Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255392 |
Resumo: | Esta investigação envolveu análise de 20 edições da Revista Nova Escola publicadas no período entre os anos de 1987 e 1988. Nosso gesto analítico focou a sessão “Sala dos Professores”. O objetivo do estudo era compreender os sentidos referentes ao ser professor, analisando a existência (ou não) de ecos discursivos advindos da memória produzida pelos dizeres de docentes em uma revista dedicada às temáticas da educação. Ao corpus analítico a questão dirigida foi: que sentidos podem ser evidenciados nos dizeres dos professores autores dos depoimentos? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira e Mutti nos deram suporte para pensar a docência desde a Análise de Discurso francesa. Nossos gestos de interpretação conduziram ao reconhecimento de dois sentidos apreendidos nos depoimentos: experiência como saber válido e busca de formação profissional. Eles fazem parte de uma Formação Discursiva Docente Escolar (FDDE) e remetem à preocupação com a qualidade das práticas formadoras. |
id |
UFRGS-2_018a3eff44a5b7d82410117e1c3f2d69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255392 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fiss, Dóris Maria LuzzardiVieira, Lucas Carboni2023-03-07T03:25:59Z20211415-1928http://hdl.handle.net/10183/255392001162287Esta investigação envolveu análise de 20 edições da Revista Nova Escola publicadas no período entre os anos de 1987 e 1988. Nosso gesto analítico focou a sessão “Sala dos Professores”. O objetivo do estudo era compreender os sentidos referentes ao ser professor, analisando a existência (ou não) de ecos discursivos advindos da memória produzida pelos dizeres de docentes em uma revista dedicada às temáticas da educação. Ao corpus analítico a questão dirigida foi: que sentidos podem ser evidenciados nos dizeres dos professores autores dos depoimentos? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira e Mutti nos deram suporte para pensar a docência desde a Análise de Discurso francesa. Nossos gestos de interpretação conduziram ao reconhecimento de dois sentidos apreendidos nos depoimentos: experiência como saber válido e busca de formação profissional. Eles fazem parte de uma Formação Discursiva Docente Escolar (FDDE) e remetem à preocupação com a qualidade das práticas formadoras.This investigation involved reviewing 20 editions of the new school magazine published in the period between the years 1987 and 1988. Our analytical gesture focused on the session "Teacher Room". The objective of the study was to understand the senses regarding the teacher, analyzing the existence (or not) of discursive echoes arising from the memory produced by the sayings of teachers in a magazine dedicated to the themes of education. To the analytical corpus the directed issue was: what ways can be evidenced in the words of the testimony teachers? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira and Mutti gave us support to think about teaching from French speech analysis. Our gestures of interpretation led to the recognition of two senses seized in the testimonies: experience as a valid knowledge and pursuit of vocational training. They are part of a school teacher discursive training (FDDE) and refer to concern about the quality of training practices.application/pdfporLinguagem & ensino. Pelotas. Vol. 24, n.3 (jul./set. 2021), p. 584-602Formação de professoresAnálise do discursoIdentidadeTeacher trainingTeaching identitiesDiscourse analysisUm olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissionalA discursive look at the “Teachers Room” in the Nova Escola Magazine : teachers' sayings and professional training sensesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162287.pdf.txt001162287.pdf.txtExtracted Texttext/plain63719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255392/2/001162287.pdf.txt44ef5fafcc2d6a573d8c4228fe5b56f5MD52ORIGINAL001162287.pdfTexto completoapplication/pdf401095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255392/1/001162287.pdf784ae5c2c5c8bf44b9fd53d31ab9d54fMD5110183/2553922023-03-08 03:25:58.20935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255392Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-08T06:25:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A discursive look at the “Teachers Room” in the Nova Escola Magazine : teachers' sayings and professional training senses |
title |
Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional |
spellingShingle |
Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional Fiss, Dóris Maria Luzzardi Formação de professores Análise do discurso Identidade Teacher training Teaching identities Discourse analysis |
title_short |
Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional |
title_full |
Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional |
title_fullStr |
Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional |
title_full_unstemmed |
Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional |
title_sort |
Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional |
author |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi |
author_facet |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi Vieira, Lucas Carboni |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Lucas Carboni |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiss, Dóris Maria Luzzardi Vieira, Lucas Carboni |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Análise do discurso Identidade |
topic |
Formação de professores Análise do discurso Identidade Teacher training Teaching identities Discourse analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher training Teaching identities Discourse analysis |
description |
Esta investigação envolveu análise de 20 edições da Revista Nova Escola publicadas no período entre os anos de 1987 e 1988. Nosso gesto analítico focou a sessão “Sala dos Professores”. O objetivo do estudo era compreender os sentidos referentes ao ser professor, analisando a existência (ou não) de ecos discursivos advindos da memória produzida pelos dizeres de docentes em uma revista dedicada às temáticas da educação. Ao corpus analítico a questão dirigida foi: que sentidos podem ser evidenciados nos dizeres dos professores autores dos depoimentos? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira e Mutti nos deram suporte para pensar a docência desde a Análise de Discurso francesa. Nossos gestos de interpretação conduziram ao reconhecimento de dois sentidos apreendidos nos depoimentos: experiência como saber válido e busca de formação profissional. Eles fazem parte de uma Formação Discursiva Docente Escolar (FDDE) e remetem à preocupação com a qualidade das práticas formadoras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-07T03:25:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/255392 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-1928 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162287 |
identifier_str_mv |
1415-1928 001162287 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/255392 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Linguagem & ensino. Pelotas. Vol. 24, n.3 (jul./set. 2021), p. 584-602 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255392/2/001162287.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255392/1/001162287.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44ef5fafcc2d6a573d8c4228fe5b56f5 784ae5c2c5c8bf44b9fd53d31ab9d54f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487549745823744 |