Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Larissa Tassim Luciano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Parra, Patrícia Casale Parra, Okido, Aline Cristiane Cavicchioli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116455
Resumo: Objetivo: Realizar a adaptação cultural do Special Needs Kids Questionnarie para o português do Brasil e avaliar sua fidedignidade.Métodos: Estudo metodológico realizado entre setembro de 2019 e junho de 2020 a partir das etapas de tradução, retrotradução, validação de conteúdo, validação semântica e teste piloto. |Foi calculado Índice de Validação de Conteúdo, Coeficiente Alpha de Cronbach e Coeficiente de Correlação Intraclasse.Resultados: Após segunda rodada, a versão adaptada apresentou Índice de Validação de Conteúdo superior a 0,80 em todos os itens e foi considerada compreensível pelas mães. O teste piloto contou com 89 mães de crianças nascidas prematuras egressas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no teste e 44 no reteste. Todos os itens apresentaram Alpha de Cronbach superior a 0,70. Dos 20 itens, 15 demonstraram moderada confiabilidade, três alta e dois fraca.Conclusão: Instrumento mostrou-se fidedigno e tem potencial para identificar a fragmentação e descontinuidade do cuidado recebido. Palavras-chave: Recém-nascido prematuro. Continuidade da assistência ao paciente. Estudo de validação. Criança. Enfermagem pediátrica.
id UFRGS-15_c1100a2727d141987331d557a72557c6
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/116455
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiroRecém-nascido prematuro. Continuidade da assistência ao paciente. Estudo de validação. Criança. Enfermagem pediátrica.Objetivo: Realizar a adaptação cultural do Special Needs Kids Questionnarie para o português do Brasil e avaliar sua fidedignidade.Métodos: Estudo metodológico realizado entre setembro de 2019 e junho de 2020 a partir das etapas de tradução, retrotradução, validação de conteúdo, validação semântica e teste piloto. |Foi calculado Índice de Validação de Conteúdo, Coeficiente Alpha de Cronbach e Coeficiente de Correlação Intraclasse.Resultados: Após segunda rodada, a versão adaptada apresentou Índice de Validação de Conteúdo superior a 0,80 em todos os itens e foi considerada compreensível pelas mães. O teste piloto contou com 89 mães de crianças nascidas prematuras egressas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no teste e 44 no reteste. Todos os itens apresentaram Alpha de Cronbach superior a 0,70. Dos 20 itens, 15 demonstraram moderada confiabilidade, três alta e dois fraca.Conclusão: Instrumento mostrou-se fidedigno e tem potencial para identificar a fragmentação e descontinuidade do cuidado recebido. Palavras-chave: Recém-nascido prematuro. Continuidade da assistência ao paciente. Estudo de validação. Criança. Enfermagem pediátrica.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmetodológicoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116455Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116455/63474https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116455/63475Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Larissa Tassim LucianoParra, Patrícia Casale ParraOkido, Aline Cristiane Cavicchioli2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/116455Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiro
title Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiro
spellingShingle Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiro
Ferreira, Larissa Tassim Luciano
Recém-nascido prematuro. Continuidade da assistência ao paciente. Estudo de validação. Criança. Enfermagem pediátrica.
title_short Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiro
title_full Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiro
title_fullStr Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiro
title_full_unstemmed Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiro
title_sort Adaptação cultural e avaliação da fidedignidade do Special Needs Kids Questionnaire para o contexto brasileiro
author Ferreira, Larissa Tassim Luciano
author_facet Ferreira, Larissa Tassim Luciano
Parra, Patrícia Casale Parra
Okido, Aline Cristiane Cavicchioli
author_role author
author2 Parra, Patrícia Casale Parra
Okido, Aline Cristiane Cavicchioli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Larissa Tassim Luciano
Parra, Patrícia Casale Parra
Okido, Aline Cristiane Cavicchioli
dc.subject.por.fl_str_mv Recém-nascido prematuro. Continuidade da assistência ao paciente. Estudo de validação. Criança. Enfermagem pediátrica.
topic Recém-nascido prematuro. Continuidade da assistência ao paciente. Estudo de validação. Criança. Enfermagem pediátrica.
description Objetivo: Realizar a adaptação cultural do Special Needs Kids Questionnarie para o português do Brasil e avaliar sua fidedignidade.Métodos: Estudo metodológico realizado entre setembro de 2019 e junho de 2020 a partir das etapas de tradução, retrotradução, validação de conteúdo, validação semântica e teste piloto. |Foi calculado Índice de Validação de Conteúdo, Coeficiente Alpha de Cronbach e Coeficiente de Correlação Intraclasse.Resultados: Após segunda rodada, a versão adaptada apresentou Índice de Validação de Conteúdo superior a 0,80 em todos os itens e foi considerada compreensível pelas mães. O teste piloto contou com 89 mães de crianças nascidas prematuras egressas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no teste e 44 no reteste. Todos os itens apresentaram Alpha de Cronbach superior a 0,70. Dos 20 itens, 15 demonstraram moderada confiabilidade, três alta e dois fraca.Conclusão: Instrumento mostrou-se fidedigno e tem potencial para identificar a fragmentação e descontinuidade do cuidado recebido. Palavras-chave: Recém-nascido prematuro. Continuidade da assistência ao paciente. Estudo de validação. Criança. Enfermagem pediátrica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
metodológico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116455
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116455/63474
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116455/63475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1789438766971092992