Doença Renal Crônica no Paciente Idoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Marcus Gomes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Oliveira, Daniele Cupertino, Kirstajn, Gianna Mastroianni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/19156
Resumo: A doença renal crônica (DRC) é hoje considerada um grande problema de saúde pública em todo o mundo. O grande número de complicações decorrentes da doença e a ocorrência frequente de comorbidades determinam desfechos devastadores, tais como as complicações cardiovasculares e mortalidade precoce. Contudo, está cada vez mais claro que o diagnóstico precoce da DRC possibilita retardar e, eventualmente, prevenir algumas das suas complicações, permitindo, assim, alterar o curso clínico da doença. Por conseguinte, não é estranho observar que várias organizações públicas de saúde, particularmente nos países desenvolvidos, tenham dirigido especial atenção ao estudo da epidemiologia da DRC, concentrando esforços no diagnóstico precoce e na instituição de intervenções imediatas, objetivando alterar o curso da doença. Com a nova definição de DRC proposta no início da década passada, ficou evidente que a doença é uma das mais prevalentes nos pacientes idosos. Na presente revisão, os autores discutem os principais pontos do diagnóstico, classificação e tratamento da DRC e finalizam propondo o atendimento interdisciplinar multidimensional como a abordagem mais adequada no manejo do paciente idoso com DRC.
id UFRGS-20_36e49de3d18fd65325f2d76be071d51b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/19156
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Doença Renal Crônica no Paciente IdosoDoença Renal CrônicaIdosoEpidemiologiaTratamento InterdisciplinarDRCNefrologiaA doença renal crônica (DRC) é hoje considerada um grande problema de saúde pública em todo o mundo. O grande número de complicações decorrentes da doença e a ocorrência frequente de comorbidades determinam desfechos devastadores, tais como as complicações cardiovasculares e mortalidade precoce. Contudo, está cada vez mais claro que o diagnóstico precoce da DRC possibilita retardar e, eventualmente, prevenir algumas das suas complicações, permitindo, assim, alterar o curso clínico da doença. Por conseguinte, não é estranho observar que várias organizações públicas de saúde, particularmente nos países desenvolvidos, tenham dirigido especial atenção ao estudo da epidemiologia da DRC, concentrando esforços no diagnóstico precoce e na instituição de intervenções imediatas, objetivando alterar o curso da doença. Com a nova definição de DRC proposta no início da década passada, ficou evidente que a doença é uma das mais prevalentes nos pacientes idosos. Na presente revisão, os autores discutem os principais pontos do diagnóstico, classificação e tratamento da DRC e finalizam propondo o atendimento interdisciplinar multidimensional como a abordagem mais adequada no manejo do paciente idoso com DRC.HCPA/FAMED/UFRGS2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliados por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/19156Clinical & Biomedical Research; Vol. 31 No. 1 (2011): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 31 n. 1 (2011): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/19156/11527Bastos, Marcus GomesOliveira, Daniele CupertinoKirstajn, Gianna Mastroianniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T17:47:14Zoai:seer.ufrgs.br:article/19156Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T17:47:14Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Doença Renal Crônica no Paciente Idoso
title Doença Renal Crônica no Paciente Idoso
spellingShingle Doença Renal Crônica no Paciente Idoso
Bastos, Marcus Gomes
Doença Renal Crônica
Idoso
Epidemiologia
Tratamento Interdisciplinar
DRC
Nefrologia
title_short Doença Renal Crônica no Paciente Idoso
title_full Doença Renal Crônica no Paciente Idoso
title_fullStr Doença Renal Crônica no Paciente Idoso
title_full_unstemmed Doença Renal Crônica no Paciente Idoso
title_sort Doença Renal Crônica no Paciente Idoso
author Bastos, Marcus Gomes
author_facet Bastos, Marcus Gomes
Oliveira, Daniele Cupertino
Kirstajn, Gianna Mastroianni
author_role author
author2 Oliveira, Daniele Cupertino
Kirstajn, Gianna Mastroianni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Marcus Gomes
Oliveira, Daniele Cupertino
Kirstajn, Gianna Mastroianni
dc.subject.por.fl_str_mv Doença Renal Crônica
Idoso
Epidemiologia
Tratamento Interdisciplinar
DRC
Nefrologia
topic Doença Renal Crônica
Idoso
Epidemiologia
Tratamento Interdisciplinar
DRC
Nefrologia
description A doença renal crônica (DRC) é hoje considerada um grande problema de saúde pública em todo o mundo. O grande número de complicações decorrentes da doença e a ocorrência frequente de comorbidades determinam desfechos devastadores, tais como as complicações cardiovasculares e mortalidade precoce. Contudo, está cada vez mais claro que o diagnóstico precoce da DRC possibilita retardar e, eventualmente, prevenir algumas das suas complicações, permitindo, assim, alterar o curso clínico da doença. Por conseguinte, não é estranho observar que várias organizações públicas de saúde, particularmente nos países desenvolvidos, tenham dirigido especial atenção ao estudo da epidemiologia da DRC, concentrando esforços no diagnóstico precoce e na instituição de intervenções imediatas, objetivando alterar o curso da doença. Com a nova definição de DRC proposta no início da década passada, ficou evidente que a doença é uma das mais prevalentes nos pacientes idosos. Na presente revisão, os autores discutem os principais pontos do diagnóstico, classificação e tratamento da DRC e finalizam propondo o atendimento interdisciplinar multidimensional como a abordagem mais adequada no manejo do paciente idoso com DRC.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliados por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/19156
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/19156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/19156/11527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 31 No. 1 (2011): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 31 n. 1 (2011): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1750135156040007680