Novos significados para educação profissional e tecnológica no instituto federal sul-rio-grandense: a política de criação dos institutos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Jair Jonko
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Hypólito, Álvaro Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62363
Resumo: Este trabalho discute significados induzidos pela política oficial de criação dos Institutos Federais, seu acolhimento na documentação institucional e a produção de sentidos pelos gestores. A análise da documentação oficial do MEC e do IFSul e das entrevistas com os gestores é realizada aplicando-se os conceitos da Teoria do Discurso de Laclau. Conclui-se que há um complexo processo de acolhimento e rejeição de sentidos, que existe um mito de ensino consolidado na rede federal e que não há ainda políticas institucionais hegemônicas para pesquisa e extensão.
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