The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” discipline

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves do Amaral Costa, Fátima
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Diniz Ribas Casagrande, Lisete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4102
Resumo: The present study is a qualitative research supported by Paulo Freire`s Writings. It presents the structure of a discipline – Nursing Teaching Practice – which searches for na amplification of opportunities provided by the Nursinh School in order to improve the student`s consciousness of his/her role as a future educator.
id UFRGS-15_8f5e28c3aae07be74ea80481c5be4ba3
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/4102
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” disciplineO Modelo Freireano de educação aplicado ao programa da disciplina prática de ensino de enfermagemPlanejamento de ensinoConhecimentoConscientizaçãoThe present study is a qualitative research supported by Paulo Freire`s Writings. It presents the structure of a discipline – Nursing Teaching Practice – which searches for na amplification of opportunities provided by the Nursinh School in order to improve the student`s consciousness of his/her role as a future educator.Tratase de uma investigación cualitativa que tuve el objetivo de obtener subsidios para las cuestiones: “ como proporcionar experiencia de aprendizage significativa em la clase Práctica de Enseñanza em Enfermería, para la capacitación del enfermero para la función de educación em la enseñanza formal y informal?”, “como tornar posible, em esa misma clase, que el fututo profesor analize su práctica y las consecuencias de ella,para tornarse conciente de su acción y para que ella tornese transformadora?”. Las obras de Paulo Freire han dado los elementos teóricos para fundamentación del trabajo. La estructura del curso Práctica de Enseñanza em enfermería fue construido para la busqueda y ampliación de oportunidades para el desarrollo de la conciencia del alumno, em relación a su función como futuro profesor.O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de obter subsídios que respondessem às seguintes questões: “Como proporcionar experiências de aprendizagem significativas na disciplina Prática de Ensino de Enfermagem, para o devido preparo do enfermeiro, capacitando-o a exercer sua função educativa no ensino formal ou informal?”, “Como possibilitar, ainda, nessa disciplina, ao enfermerio, futuro professor, a análise do seu fazer pedagógico, suas implicações, no sentido de que eles se concientize de sua ação, para que ela se torne transformadora?”. As obras de Paulo Freire forneceram elementos teóricos que fundamentaram nosso trabalho que possui características da pesquisa qualitativa em educação. O resultado apresenta a estrutura do programa da disciplina Prática de Ensino de Enfermagem, buscando a ampliação de oportunidades favorecidas pela disciplina para o aprimoramento daconsciência do aluno em relação ao seu papel como futuro professor.Escola de Enfermagem da UFRGS2008-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4102Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 17 No. 1 (1996); 51Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 17 n. 1 (1996); 511983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4102/42863Neves do Amaral Costa, FátimaDiniz Ribas Casagrande, Liseteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-10T15:13:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/4102Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-08-10T15:13:37Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” discipline
O Modelo Freireano de educação aplicado ao programa da disciplina prática de ensino de enfermagem
title The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” discipline
spellingShingle The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” discipline
Neves do Amaral Costa, Fátima
Planejamento de ensino
Conhecimento
Conscientização
title_short The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” discipline
title_full The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” discipline
title_fullStr The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” discipline
title_full_unstemmed The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” discipline
title_sort The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” discipline
author Neves do Amaral Costa, Fátima
author_facet Neves do Amaral Costa, Fátima
Diniz Ribas Casagrande, Lisete
author_role author
author2 Diniz Ribas Casagrande, Lisete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves do Amaral Costa, Fátima
Diniz Ribas Casagrande, Lisete
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento de ensino
Conhecimento
Conscientização
topic Planejamento de ensino
Conhecimento
Conscientização
description The present study is a qualitative research supported by Paulo Freire`s Writings. It presents the structure of a discipline – Nursing Teaching Practice – which searches for na amplification of opportunities provided by the Nursinh School in order to improve the student`s consciousness of his/her role as a future educator.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4102
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4102/42863
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 17 No. 1 (1996); 51
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 17 n. 1 (1996); 51
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766329419366400