde do Idoso Institucionalizado. Idoso fragilizado. Enfermagem geriátrica. Instituição de longa permanência para idosos.O objetivo deste estudo foi identificar as características demográficas, socioeconômicas, comportamentais, situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas. Estudo transversal realizado no período de 2004 a 2005, numa Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). A coleta de dados ocorreu com 31 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos residentes na ILPI. Constatou-se a predominância do sexo feminino em situação de institucionalização, solteiras, sem filhos e alto índice de analfabetos. A maioria dos residentes são portadores de morbidades e com algum grau de dependência tanto para as Atividades da Vida Diária (AVD’s) quanto as Atividades Instrumentais da Vida Diária(AIVD’s). Consideram-se esses dados determinantes das condições de saúde e de capacidade funcional dos idosos, o que indica a necessidade de qualificar a assistência a esse público. Desse modo, acredita-se que ao se desvelar as condições de institucionalização dos idosos, será possível ampliar as discussões sobre as implicações para o cuidado de enfermagem em ILPI’s.Escola de Enfermagem da UFRGS2010-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo Transversalapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/8239Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 30 No. 3 (2009); 492Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 30 n. 3 (2009); 4921983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/8239/6996Aires, MarinêsPaz, Adriana AparecidaPerosa, Cleci Terezinhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T20:27:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/8239Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2019-11-26T20:27:30Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas
title Situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas
spellingShingle Situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas
Aires, Marinês
Saúde do Idoso Institucionalizado. Idoso fragilizado. Enfermagem geriátrica. Instituição de longa permanência para idosos.
title_short Situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas
title_full Situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas
title_fullStr Situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas
title_full_unstemmed Situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas
title_sort Situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas
author Aires, Marinês
author_facet Aires, Marinês
Paz, Adriana Aparecida
Perosa, Cleci Terezinha
author_role author
author2 Paz, Adriana Aparecida
Perosa, Cleci Terezinha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Marinês
Paz, Adriana Aparecida
Perosa, Cleci Terezinha
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do Idoso Institucionalizado. Idoso fragilizado. Enfermagem geriátrica. Instituição de longa permanência para idosos.
topic Saúde do Idoso Institucionalizado. Idoso fragilizado. Enfermagem geriátrica. Instituição de longa permanência para idosos.
description O objetivo deste estudo foi identificar as características demográficas, socioeconômicas, comportamentais, situação de saúde e grau de dependência de pessoas idosas institucionalizadas. Estudo transversal realizado no período de 2004 a 2005, numa Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). A coleta de dados ocorreu com 31 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos residentes na ILPI. Constatou-se a predominância do sexo feminino em situação de institucionalização, solteiras, sem filhos e alto índice de analfabetos. A maioria dos residentes são portadores de morbidades e com algum grau de dependência tanto para as Atividades da Vida Diária (AVD’s) quanto as Atividades Instrumentais da Vida Diária(AIVD’s). Consideram-se esses dados determinantes das condições de saúde e de capacidade funcional dos idosos, o que indica a necessidade de qualificar a assistência a esse público. Desse modo, acredita-se que ao se desvelar as condições de institucionalização dos idosos, será possível ampliar as discussões sobre as implicações para o cuidado de enfermagem em ILPI’s.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo Transversal
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/8239
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/8239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/8239/6996
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 30 No. 3 (2009); 492
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 30 n. 3 (2009); 492
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766332350136320