Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vieira, Lucas Carboni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255392
Resumo: Esta investigação envolveu análise de 20 edições da Revista Nova Escola publicadas no período entre os anos de 1987 e 1988. Nosso gesto analítico focou a sessão “Sala dos Professores”. O objetivo do estudo era compreender os sentidos referentes ao ser professor, analisando a existência (ou não) de ecos discursivos advindos da memória produzida pelos dizeres de docentes em uma revista dedicada às temáticas da educação. Ao corpus analítico a questão dirigida foi: que sentidos podem ser evidenciados nos dizeres dos professores autores dos depoimentos? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira e Mutti nos deram suporte para pensar a docência desde a Análise de Discurso francesa. Nossos gestos de interpretação conduziram ao reconhecimento de dois sentidos apreendidos nos depoimentos: experiência como saber válido e busca de formação profissional. Eles fazem parte de uma Formação Discursiva Docente Escolar (FDDE) e remetem à preocupação com a qualidade das práticas formadoras.
id UFRGS-2_018a3eff44a5b7d82410117e1c3f2d69
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255392
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fiss, Dóris Maria LuzzardiVieira, Lucas Carboni2023-03-07T03:25:59Z20211415-1928http://hdl.handle.net/10183/255392001162287Esta investigação envolveu análise de 20 edições da Revista Nova Escola publicadas no período entre os anos de 1987 e 1988. Nosso gesto analítico focou a sessão “Sala dos Professores”. O objetivo do estudo era compreender os sentidos referentes ao ser professor, analisando a existência (ou não) de ecos discursivos advindos da memória produzida pelos dizeres de docentes em uma revista dedicada às temáticas da educação. Ao corpus analítico a questão dirigida foi: que sentidos podem ser evidenciados nos dizeres dos professores autores dos depoimentos? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira e Mutti nos deram suporte para pensar a docência desde a Análise de Discurso francesa. Nossos gestos de interpretação conduziram ao reconhecimento de dois sentidos apreendidos nos depoimentos: experiência como saber válido e busca de formação profissional. Eles fazem parte de uma Formação Discursiva Docente Escolar (FDDE) e remetem à preocupação com a qualidade das práticas formadoras.This investigation involved reviewing 20 editions of the new school magazine published in the period between the years 1987 and 1988. Our analytical gesture focused on the session "Teacher Room". The objective of the study was to understand the senses regarding the teacher, analyzing the existence (or not) of discursive echoes arising from the memory produced by the sayings of teachers in a magazine dedicated to the themes of education. To the analytical corpus the directed issue was: what ways can be evidenced in the words of the testimony teachers? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira and Mutti gave us support to think about teaching from French speech analysis. Our gestures of interpretation led to the recognition of two senses seized in the testimonies: experience as a valid knowledge and pursuit of vocational training. They are part of a school teacher discursive training (FDDE) and refer to concern about the quality of training practices.application/pdfporLinguagem & ensino. Pelotas. Vol. 24, n.3 (jul./set. 2021), p. 584-602Formação de professoresAnálise do discursoIdentidadeTeacher trainingTeaching identitiesDiscourse analysisUm olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissionalA discursive look at the “Teachers Room” in the Nova Escola Magazine : teachers' sayings and professional training sensesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162287.pdf.txt001162287.pdf.txtExtracted Texttext/plain63719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255392/2/001162287.pdf.txt44ef5fafcc2d6a573d8c4228fe5b56f5MD52ORIGINAL001162287.pdfTexto completoapplication/pdf401095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255392/1/001162287.pdf784ae5c2c5c8bf44b9fd53d31ab9d54fMD5110183/2553922023-03-08 03:25:58.20935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255392Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-08T06:25:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A discursive look at the “Teachers Room” in the Nova Escola Magazine : teachers' sayings and professional training senses
title Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional
spellingShingle Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional
Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Formação de professores
Análise do discurso
Identidade
Teacher training
Teaching identities
Discourse analysis
title_short Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional
title_full Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional
title_fullStr Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional
title_full_unstemmed Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional
title_sort Um olhar discursivo sobre a “Sala De Professores” na Revista Nova Escola : dizeres docentes e sentidos de formação profissional
author Fiss, Dóris Maria Luzzardi
author_facet Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Vieira, Lucas Carboni
author_role author
author2 Vieira, Lucas Carboni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiss, Dóris Maria Luzzardi
Vieira, Lucas Carboni
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Análise do discurso
Identidade
topic Formação de professores
Análise do discurso
Identidade
Teacher training
Teaching identities
Discourse analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Teaching identities
Discourse analysis
description Esta investigação envolveu análise de 20 edições da Revista Nova Escola publicadas no período entre os anos de 1987 e 1988. Nosso gesto analítico focou a sessão “Sala dos Professores”. O objetivo do estudo era compreender os sentidos referentes ao ser professor, analisando a existência (ou não) de ecos discursivos advindos da memória produzida pelos dizeres de docentes em uma revista dedicada às temáticas da educação. Ao corpus analítico a questão dirigida foi: que sentidos podem ser evidenciados nos dizeres dos professores autores dos depoimentos? Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Ernst-Pereira e Mutti nos deram suporte para pensar a docência desde a Análise de Discurso francesa. Nossos gestos de interpretação conduziram ao reconhecimento de dois sentidos apreendidos nos depoimentos: experiência como saber válido e busca de formação profissional. Eles fazem parte de uma Formação Discursiva Docente Escolar (FDDE) e remetem à preocupação com a qualidade das práticas formadoras.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-07T03:25:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255392
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-1928
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162287
identifier_str_mv 1415-1928
001162287
url http://hdl.handle.net/10183/255392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Linguagem & ensino. Pelotas. Vol. 24, n.3 (jul./set. 2021), p. 584-602
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255392/2/001162287.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255392/1/001162287.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44ef5fafcc2d6a573d8c4228fe5b56f5
784ae5c2c5c8bf44b9fd53d31ab9d54f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487549745823744