Paciente Psiquiátrico em Uso de Clozapina com Febre e Taquicardia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Gustavo Costa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Furian, Thiago Quedi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/8979
Resumo: Introdução: A clozapina é uma droga de suma importância para o manejo de pacientes com sintomas psicóticos; entretanto, efeitos adversos graves como agranulocitose e miocardite podem limitar o seu uso.Relato de caso: Apresentamos o caso de um homem de 20 anos de idade que desenvolveu febre e taquicardia alguns dias após o início de uso de clozapina para um provável quadro de esquizofrenia. Após tentativas frustradas de tratamento com antipsicóticos atípicos e lítio, o tratamento com clozapina foi iniciado para controlar sintomas psicóticos. Alguns dias depois, surgiram febre e taquicardia sinusal persistente no eletrocardiograma (ECG). O hemograma revelou leucocitose e eosinofilia. Um ecocardiograma foi realizado e evidenciou aumento do ventrículo esquerdo, hipocinesia difusa e uma fração de ejeção diminuída. Um diagnóstico clínico de miocardite foi feito, e a clozapina foi suspensa, com melhora dos padrões ecocardiográficos e clínicos.Discussão: A miocardite é um dos muitos potenciais efeitos adversos da clozapina e tem características semelhantes às produzidas pelo ajuste de dose normal da medicação, tornando-se um diagnóstico importante e perigosamente ignorado. Apesar de raros, os efeitos miocárdicos da clozapina podem ser bastante graves, levando ao óbito em alguns casos. Dessa forma, recomenda-se a realização de ECG pré e pós-tratamento e a suspensão da droga caso haja suspeita de acometimento cardíaco. 
id UFRGS-20_e5ed97d7f7ac6d27517947f63fadf875
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/8979
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Paciente Psiquiátrico em Uso de Clozapina com Febre e TaquicardiaClozapinaMiocarditeCondições PatológicasSinais e SintomasIntrodução: A clozapina é uma droga de suma importância para o manejo de pacientes com sintomas psicóticos; entretanto, efeitos adversos graves como agranulocitose e miocardite podem limitar o seu uso.Relato de caso: Apresentamos o caso de um homem de 20 anos de idade que desenvolveu febre e taquicardia alguns dias após o início de uso de clozapina para um provável quadro de esquizofrenia. Após tentativas frustradas de tratamento com antipsicóticos atípicos e lítio, o tratamento com clozapina foi iniciado para controlar sintomas psicóticos. Alguns dias depois, surgiram febre e taquicardia sinusal persistente no eletrocardiograma (ECG). O hemograma revelou leucocitose e eosinofilia. Um ecocardiograma foi realizado e evidenciou aumento do ventrículo esquerdo, hipocinesia difusa e uma fração de ejeção diminuída. Um diagnóstico clínico de miocardite foi feito, e a clozapina foi suspensa, com melhora dos padrões ecocardiográficos e clínicos.Discussão: A miocardite é um dos muitos potenciais efeitos adversos da clozapina e tem características semelhantes às produzidas pelo ajuste de dose normal da medicação, tornando-se um diagnóstico importante e perigosamente ignorado. Apesar de raros, os efeitos miocárdicos da clozapina podem ser bastante graves, levando ao óbito em alguns casos. Dessa forma, recomenda-se a realização de ECG pré e pós-tratamento e a suspensão da droga caso haja suspeita de acometimento cardíaco. HCPA/FAMED/UFRGS2010-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/8979Clinical & Biomedical Research; Vol. 30 No. 1 (2010): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 30 n. 1 (2010): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/8979/7503Fernandes, Gustavo CostaFurian, Thiago Quediinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T17:28:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/8979Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T17:28:59Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Paciente Psiquiátrico em Uso de Clozapina com Febre e Taquicardia
title Paciente Psiquiátrico em Uso de Clozapina com Febre e Taquicardia
spellingShingle Paciente Psiquiátrico em Uso de Clozapina com Febre e Taquicardia
Fernandes, Gustavo Costa
Clozapina
Miocardite
Condições Patológicas
Sinais e Sintomas
title_short Paciente Psiquiátrico em Uso de Clozapina com Febre e Taquicardia
title_full Paciente Psiquiátrico em Uso de Clozapina com Febre e Taquicardia
title_fullStr Paciente Psiquiátrico em Uso de Clozapina com Febre e Taquicardia
title_full_unstemmed Paciente Psiquiátrico em Uso de Clozapina com Febre e Taquicardia
title_sort Paciente Psiquiátrico em Uso de Clozapina com Febre e Taquicardia
author Fernandes, Gustavo Costa
author_facet Fernandes, Gustavo Costa
Furian, Thiago Quedi
author_role author
author2 Furian, Thiago Quedi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Gustavo Costa
Furian, Thiago Quedi
dc.subject.por.fl_str_mv Clozapina
Miocardite
Condições Patológicas
Sinais e Sintomas
topic Clozapina
Miocardite
Condições Patológicas
Sinais e Sintomas
description Introdução: A clozapina é uma droga de suma importância para o manejo de pacientes com sintomas psicóticos; entretanto, efeitos adversos graves como agranulocitose e miocardite podem limitar o seu uso.Relato de caso: Apresentamos o caso de um homem de 20 anos de idade que desenvolveu febre e taquicardia alguns dias após o início de uso de clozapina para um provável quadro de esquizofrenia. Após tentativas frustradas de tratamento com antipsicóticos atípicos e lítio, o tratamento com clozapina foi iniciado para controlar sintomas psicóticos. Alguns dias depois, surgiram febre e taquicardia sinusal persistente no eletrocardiograma (ECG). O hemograma revelou leucocitose e eosinofilia. Um ecocardiograma foi realizado e evidenciou aumento do ventrículo esquerdo, hipocinesia difusa e uma fração de ejeção diminuída. Um diagnóstico clínico de miocardite foi feito, e a clozapina foi suspensa, com melhora dos padrões ecocardiográficos e clínicos.Discussão: A miocardite é um dos muitos potenciais efeitos adversos da clozapina e tem características semelhantes às produzidas pelo ajuste de dose normal da medicação, tornando-se um diagnóstico importante e perigosamente ignorado. Apesar de raros, os efeitos miocárdicos da clozapina podem ser bastante graves, levando ao óbito em alguns casos. Dessa forma, recomenda-se a realização de ECG pré e pós-tratamento e a suspensão da droga caso haja suspeita de acometimento cardíaco. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/8979
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/8979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/8979/7503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 30 No. 1 (2010): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 30 n. 1 (2010): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767051713118208