Fibrose Cística e Terminalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laurent, Maria do Carmo da Rocha
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ribeiro, Nair Ritter, Issi, Helena Becker
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/20855
Resumo: A Fibrose Cística (FC) é uma doença sistêmica e progressiva, que apesar do tratamento, ainda  leva os pacientes à morte. Esta realidade expressa a necessidade de uma abordagem diferenciada diante de um quadro de terminalidade, impondo que o cuidado dispensado possa garantir a autonomia e capacidade de tomar decisões, requerendo dos cuidadores a defesa de seus direitos e uma assistência adequada. Muitas são as demandas de cuidado nesta fase do paciente com FC e sua família, envolvendo aspectos psicobiológicos, psicossociais e psicoespirituais. Este relato procura descrever como  os enfermeiros percebem a necessidade de cuidado e realizam intervenções específicas, com o objetivo de atingir os melhores resultados para o paciente e sua família, no domínio funcional, fisiológico e psicossocial. Destaca-se a aceitação do estado de saúde, melhora no enfrentamento, término da vida com dignidade, bem estar do cuidador e o apoio da família durante o tratamento, como alguns resultados de enfermagem abordados. Na fase da terminalidade a equipe interdisciplinar precisa trabalhar de forma coesa, trocando informações, discutindo casos e compartilhando responsabilidades. A enfermagem percebe que o cuidado integral é imprescindível, para possibilitar uma morte digna ao paciente e uma adequada atenção à sua família.
id UFRGS-20_5934f25ad3af669fc44b6f2623002d9c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/20855
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Fibrose Cística e TerminalidadeFibrose císticadoente terminalenfermagem pediátricafamíliaFibrose CísticaA Fibrose Cística (FC) é uma doença sistêmica e progressiva, que apesar do tratamento, ainda  leva os pacientes à morte. Esta realidade expressa a necessidade de uma abordagem diferenciada diante de um quadro de terminalidade, impondo que o cuidado dispensado possa garantir a autonomia e capacidade de tomar decisões, requerendo dos cuidadores a defesa de seus direitos e uma assistência adequada. Muitas são as demandas de cuidado nesta fase do paciente com FC e sua família, envolvendo aspectos psicobiológicos, psicossociais e psicoespirituais. Este relato procura descrever como  os enfermeiros percebem a necessidade de cuidado e realizam intervenções específicas, com o objetivo de atingir os melhores resultados para o paciente e sua família, no domínio funcional, fisiológico e psicossocial. Destaca-se a aceitação do estado de saúde, melhora no enfrentamento, término da vida com dignidade, bem estar do cuidador e o apoio da família durante o tratamento, como alguns resultados de enfermagem abordados. Na fase da terminalidade a equipe interdisciplinar precisa trabalhar de forma coesa, trocando informações, discutindo casos e compartilhando responsabilidades. A enfermagem percebe que o cuidado integral é imprescindível, para possibilitar uma morte digna ao paciente e uma adequada atenção à sua família.HCPA/FAMED/UFRGS2011-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/20855Clinical & Biomedical Research; Vol. 31 No. 2 (2011): Especial Fibrose Cística: Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 31 n. 2 (2011): Especial Fibrose Cística2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/20855/12639Laurent, Maria do Carmo da RochaRibeiro, Nair RitterIssi, Helena Beckerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T18:02:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/20855Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T18:02:07Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Fibrose Cística e Terminalidade
title Fibrose Cística e Terminalidade
spellingShingle Fibrose Cística e Terminalidade
Laurent, Maria do Carmo da Rocha
Fibrose cística
doente terminal
enfermagem pediátrica
família
Fibrose Cística
title_short Fibrose Cística e Terminalidade
title_full Fibrose Cística e Terminalidade
title_fullStr Fibrose Cística e Terminalidade
title_full_unstemmed Fibrose Cística e Terminalidade
title_sort Fibrose Cística e Terminalidade
author Laurent, Maria do Carmo da Rocha
author_facet Laurent, Maria do Carmo da Rocha
Ribeiro, Nair Ritter
Issi, Helena Becker
author_role author
author2 Ribeiro, Nair Ritter
Issi, Helena Becker
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laurent, Maria do Carmo da Rocha
Ribeiro, Nair Ritter
Issi, Helena Becker
dc.subject.por.fl_str_mv Fibrose cística
doente terminal
enfermagem pediátrica
família
Fibrose Cística
topic Fibrose cística
doente terminal
enfermagem pediátrica
família
Fibrose Cística
description A Fibrose Cística (FC) é uma doença sistêmica e progressiva, que apesar do tratamento, ainda  leva os pacientes à morte. Esta realidade expressa a necessidade de uma abordagem diferenciada diante de um quadro de terminalidade, impondo que o cuidado dispensado possa garantir a autonomia e capacidade de tomar decisões, requerendo dos cuidadores a defesa de seus direitos e uma assistência adequada. Muitas são as demandas de cuidado nesta fase do paciente com FC e sua família, envolvendo aspectos psicobiológicos, psicossociais e psicoespirituais. Este relato procura descrever como  os enfermeiros percebem a necessidade de cuidado e realizam intervenções específicas, com o objetivo de atingir os melhores resultados para o paciente e sua família, no domínio funcional, fisiológico e psicossocial. Destaca-se a aceitação do estado de saúde, melhora no enfrentamento, término da vida com dignidade, bem estar do cuidador e o apoio da família durante o tratamento, como alguns resultados de enfermagem abordados. Na fase da terminalidade a equipe interdisciplinar precisa trabalhar de forma coesa, trocando informações, discutindo casos e compartilhando responsabilidades. A enfermagem percebe que o cuidado integral é imprescindível, para possibilitar uma morte digna ao paciente e uma adequada atenção à sua família.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/20855
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/20855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/20855/12639
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 31 No. 2 (2011): Especial Fibrose Cística: Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 31 n. 2 (2011): Especial Fibrose Cística
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767052317097984