Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas em uma universidade pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, André
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Corrêa, Raquel de Souza, Paredes, Thamires Domingos, Abdalla, Márcio Moutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101627
Resumo: Este trabalho teve como objetivo verificar o desempenho acadêmico dos alunos cotistas em relação aos não cotistas. A pesquisa foi realizada, por meio de estudo de campo, com 265 alunos do curso de Administração da Universidade Federal fluminense (UFF). Foi realizada uma análise dos coeficientes de rendimento acadêmico dos alunos que ingressaram através de cotas, bem como daqueles que ingressaram por ampla concorrência. O principal resultado indica que a política de ação afirmativa de cotas não impactou negativamente na formação do egresso do curso avaliado.
id UFRGS-22_e9ad2b5e9c4f9ae99bcf9e331c45043b
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/101627
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas em uma universidade públicaAvaliação de Políticas PúblicasAções AfirmativasCota na Universidade PúblicaInclusão SocialEste trabalho teve como objetivo verificar o desempenho acadêmico dos alunos cotistas em relação aos não cotistas. A pesquisa foi realizada, por meio de estudo de campo, com 265 alunos do curso de Administração da Universidade Federal fluminense (UFF). Foi realizada uma análise dos coeficientes de rendimento acadêmico dos alunos que ingressaram através de cotas, bem como daqueles que ingressaram por ampla concorrência. O principal resultado indica que a política de ação afirmativa de cotas não impactou negativamente na formação do egresso do curso avaliado.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudo de Campoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10162710.21573/vol36n32020.101627REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1297-1314Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1297-1314Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1297-13142447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101627/59301Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, AndréCorrêa, Raquel de SouzaParedes, Thamires DomingosAbdalla, Márcio Moutinho2023-10-31T23:21:15Zoai:seer.ufrgs.br:article/101627Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:15Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas em uma universidade pública
title Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas em uma universidade pública
spellingShingle Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas em uma universidade pública
Ferreira, André
Avaliação de Políticas Públicas
Ações Afirmativas
Cota na Universidade Pública
Inclusão Social
title_short Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas em uma universidade pública
title_full Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas em uma universidade pública
title_fullStr Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas em uma universidade pública
title_full_unstemmed Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas em uma universidade pública
title_sort Ações afirmativas: análise comparativa de desempenho entre estudantes cotistas e não cotistas em uma universidade pública
author Ferreira, André
author_facet Ferreira, André
Corrêa, Raquel de Souza
Paredes, Thamires Domingos
Abdalla, Márcio Moutinho
author_role author
author2 Corrêa, Raquel de Souza
Paredes, Thamires Domingos
Abdalla, Márcio Moutinho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, André
Corrêa, Raquel de Souza
Paredes, Thamires Domingos
Abdalla, Márcio Moutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Políticas Públicas
Ações Afirmativas
Cota na Universidade Pública
Inclusão Social
topic Avaliação de Políticas Públicas
Ações Afirmativas
Cota na Universidade Pública
Inclusão Social
description Este trabalho teve como objetivo verificar o desempenho acadêmico dos alunos cotistas em relação aos não cotistas. A pesquisa foi realizada, por meio de estudo de campo, com 265 alunos do curso de Administração da Universidade Federal fluminense (UFF). Foi realizada uma análise dos coeficientes de rendimento acadêmico dos alunos que ingressaram através de cotas, bem como daqueles que ingressaram por ampla concorrência. O principal resultado indica que a política de ação afirmativa de cotas não impactou negativamente na formação do egresso do curso avaliado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudo de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101627
10.21573/vol36n32020.101627
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101627
identifier_str_mv 10.21573/vol36n32020.101627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/101627/59301
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1297-1314
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1297-1314
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 1297-1314
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372151984128