A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91058 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso ligado à Universidade de São Paulo (USP), por meio de uma discussão que relaciona dados numéricos da Agência USP de Cooperação Acadêmica e Internacional (AUCANI), referentes ao número de alunos estrangeiros recebidos por essa universidade, às ações que ela executa no âmbito do ensino de Português como Língua Adicional. De modo geral, os dados permitem notar que a gestão universitária tem avançado, no sentido de estabelecer ações ligadas ao ensino de língua portuguesa como parte de seu processo de internacionalização IN, seja via AUCANI ou via Centro de Línguas. Por outro lado, também permitem considerar que as ações ainda não são suficientes em termos quantitativos e em relação a abarcar níveis de ensino mais avançados do português brasileiro. PALAVRAS-CHAVE: internacionalização IN; português como língua adicional; universidade de são paulo. |
id |
UFRGS-19_beaca6f68697cf3b6131b6f8612b9230 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/91058 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONALEste artigo apresenta um estudo de caso ligado à Universidade de São Paulo (USP), por meio de uma discussão que relaciona dados numéricos da Agência USP de Cooperação Acadêmica e Internacional (AUCANI), referentes ao número de alunos estrangeiros recebidos por essa universidade, às ações que ela executa no âmbito do ensino de Português como Língua Adicional. De modo geral, os dados permitem notar que a gestão universitária tem avançado, no sentido de estabelecer ações ligadas ao ensino de língua portuguesa como parte de seu processo de internacionalização IN, seja via AUCANI ou via Centro de Línguas. Por outro lado, também permitem considerar que as ações ainda não são suficientes em termos quantitativos e em relação a abarcar níveis de ensino mais avançados do português brasileiro. PALAVRAS-CHAVE: internacionalização IN; português como língua adicional; universidade de são paulo. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/9105810.22456/2238-8915.91058Organon; v. 34 n. 66 (2019): O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91058/54235Copyright (c) 2019 Leilane Morais Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Leilane Morais2020-07-15T15:14:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/91058Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-07-15T15:14:54Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
title |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
spellingShingle |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL Oliveira, Leilane Morais |
title_short |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
title_full |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
title_fullStr |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
title_full_unstemmed |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
title_sort |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: RELAÇÕES ENTRE A DEMANDA ESTRANGEIRA E O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL |
author |
Oliveira, Leilane Morais |
author_facet |
Oliveira, Leilane Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Leilane Morais |
description |
Este artigo apresenta um estudo de caso ligado à Universidade de São Paulo (USP), por meio de uma discussão que relaciona dados numéricos da Agência USP de Cooperação Acadêmica e Internacional (AUCANI), referentes ao número de alunos estrangeiros recebidos por essa universidade, às ações que ela executa no âmbito do ensino de Português como Língua Adicional. De modo geral, os dados permitem notar que a gestão universitária tem avançado, no sentido de estabelecer ações ligadas ao ensino de língua portuguesa como parte de seu processo de internacionalização IN, seja via AUCANI ou via Centro de Línguas. Por outro lado, também permitem considerar que as ações ainda não são suficientes em termos quantitativos e em relação a abarcar níveis de ensino mais avançados do português brasileiro. PALAVRAS-CHAVE: internacionalização IN; português como língua adicional; universidade de são paulo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91058 10.22456/2238-8915.91058 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91058 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.91058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/91058/54235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Leilane Morais Oliveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Leilane Morais Oliveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 34 n. 66 (2019): O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1750135200279429120 |