LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111610 |
Resumo: | É certo que as tecnologias digitais favoreceram a construção de textos orais e escritos, a partir de diferentes recursos de comunicação, sendo eles: palavras, sons, imagens, cores, diagramação, movimento. Assim, aumenta-se a noção de texto como sendo produto de escolhas, decisões, edições, conteúdo. Nessa perspectiva, o texto é o resultado de um trabalho semiótico. Com base nisso, este artigo consiste em um recorte de uma tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Objetiva-se discutir e apresentar uma proposta de atividade que consistiu na prática de leitura de texto imagético composto por múltiplos modos semióticos. A metodologia utilizada na pesquisa foi a Pesquisa Participante. Como resultado, percebeu-se que os alunos foram além da decodificação do código verbal e simples localização de informação. Eles apoiaram-se em experiências individuais, conhecimento de mundo e contexto social para a construção de sentido. |
id |
UFRGS-19_0630be86c7c5b5f49c88f841cc091819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/111610 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOSÉ certo que as tecnologias digitais favoreceram a construção de textos orais e escritos, a partir de diferentes recursos de comunicação, sendo eles: palavras, sons, imagens, cores, diagramação, movimento. Assim, aumenta-se a noção de texto como sendo produto de escolhas, decisões, edições, conteúdo. Nessa perspectiva, o texto é o resultado de um trabalho semiótico. Com base nisso, este artigo consiste em um recorte de uma tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Objetiva-se discutir e apresentar uma proposta de atividade que consistiu na prática de leitura de texto imagético composto por múltiplos modos semióticos. A metodologia utilizada na pesquisa foi a Pesquisa Participante. Como resultado, percebeu-se que os alunos foram além da decodificação do código verbal e simples localização de informação. Eles apoiaram-se em experiências individuais, conhecimento de mundo e contexto social para a construção de sentido.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/11161010.22456/2238-8915.111610Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 355-3722238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111610/63558Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Sheilla Andrade de2021-09-01T19:34:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/111610Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-09-01T19:34:18Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOS |
title |
LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOS |
spellingShingle |
LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOS Souza, Sheilla Andrade de |
title_short |
LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOS |
title_full |
LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOS |
title_fullStr |
LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOS |
title_full_unstemmed |
LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOS |
title_sort |
LEITURA DE TEXTO IMAGÉTICO EM LÍNGUA INGLESA E A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS A PARTIR DE RECURSOS SEMIÓTICOS |
author |
Souza, Sheilla Andrade de |
author_facet |
Souza, Sheilla Andrade de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Sheilla Andrade de |
description |
É certo que as tecnologias digitais favoreceram a construção de textos orais e escritos, a partir de diferentes recursos de comunicação, sendo eles: palavras, sons, imagens, cores, diagramação, movimento. Assim, aumenta-se a noção de texto como sendo produto de escolhas, decisões, edições, conteúdo. Nessa perspectiva, o texto é o resultado de um trabalho semiótico. Com base nisso, este artigo consiste em um recorte de uma tese desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG. Objetiva-se discutir e apresentar uma proposta de atividade que consistiu na prática de leitura de texto imagético composto por múltiplos modos semióticos. A metodologia utilizada na pesquisa foi a Pesquisa Participante. Como resultado, percebeu-se que os alunos foram além da decodificação do código verbal e simples localização de informação. Eles apoiaram-se em experiências individuais, conhecimento de mundo e contexto social para a construção de sentido. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111610 10.22456/2238-8915.111610 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111610 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.111610 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/111610/63558 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organon info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Organon |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 355-372 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767075668885505 |