Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122763 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o processo de normatização das políticas de avaliação e regulação da educação superior das IES no âmbito dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE), em interface com a política nacional de avaliação da educação superior definida pelo SINAES. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, aborda por meio da análise documental, como os CEE traduzem e recontextualizam a política de avaliação e regulação da educação superior para as IES a eles jurisdicionadas. Embora atendam o SINAES, a trajetória e composição dos CEE pesquisados apresentam características distintas, revelando ações próprias em seus processos avaliativos e regulatórios no âmbito da educação superior estadual. |
id |
UFRGS-22_17dce856446041384bea79927a022c36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/122763 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAESAvaliaçãoConselhos Estaduais de EducaçãoEducação SuperiorRegulaçãoSINAES.Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o processo de normatização das políticas de avaliação e regulação da educação superior das IES no âmbito dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE), em interface com a política nacional de avaliação da educação superior definida pelo SINAES. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, aborda por meio da análise documental, como os CEE traduzem e recontextualizam a política de avaliação e regulação da educação superior para as IES a eles jurisdicionadas. Embora atendam o SINAES, a trajetória e composição dos CEE pesquisados apresentam características distintas, revelando ações próprias em seus processos avaliativos e regulatórios no âmbito da educação superior estadual. ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2022-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionartigoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/12276310.21573/vol38n002022.122763REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122763/86641Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrandalise, Mary Ângela Teixeira Angela TeixeiraBorges, Regilson MacielOliveira, Maria Eliza Nogueira Oliveira NogueiraSilva, Nadja Fonsêca da2023-05-15T11:54:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/122763Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-05-15T11:54:19Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES |
title |
Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES |
spellingShingle |
Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES Brandalise, Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira Avaliação Conselhos Estaduais de Educação Educação Superior Regulação SINAES. |
title_short |
Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES |
title_full |
Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES |
title_fullStr |
Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES |
title_full_unstemmed |
Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES |
title_sort |
Políticas de Avaliação e Regulação da Educação Superior para as IES estaduais:: interfaces entre os Conselhos Estaduais de Educação e o SINAES |
author |
Brandalise, Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira |
author_facet |
Brandalise, Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira Borges, Regilson Maciel Oliveira, Maria Eliza Nogueira Oliveira Nogueira Silva, Nadja Fonsêca da |
author_role |
author |
author2 |
Borges, Regilson Maciel Oliveira, Maria Eliza Nogueira Oliveira Nogueira Silva, Nadja Fonsêca da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brandalise, Mary Ângela Teixeira Angela Teixeira Borges, Regilson Maciel Oliveira, Maria Eliza Nogueira Oliveira Nogueira Silva, Nadja Fonsêca da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Conselhos Estaduais de Educação Educação Superior Regulação SINAES. |
topic |
Avaliação Conselhos Estaduais de Educação Educação Superior Regulação SINAES. |
description |
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar o processo de normatização das políticas de avaliação e regulação da educação superior das IES no âmbito dos Conselhos Estaduais de Educação (CEE), em interface com a política nacional de avaliação da educação superior definida pelo SINAES. A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, aborda por meio da análise documental, como os CEE traduzem e recontextualizam a política de avaliação e regulação da educação superior para as IES a eles jurisdicionadas. Embora atendam o SINAES, a trajetória e composição dos CEE pesquisados apresentam características distintas, revelando ações próprias em seus processos avaliativos e regulatórios no âmbito da educação superior estadual. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122763 10.21573/vol38n002022.122763 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122763 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol38n002022.122763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122763/86641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 38 (2022): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372990844928 |