Sobre errâncias, imprecisões e ambivalências: notas sobre as trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Horizontes Antropológicos |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/horizontesantropologicos/article/view/56613 |
Resumo: | Resumo: A literatura sobre juventude e violência é muitas vezes orientada pela busca de correlações entre, de um lado, os vínculos familiares, a inserção escolar e as perspectivas de futuro e, de outro, o envolvimento dos jovens com a violência, como vítimas ou agressores. O objetivo deste texto é problematizar essas correlações por meio do estudo comparativo de relatos de jovens em três diferentes situações concernentes às formas de institucionalização: a) em cumprimento de medidas socioeducativas; b) inseridos no sistema escolar público; e c) afastados de qualquer tipo de vínculo institucional. A metodologia empregada foi a entrevista em profundidade, com um roteiro que versou sobre as relações familiares, a trajetória escolar, projetos para o futuro e experiências com a violência e o crime. A análise apontou pistas para o questionamento do valor heurístico daquela entronização da escola e dos vínculos familiares como marcos de referência para o estudo das experiências jovens.Palavras-chave: criminalidade, institucionalização, juventude, violência. Abstract: Literature on the issue of youth and violence is usually guided by the search for correlations between family bonds, school enrollment and future expectations and young people’s involvement with violence, as victims or perpetrators. This paper intends to call into question these correlations through a comparative study of narratives produced by young men and women in three different situations concerning forms of institutionalization: a) those subjected to socio-educative measures; b) those enrolled in the public education system; and c) those deprived of any kind of institutional bonds. Methodology consists of in-depth interviews based on four major topics: family relations, educational trajectory, projects for the future and experiences with violence and crime. Analysis raised relevant cues for questioning the heuristic value of attributing to school and family the role of central references for the understanding of youth experiences.Keywords: criminality, institutionalization, violence, youth. |
id |
UFRGS-16_595c122865bacda23c9fdbcc76562709 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/56613 |
network_acronym_str |
UFRGS-16 |
network_name_str |
Horizontes Antropológicos |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre errâncias, imprecisões e ambivalências: notas sobre as trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crimeResumo: A literatura sobre juventude e violência é muitas vezes orientada pela busca de correlações entre, de um lado, os vínculos familiares, a inserção escolar e as perspectivas de futuro e, de outro, o envolvimento dos jovens com a violência, como vítimas ou agressores. O objetivo deste texto é problematizar essas correlações por meio do estudo comparativo de relatos de jovens em três diferentes situações concernentes às formas de institucionalização: a) em cumprimento de medidas socioeducativas; b) inseridos no sistema escolar público; e c) afastados de qualquer tipo de vínculo institucional. A metodologia empregada foi a entrevista em profundidade, com um roteiro que versou sobre as relações familiares, a trajetória escolar, projetos para o futuro e experiências com a violência e o crime. A análise apontou pistas para o questionamento do valor heurístico daquela entronização da escola e dos vínculos familiares como marcos de referência para o estudo das experiências jovens.Palavras-chave: criminalidade, institucionalização, juventude, violência. Abstract: Literature on the issue of youth and violence is usually guided by the search for correlations between family bonds, school enrollment and future expectations and young people’s involvement with violence, as victims or perpetrators. This paper intends to call into question these correlations through a comparative study of narratives produced by young men and women in three different situations concerning forms of institutionalization: a) those subjected to socio-educative measures; b) those enrolled in the public education system; and c) those deprived of any kind of institutional bonds. Methodology consists of in-depth interviews based on four major topics: family relations, educational trajectory, projects for the future and experiences with violence and crime. Analysis raised relevant cues for questioning the heuristic value of attributing to school and family the role of central references for the understanding of youth experiences.Keywords: criminality, institutionalization, violence, youth.PPGAS/UFRGS2015-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/horizontesantropologicos/article/view/56613Horizontes Antropológicos; n. 42: Sofrimento e violência1806-99830104-7183reponame:Horizontes Antropológicosinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSSento-Sé, João TrajanoCoelho, Maria Claudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-21T15:36:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/56613Revistahttps://seer.ufrgs.br/horizontesantropologicosPUBhttps://seer.ufrgs.br/horizontesantropologicos/oaihorizontes@ufrgs.br1806-99830104-7183opendoar:2022-03-21T15:36:56Horizontes Antropológicos - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre errâncias, imprecisões e ambivalências: notas sobre as trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime |
title |
Sobre errâncias, imprecisões e ambivalências: notas sobre as trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime |
spellingShingle |
Sobre errâncias, imprecisões e ambivalências: notas sobre as trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime Sento-Sé, João Trajano |
title_short |
Sobre errâncias, imprecisões e ambivalências: notas sobre as trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime |
title_full |
Sobre errâncias, imprecisões e ambivalências: notas sobre as trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime |
title_fullStr |
Sobre errâncias, imprecisões e ambivalências: notas sobre as trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime |
title_full_unstemmed |
Sobre errâncias, imprecisões e ambivalências: notas sobre as trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime |
title_sort |
Sobre errâncias, imprecisões e ambivalências: notas sobre as trajetórias de jovens cariocas e sua relação com o mundo do crime |
author |
Sento-Sé, João Trajano |
author_facet |
Sento-Sé, João Trajano Coelho, Maria Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Maria Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sento-Sé, João Trajano Coelho, Maria Claudia |
description |
Resumo: A literatura sobre juventude e violência é muitas vezes orientada pela busca de correlações entre, de um lado, os vínculos familiares, a inserção escolar e as perspectivas de futuro e, de outro, o envolvimento dos jovens com a violência, como vítimas ou agressores. O objetivo deste texto é problematizar essas correlações por meio do estudo comparativo de relatos de jovens em três diferentes situações concernentes às formas de institucionalização: a) em cumprimento de medidas socioeducativas; b) inseridos no sistema escolar público; e c) afastados de qualquer tipo de vínculo institucional. A metodologia empregada foi a entrevista em profundidade, com um roteiro que versou sobre as relações familiares, a trajetória escolar, projetos para o futuro e experiências com a violência e o crime. A análise apontou pistas para o questionamento do valor heurístico daquela entronização da escola e dos vínculos familiares como marcos de referência para o estudo das experiências jovens.Palavras-chave: criminalidade, institucionalização, juventude, violência. Abstract: Literature on the issue of youth and violence is usually guided by the search for correlations between family bonds, school enrollment and future expectations and young people’s involvement with violence, as victims or perpetrators. This paper intends to call into question these correlations through a comparative study of narratives produced by young men and women in three different situations concerning forms of institutionalization: a) those subjected to socio-educative measures; b) those enrolled in the public education system; and c) those deprived of any kind of institutional bonds. Methodology consists of in-depth interviews based on four major topics: family relations, educational trajectory, projects for the future and experiences with violence and crime. Analysis raised relevant cues for questioning the heuristic value of attributing to school and family the role of central references for the understanding of youth experiences.Keywords: criminality, institutionalization, violence, youth. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/horizontesantropologicos/article/view/56613 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/horizontesantropologicos/article/view/56613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PPGAS/UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
PPGAS/UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes Antropológicos; n. 42: Sofrimento e violência 1806-9983 0104-7183 reponame:Horizontes Antropológicos instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Horizontes Antropológicos |
collection |
Horizontes Antropológicos |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes Antropológicos - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontes@ufrgs.br |
_version_ |
1750135511331110912 |