Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandalise, Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borges, Regilson Maciel, Oliveira, Maria Eliza Nogueira Oliveira Nogueira, Silva, Nadja Fonsêca da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122763
Resumo: Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o processo de normatização das políticas de avaliação e regulação da educação superior das IES no âmbito dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE), em interface com a política nacional de avaliação da educação superior definida pelo SINAES. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, aborda por meio da análise documental, como os CEE traduzem e recontextualizam a  política de avaliação e regulação da educação superior para as IES a eles jurisdicionadas. Embora  atendam o SINAES, a trajetória e composição dos CEE pesquisados apresentam características distintas, revelando ações próprias em seus processos avaliativos e regulatórios no âmbito  da educação superior estadual. 
id UFRGS-22_17dce856446041384bea79927a022c36
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/122763
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAESAvaliaçãoConselhos Estaduais de EducaçãoEducação SuperiorRegulaçãoSINAES.Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o processo de normatização das políticas de avaliação e regulação da educação superior das IES no âmbito dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE), em interface com a política nacional de avaliação da educação superior definida pelo SINAES. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, aborda por meio da análise documental, como os CEE traduzem e recontextualizam a  política de avaliação e regulação da educação superior para as IES a eles jurisdicionadas. Embora  atendam o SINAES, a trajetória e composição dos CEE pesquisados apresentam características distintas, revelando ações próprias em seus processos avaliativos e regulatórios no âmbito  da educação superior estadual. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/12276310.21573/vol38n002022.122763REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122763/86641Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrandalise, Mary Ângela Teixeira Angela TeixeiraBorges, Regilson MacielOliveira, Maria Eliza Nogueira Oliveira NogueiraSilva, Nadja Fonsêca da2023-05-15T11:54:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/122763Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T11:54:19Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES
title Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES
spellingShingle Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES
Brandalise, Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira
Avaliação
Conselhos Estaduais de Educação
Educação Superior
Regulação
SINAES.
title_short Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES
title_full Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES
title_fullStr Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES
title_full_unstemmed Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES
title_sort Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES
author Brandalise, Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira
author_facet Brandalise, Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira
Borges, Regilson Maciel
Oliveira, Maria Eliza Nogueira Oliveira Nogueira
Silva, Nadja Fonsêca da
author_role author
author2 Borges, Regilson Maciel
Oliveira, Maria Eliza Nogueira Oliveira Nogueira
Silva, Nadja Fonsêca da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandalise, Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira
Borges, Regilson Maciel
Oliveira, Maria Eliza Nogueira Oliveira Nogueira
Silva, Nadja Fonsêca da
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Conselhos Estaduais de Educação
Educação Superior
Regulação
SINAES.
topic Avaliação
Conselhos Estaduais de Educação
Educação Superior
Regulação
SINAES.
description Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o processo de normatização das políticas de avaliação e regulação da educação superior das IES no âmbito dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE), em interface com a política nacional de avaliação da educação superior definida pelo SINAES. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, aborda por meio da análise documental, como os CEE traduzem e recontextualizam a  política de avaliação e regulação da educação superior para as IES a eles jurisdicionadas. Embora  atendam o SINAES, a trajetória e composição dos CEE pesquisados apresentam características distintas, revelando ações próprias em seus processos avaliativos e regulatórios no âmbito  da educação superior estadual. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122763
10.21573/vol38n002022.122763
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122763
identifier_str_mv 10.21573/vol38n002022.122763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122763/86641
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372990844928