The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” discipline
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4102 |
Resumo: | The present study is a qualitative research supported by Paulo Freire`s Writings. It presents the structure of a discipline – Nursing Teaching Practice – which searches for na amplification of opportunities provided by the Nursinh School in order to improve the student`s consciousness of his/her role as a future educator. |
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The Freire’s education model applied to the programme of “nursing practice teaching” disciplineO Modelo Freireano de educação aplicado ao programa da disciplina prática de ensino de enfermagemPlanejamento de ensinoConhecimentoConscientizaçãoThe present study is a qualitative research supported by Paulo Freire`s Writings. It presents the structure of a discipline – Nursing Teaching Practice – which searches for na amplification of opportunities provided by the Nursinh School in order to improve the student`s consciousness of his/her role as a future educator.Tratase de uma investigación cualitativa que tuve el objetivo de obtener subsidios para las cuestiones: “ como proporcionar experiencia de aprendizage significativa em la clase Práctica de Enseñanza em Enfermería, para la capacitación del enfermero para la función de educación em la enseñanza formal y informal?”, “como tornar posible, em esa misma clase, que el fututo profesor analize su práctica y las consecuencias de ella,para tornarse conciente de su acción y para que ella tornese transformadora?”. Las obras de Paulo Freire han dado los elementos teóricos para fundamentación del trabajo. La estructura del curso Práctica de Enseñanza em enfermería fue construido para la busqueda y ampliación de oportunidades para el desarrollo de la conciencia del alumno, em relación a su función como futuro profesor.O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de obter subsídios que respondessem às seguintes questões: “Como proporcionar experiências de aprendizagem significativas na disciplina Prática de Ensino de Enfermagem, para o devido preparo do enfermeiro, capacitando-o a exercer sua função educativa no ensino formal ou informal?”, “Como possibilitar, ainda, nessa disciplina, ao enfermerio, futuro professor, a análise do seu fazer pedagógico, suas implicações, no sentido de que eles se concientize de sua ação, para que ela se torne transformadora?”. As obras de Paulo Freire forneceram elementos teóricos que fundamentaram nosso trabalho que possui características da pesquisa qualitativa em educação. O resultado apresenta a estrutura do programa da disciplina Prática de Ensino de Enfermagem, buscando a ampliação de oportunidades favorecidas pela disciplina para o aprimoramento daconsciência do aluno em relação ao seu papel como futuro professor.Escola de Enfermagem da UFRGS2008-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4102Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 17 No. 1 (1996); 51Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 17 n. 1 (1996); 511983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/4102/42863Neves do Amaral Costa, FátimaDiniz Ribas Casagrande, Liseteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-10T15:13:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/4102Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2017-08-10T15:13:37Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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