Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria João Jacinto Guerra
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sofia Pinto de Almeida, Helena Maria Nogueira, Paulo Jorge Pereira Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129764
Resumo: Objetivo: Validar o International Consultationon Incontinence Questionnaire Quality of Life para a população portuguesa. A incontinência urinária é uma condição com elevada prevalência e com impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. O International Consultationon Incontinence Questionnaire Quality of Life foi adaptado de forma a ter uma estrutura estandardizada e que permite avaliar o impacto da incontinência urinária na qualidade de vida.Método: Foi realizado um estudo observacional do tipo transversal com duzentos e vinte participantes recrutados no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e no Centro Hospitalar Universitário de São João durante o período de setembro de 2019 a janeiro de 2020. Foram avaliadas as propriedades psicométricas do questionário. Para a consistência interna foi calculado o coeficiente alfa de Cronbach padronizado. Para obter a validade do constructo foi realizada uma análise exploratória fatorial por rotação varimax para extração dos principais componentes.Resultados: A versão portuguesa do questionário tem 21 itens distribuídos pelos três fatores encontrados mantendo, no entanto, os itens propostos na versão original. O resultado de coeficiente alfa de Cronbach padronizado, α=0,906 global, confirma a consistência interna da versão portuguesa do instrumento. Foi realizada a análise da correlação de Pearson entre cada item e o item de avaliação do impacto na qualidade de vida em forma de escala verificando-se uma correlação positiva em todos os itens.Conclusões: A versão portuguesa do questionário, mostrou-se confiável e válida no estudo realizado para utilização na clínica e na investigação. Palavras-chave: Incontinência urinária. Inquéritos e questionários. Estudo de validação. Qualidade de vida.
id UFRGS-15_62030c99e074d6d93206ea22e78e9129
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/129764
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”Objetivo: Validar o International Consultationon Incontinence Questionnaire Quality of Life para a população portuguesa. A incontinência urinária é uma condição com elevada prevalência e com impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. O International Consultationon Incontinence Questionnaire Quality of Life foi adaptado de forma a ter uma estrutura estandardizada e que permite avaliar o impacto da incontinência urinária na qualidade de vida.Método: Foi realizado um estudo observacional do tipo transversal com duzentos e vinte participantes recrutados no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e no Centro Hospitalar Universitário de São João durante o período de setembro de 2019 a janeiro de 2020. Foram avaliadas as propriedades psicométricas do questionário. Para a consistência interna foi calculado o coeficiente alfa de Cronbach padronizado. Para obter a validade do constructo foi realizada uma análise exploratória fatorial por rotação varimax para extração dos principais componentes.Resultados: A versão portuguesa do questionário tem 21 itens distribuídos pelos três fatores encontrados mantendo, no entanto, os itens propostos na versão original. O resultado de coeficiente alfa de Cronbach padronizado, α=0,906 global, confirma a consistência interna da versão portuguesa do instrumento. Foi realizada a análise da correlação de Pearson entre cada item e o item de avaliação do impacto na qualidade de vida em forma de escala verificando-se uma correlação positiva em todos os itens.Conclusões: A versão portuguesa do questionário, mostrou-se confiável e válida no estudo realizado para utilização na clínica e na investigação. Palavras-chave: Incontinência urinária. Inquéritos e questionários. Estudo de validação. Qualidade de vida.Escola de Enfermagem da UFRGS2023-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129764Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129764/87886https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129764/87887Maria João Jacinto GuerraSofia Pinto de AlmeidaHelena Maria NogueiraPaulo Jorge Pereira Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T14:52:47Zoai:seer.ufrgs.br:article/129764Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2023-12-19T14:52:47Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”
title Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”
spellingShingle Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”
Maria João Jacinto Guerra
title_short Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”
title_full Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”
title_fullStr Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”
title_full_unstemmed Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”
title_sort Validação do “international consultation on incontinence questionnaire urinary incontinence quality of life module”
author Maria João Jacinto Guerra
author_facet Maria João Jacinto Guerra
Sofia Pinto de Almeida
Helena Maria Nogueira
Paulo Jorge Pereira Alves
author_role author
author2 Sofia Pinto de Almeida
Helena Maria Nogueira
Paulo Jorge Pereira Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria João Jacinto Guerra
Sofia Pinto de Almeida
Helena Maria Nogueira
Paulo Jorge Pereira Alves
description Objetivo: Validar o International Consultationon Incontinence Questionnaire Quality of Life para a população portuguesa. A incontinência urinária é uma condição com elevada prevalência e com impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. O International Consultationon Incontinence Questionnaire Quality of Life foi adaptado de forma a ter uma estrutura estandardizada e que permite avaliar o impacto da incontinência urinária na qualidade de vida.Método: Foi realizado um estudo observacional do tipo transversal com duzentos e vinte participantes recrutados no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e no Centro Hospitalar Universitário de São João durante o período de setembro de 2019 a janeiro de 2020. Foram avaliadas as propriedades psicométricas do questionário. Para a consistência interna foi calculado o coeficiente alfa de Cronbach padronizado. Para obter a validade do constructo foi realizada uma análise exploratória fatorial por rotação varimax para extração dos principais componentes.Resultados: A versão portuguesa do questionário tem 21 itens distribuídos pelos três fatores encontrados mantendo, no entanto, os itens propostos na versão original. O resultado de coeficiente alfa de Cronbach padronizado, α=0,906 global, confirma a consistência interna da versão portuguesa do instrumento. Foi realizada a análise da correlação de Pearson entre cada item e o item de avaliação do impacto na qualidade de vida em forma de escala verificando-se uma correlação positiva em todos os itens.Conclusões: A versão portuguesa do questionário, mostrou-se confiável e válida no estudo realizado para utilização na clínica e na investigação. Palavras-chave: Incontinência urinária. Inquéritos e questionários. Estudo de validação. Qualidade de vida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129764
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129764
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129764/87886
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/129764/87887
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 44 (2023)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 44 (2023)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1789438767781642240