Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amestoy, Simone Coelho
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trindade, Letícia de Lima, Silva, Gilberto Tadeu Reis da, Martins, Maria Manuela, Varanda, Patrícia Alves Galhardo, Santos, Ises Adriana Reis dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493
Resumo: Objetivo: Conhecer a percepção dos docentes de enfermagem acerca das fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes.Método: Estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa, realizado com 36 docentes de enfermagem de uma universidade pública do Estado da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, interpretados à luz do referencial teórico de Paulo Freire e analisados conforme a Análise Temática e do software Nvivo®11.Resultados: Destacaram-se como fragilidades a necessidade de aprimorar a transversalidade da liderança ao longo da graduação e o ensino voltado ao modelo bancário. As potencialidades referem-se à inserção dos discentes nos cenários de prática, possibilitando a aproximação com as equipes de enfermagem e multiprofissional, uso de metodologias ativas e participação em grupos de pesquisa.Considerações finais: Os docentes consideram a importância de práticas pedagógicas problematizadoras e investem em estratégias metodológicas capazes de fomentar a formação de enfermeiros-líderes.Palavras-chave: Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior.
id UFRGS-15_c624e52247fdc7d2249e022b7fd5d163
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/112493
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderesEnfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior.Objetivo: Conhecer a percepção dos docentes de enfermagem acerca das fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes.Método: Estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa, realizado com 36 docentes de enfermagem de uma universidade pública do Estado da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, interpretados à luz do referencial teórico de Paulo Freire e analisados conforme a Análise Temática e do software Nvivo®11.Resultados: Destacaram-se como fragilidades a necessidade de aprimorar a transversalidade da liderança ao longo da graduação e o ensino voltado ao modelo bancário. As potencialidades referem-se à inserção dos discentes nos cenários de prática, possibilitando a aproximação com as equipes de enfermagem e multiprofissional, uso de metodologias ativas e participação em grupos de pesquisa.Considerações finais: Os docentes consideram a importância de práticas pedagógicas problematizadoras e investem em estratégias metodológicas capazes de fomentar a formação de enfermeiros-líderes.Palavras-chave: Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativoapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-191983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493/61169https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493/63903Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessAmestoy, Simone CoelhoTrindade, Letícia de LimaSilva, Gilberto Tadeu Reis daMartins, Maria ManuelaVaranda, Patrícia Alves GalhardoSantos, Ises Adriana Reis dos2022-03-24T17:29:53Zoai:seer.ufrgs.br:article/112493Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:29:53Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes
title Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes
spellingShingle Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes
Amestoy, Simone Coelho
Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior.
title_short Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes
title_full Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes
title_fullStr Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes
title_full_unstemmed Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes
title_sort Fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes
author Amestoy, Simone Coelho
author_facet Amestoy, Simone Coelho
Trindade, Letícia de Lima
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Martins, Maria Manuela
Varanda, Patrícia Alves Galhardo
Santos, Ises Adriana Reis dos
author_role author
author2 Trindade, Letícia de Lima
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Martins, Maria Manuela
Varanda, Patrícia Alves Galhardo
Santos, Ises Adriana Reis dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amestoy, Simone Coelho
Trindade, Letícia de Lima
Silva, Gilberto Tadeu Reis da
Martins, Maria Manuela
Varanda, Patrícia Alves Galhardo
Santos, Ises Adriana Reis dos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior.
topic Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior.
description Objetivo: Conhecer a percepção dos docentes de enfermagem acerca das fragilidades e potencialidades na formação de enfermeiros-líderes.Método: Estudo de caso múltiplo, de abordagem qualitativa, realizado com 36 docentes de enfermagem de uma universidade pública do Estado da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, interpretados à luz do referencial teórico de Paulo Freire e analisados conforme a Análise Temática e do software Nvivo®11.Resultados: Destacaram-se como fragilidades a necessidade de aprimorar a transversalidade da liderança ao longo da graduação e o ensino voltado ao modelo bancário. As potencialidades referem-se à inserção dos discentes nos cenários de prática, possibilitando a aproximação com as equipes de enfermagem e multiprofissional, uso de metodologias ativas e participação em grupos de pesquisa.Considerações finais: Os docentes consideram a importância de práticas pedagógicas problematizadoras e investem em estratégias metodológicas capazes de fomentar a formação de enfermeiros-líderes.Palavras-chave: Enfermagem. Liderança. Educação em enfermagem. Gestão em saúde. Educação superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493/61169
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/112493/63903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021): Fascículo temático: A campanha Nursing Now e o empoderamento da enfermagem em tempos de COVID-19
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766340116938752