Subsídio público à oferta educacional privada: reflexões a partir do modelo irlandês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adrião, Theresa Maria de Freitas
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Azevedo, Juliana de Paula Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/89876
Resumo: Com base em pesquisa de natureza exploratória, em fontes primárias, secundárias e em entrevistas, o artigo reflete sobre o modelo irlandês de acesso à educação obrigatória, o qual se assenta na escolha de escolas pelas famílias e se organiza sem a presença de escolas estatais, ainda que a oferta educacional seja gratuita. Indica-se, na forma de fechamento não conclusivo, as contradições do modelo decorrentes dos critérios de seleção praticados pelas escolas e dos limites percebidos nas entrevistas aos tipos de escolas “disponíveis” na região de Dublin, elementos que suscitam o aprofundamento de estudos sobre estes formatos, especialmente no contexto de ampliação desse modelo associado a interesses corporativos.
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