Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Ykaru Gomes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges Cardoso, Leonardo Chaves, Rodrigues, Cristiana Tristão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/107529
Resumo: Este trabalho visa analisar a política de cotas implementada pela Lei nº 12.711/2012 nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa, comparando a incidência dos candidatos cotistas aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada e a incidência desses indivíduos em uma simulação sem o sistema de cotas. A comparação foi auxiliada por meio da estatística qui-quadrado e pelo modelo Logit interpretado pelas razões de chances (Odds Ration). Os resultados mostram que na ausência da política, a incidência de alunos egressos do ensino médio público se reduziria expressivamente.
id UFRGS-22_6ae8211e528a3d15d43e682f7bba05fe
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/107529
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de ViçosaPolítica de CotasSimulaçãoLogitEste trabalho visa analisar a política de cotas implementada pela Lei nº 12.711/2012 nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa, comparando a incidência dos candidatos cotistas aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada e a incidência desses indivíduos em uma simulação sem o sistema de cotas. A comparação foi auxiliada por meio da estatística qui-quadrado e pelo modelo Logit interpretado pelas razões de chances (Odds Ration). Os resultados mostram que na ausência da política, a incidência de alunos egressos do ensino médio público se reduziria expressivamente.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10752910.21573/vol37n12021.107529REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 394-416Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 394-416Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 394-4162447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/107529/61624https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/107529/61625Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessWagner, Ykaru GomesBorges Cardoso, Leonardo ChavesRodrigues, Cristiana Tristão2021-05-17T22:33:12Zoai:seer.ufrgs.br:article/107529Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2021-05-17T22:33:12Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa
title Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa
spellingShingle Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa
Wagner, Ykaru Gomes
Política de Cotas
Simulação
Logit
title_short Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa
title_full Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa
title_fullStr Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa
title_full_unstemmed Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa
title_sort Política de Cotas: Uma democratização ao acesso para cursos de graduação na Universidade Federal de Viçosa
author Wagner, Ykaru Gomes
author_facet Wagner, Ykaru Gomes
Borges Cardoso, Leonardo Chaves
Rodrigues, Cristiana Tristão
author_role author
author2 Borges Cardoso, Leonardo Chaves
Rodrigues, Cristiana Tristão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Ykaru Gomes
Borges Cardoso, Leonardo Chaves
Rodrigues, Cristiana Tristão
dc.subject.por.fl_str_mv Política de Cotas
Simulação
Logit
topic Política de Cotas
Simulação
Logit
description Este trabalho visa analisar a política de cotas implementada pela Lei nº 12.711/2012 nos cursos de graduação da Universidade Federal de Viçosa, comparando a incidência dos candidatos cotistas aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada e a incidência desses indivíduos em uma simulação sem o sistema de cotas. A comparação foi auxiliada por meio da estatística qui-quadrado e pelo modelo Logit interpretado pelas razões de chances (Odds Ration). Os resultados mostram que na ausência da política, a incidência de alunos egressos do ensino médio público se reduziria expressivamente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/107529
10.21573/vol37n12021.107529
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/107529
identifier_str_mv 10.21573/vol37n12021.107529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/107529/61624
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/107529/61625
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 37 No. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 394-416
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 37 Núm. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 394-416
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 37 n. 1 (2021): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 394-416
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372624891904