Gestão por competências: preparo do processo avaliativo pelos enfermeiros de uma unidade de internação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foppa, Luciana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dall’Agnol, Clarice Maria, Medeiros, Guilherme Paim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/85504
Resumo: Objetivo: Compreender como ocorre o preparo do processo avaliativo dos técnicos e auxiliares de enfermagem pelos enfermeiros de uma unidade de internação clínica adulto, na perspectiva da gestão por competências.Método: Estudo descritivo, qualitativo, desenvolvido com 13 enfermeiros de um hospital universitário. Os dados coletados entre maio e junho de 2017, por meio de entrevistas semiestruturadas, foram submetidos à análise de conteúdo temática.Resultados: Emergiram duas categorias: gestão por competências, um novo modelo de avaliação; e, processo avaliativo, uma trajetória a ser discutida.Conclusão: O planejamento da avaliação ao longo do ano por meio de reuniões periódicas sobre a temática é importante para o preparo do processo avaliativo. Além disso, o conhecimento prévio dos percalços avaliativos subsidia o enfermeiro na organização da avaliação.Palavras-chave: Avaliação em enfermagem. Avaliação de desempenho profissional. Competência profissional.
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