ESTRATÉGIAS DE GRADAÇÃO EM COMENTÁRIOS DE UM VÍDEO NO YOUTUBE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113346 |
Resumo: | Tem-se por objetivo estudar a gradação em um corpus composto por 5.133 comentários extraídos de um vídeo no YouTube apoiando um candidato à presidência da república de extrema-direita. O referencial teórico está na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), uma abordagem socialmente orientada à análise da linguagem, e no sistema de avaliatividade, uma teoria advinda da LSF e que busca compreender os processos avaliativos da linguagem. Como método para coleta e análise de dados, utilizou-se a Linguística do Corpus, com especial ênfase para scripts na linguagem de programação R para a raspagem e análise de dados. As estratégias foram quantificadas e submetidas a testes de correlação (Pearson-R). Os resultados mostram um forte protagonismo do termo mito, apresentando em diversas estratégias de gradação cujos padrões linguísticos foram mapeados, indicando-se como as estratégias coocorrem. Essa pesquisa traz contribuições relevantes para o estudo da avaliatividade e da gradação no discurso político cotidiano da internet. |
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ESTRATÉGIAS DE GRADAÇÃO EM COMENTÁRIOS DE UM VÍDEO NO YOUTUBETem-se por objetivo estudar a gradação em um corpus composto por 5.133 comentários extraídos de um vídeo no YouTube apoiando um candidato à presidência da república de extrema-direita. O referencial teórico está na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), uma abordagem socialmente orientada à análise da linguagem, e no sistema de avaliatividade, uma teoria advinda da LSF e que busca compreender os processos avaliativos da linguagem. Como método para coleta e análise de dados, utilizou-se a Linguística do Corpus, com especial ênfase para scripts na linguagem de programação R para a raspagem e análise de dados. As estratégias foram quantificadas e submetidas a testes de correlação (Pearson-R). Os resultados mostram um forte protagonismo do termo mito, apresentando em diversas estratégias de gradação cujos padrões linguísticos foram mapeados, indicando-se como as estratégias coocorrem. Essa pesquisa traz contribuições relevantes para o estudo da avaliatividade e da gradação no discurso político cotidiano da internet.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/11334610.22456/2238-8915.113346Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 91-1152238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113346/63755Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessde Lima-Lopes, Rodrigo EstevesArruda, Carolina Palma de Sousa2021-09-01T19:34:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/113346Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-09-01T19:34:18Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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