Ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilha, Laura Helena Cezar
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Teixeira, Carolina de Castilhos, Boaz, Solange Klöckner, Echer, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36136
Resumo: Introdução: Fumantes hospitalizados geralmente são mais suscetíveis às orientações sobre os malefícios do tabaco. Nesse momento é difícil para os profissionais diferenciarem sintomas de abstinência da nicotina daqueles inerentes à internação hospitalar, o que requer abordagem por equipe especializada.Objetivo: Analisar as ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado.Método: Estudo descritivo realizado com enfermeiros de unidades clínicas e cirúrgicas de um hospital universitário. As informações foram coletadas mediante instrumento on-line e analisadas no programa Survey Monkey. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição.Resultados: Participaram 58 enfermeiros, com média de 14,8 anos de profissão, sendo 3% fumantes e 24% fumantes em abstinência. Na prática clínica, 53% abordavam sempre a cessação do tabagismo, sendo que, destes, 74% o fizeram uma única vez ao longo da internação do paciente fumante. As normas de proibição do fumo eram conhecidas por 95% dos participantes e, destes, 98% afirmaram incluí-las nas orientações ao paciente. A avaliação do grau de dependência à nicotina não foi realizada e apenas 1% avaliou o estágio de motivação para cessação. A necessidade de aprofundar conhecimentos na área do tabagismo foi apontada por 89% dos participantes.Conclusão: Na abordagem ao fumante, os enfermeiros se detêm principalmente em identificar o status tabágico e em associá-lo à doença de base. Poucos utilizam a abordagem cognitivo-comportamental para dar suporte ao paciente ao longo da internação.
id UFRGS-20_d49c0f287f88e1198fbb98c0bf25b15c
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/36136
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizadoTabagismoenfermagemeducação em saúdeTabagismoIntrodução: Fumantes hospitalizados geralmente são mais suscetíveis às orientações sobre os malefícios do tabaco. Nesse momento é difícil para os profissionais diferenciarem sintomas de abstinência da nicotina daqueles inerentes à internação hospitalar, o que requer abordagem por equipe especializada.Objetivo: Analisar as ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado.Método: Estudo descritivo realizado com enfermeiros de unidades clínicas e cirúrgicas de um hospital universitário. As informações foram coletadas mediante instrumento on-line e analisadas no programa Survey Monkey. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição.Resultados: Participaram 58 enfermeiros, com média de 14,8 anos de profissão, sendo 3% fumantes e 24% fumantes em abstinência. Na prática clínica, 53% abordavam sempre a cessação do tabagismo, sendo que, destes, 74% o fizeram uma única vez ao longo da internação do paciente fumante. As normas de proibição do fumo eram conhecidas por 95% dos participantes e, destes, 98% afirmaram incluí-las nas orientações ao paciente. A avaliação do grau de dependência à nicotina não foi realizada e apenas 1% avaliou o estágio de motivação para cessação. A necessidade de aprofundar conhecimentos na área do tabagismo foi apontada por 89% dos participantes.Conclusão: Na abordagem ao fumante, os enfermeiros se detêm principalmente em identificar o status tabágico e em associá-lo à doença de base. Poucos utilizam a abordagem cognitivo-comportamental para dar suporte ao paciente ao longo da internação.HCPA/FAMED/UFRGS2013-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36136Clinical & Biomedical Research; Vol. 32 No. 4 (2012): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 32 n. 4 (2012): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36136/23873Ilha, Laura Helena CezarTeixeira, Carolina de CastilhosBoaz, Solange KlöcknerEcher, Isabel Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T18:44:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/36136Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T18:44:45Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado
title Ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado
spellingShingle Ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado
Ilha, Laura Helena Cezar
Tabagismo
enfermagem
educação em saúde
Tabagismo
title_short Ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado
title_full Ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado
title_fullStr Ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado
title_full_unstemmed Ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado
title_sort Ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado
author Ilha, Laura Helena Cezar
author_facet Ilha, Laura Helena Cezar
Teixeira, Carolina de Castilhos
Boaz, Solange Klöckner
Echer, Isabel Cristina
author_role author
author2 Teixeira, Carolina de Castilhos
Boaz, Solange Klöckner
Echer, Isabel Cristina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ilha, Laura Helena Cezar
Teixeira, Carolina de Castilhos
Boaz, Solange Klöckner
Echer, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Tabagismo
enfermagem
educação em saúde
Tabagismo
topic Tabagismo
enfermagem
educação em saúde
Tabagismo
description Introdução: Fumantes hospitalizados geralmente são mais suscetíveis às orientações sobre os malefícios do tabaco. Nesse momento é difícil para os profissionais diferenciarem sintomas de abstinência da nicotina daqueles inerentes à internação hospitalar, o que requer abordagem por equipe especializada.Objetivo: Analisar as ações dos enfermeiros em relação ao paciente tabagista hospitalizado.Método: Estudo descritivo realizado com enfermeiros de unidades clínicas e cirúrgicas de um hospital universitário. As informações foram coletadas mediante instrumento on-line e analisadas no programa Survey Monkey. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição.Resultados: Participaram 58 enfermeiros, com média de 14,8 anos de profissão, sendo 3% fumantes e 24% fumantes em abstinência. Na prática clínica, 53% abordavam sempre a cessação do tabagismo, sendo que, destes, 74% o fizeram uma única vez ao longo da internação do paciente fumante. As normas de proibição do fumo eram conhecidas por 95% dos participantes e, destes, 98% afirmaram incluí-las nas orientações ao paciente. A avaliação do grau de dependência à nicotina não foi realizada e apenas 1% avaliou o estágio de motivação para cessação. A necessidade de aprofundar conhecimentos na área do tabagismo foi apontada por 89% dos participantes.Conclusão: Na abordagem ao fumante, os enfermeiros se detêm principalmente em identificar o status tabágico e em associá-lo à doença de base. Poucos utilizam a abordagem cognitivo-comportamental para dar suporte ao paciente ao longo da internação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36136
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/36136/23873
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 32 No. 4 (2012): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 32 n. 4 (2012): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767053218873344