As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone

Bibliographic Details
Main Author: Bruxel, Michelle Pamella Bueno
Publication Date: 2013
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/97096
Summary: O comportamento do consumidor é uma área de estudo do Marketing, visto que é fundamental às empresas conhecerem a forma como as pessoas escolhem, compram, utilizam e descartam seus produtos e serviços. O presente trabalho objetiva compreender quais as motivações de um consumidor no momento de escolher e comprar um smartphone por parte dos adultos de Porto Alegre. O estudo está baseado nos resultados obtidos através da realização de duas etapas sequenciais de pesquisa: inicialmente analisam-se as respostas obtidas durante a fase exploratória qualitativa, conduzida a partir de entrevista em profundidade com vinte e uma pessoas. Em um segundo momento, examinam-se os retornos da fase quantitativa, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído com base nos retornos adquiridos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 460 pessoas. Os resultados de ambas as etapas permitiram identificar quais são os atributos determinantes na escolha do consumidor pelo produto e qual o grau de importância desses atributos na motivação no momento da compra. Pode-se concluir que o consumidor dá extrema importância para sua experiência como usuário, pois ele quer estar conectado a todo momento, com a melhor qualidade possível, com acesso aos melhores recursos multimídia e com um smartphone que seja de fácil usabilidade. Permitindo que sejam desenvolvidas estratégias e efetuados investimentos mais precisos para melhor atendê-los, apresentar melhores soluções e conquistar cada vez mais consumidores.
id UFRGS-2_024475a3eb1c87ac303a12ac01c7ff8c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97096
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bruxel, Michelle Pamella BuenoBrei, Vinícius Andrade2014-07-02T02:06:42Z2013http://hdl.handle.net/10183/97096000919184O comportamento do consumidor é uma área de estudo do Marketing, visto que é fundamental às empresas conhecerem a forma como as pessoas escolhem, compram, utilizam e descartam seus produtos e serviços. O presente trabalho objetiva compreender quais as motivações de um consumidor no momento de escolher e comprar um smartphone por parte dos adultos de Porto Alegre. O estudo está baseado nos resultados obtidos através da realização de duas etapas sequenciais de pesquisa: inicialmente analisam-se as respostas obtidas durante a fase exploratória qualitativa, conduzida a partir de entrevista em profundidade com vinte e uma pessoas. Em um segundo momento, examinam-se os retornos da fase quantitativa, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído com base nos retornos adquiridos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 460 pessoas. Os resultados de ambas as etapas permitiram identificar quais são os atributos determinantes na escolha do consumidor pelo produto e qual o grau de importância desses atributos na motivação no momento da compra. Pode-se concluir que o consumidor dá extrema importância para sua experiência como usuário, pois ele quer estar conectado a todo momento, com a melhor qualidade possível, com acesso aos melhores recursos multimídia e com um smartphone que seja de fácil usabilidade. Permitindo que sejam desenvolvidas estratégias e efetuados investimentos mais precisos para melhor atendê-los, apresentar melhores soluções e conquistar cada vez mais consumidores.application/pdfporComportamento do consumidorMotivação do consumidorAs motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphoneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919184.pdf000919184.pdfTexto completoapplication/pdf1156069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/1/000919184.pdf399bf5a89c537f16f6e4ba6d3a57517cMD51TEXT000919184.pdf.txt000919184.pdf.txtExtracted Texttext/plain120696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/2/000919184.pdf.txt31cbf328b99b3591d051c3e857684e0dMD52THUMBNAIL000919184.pdf.jpg000919184.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/3/000919184.pdf.jpg42727ebd22c248e86e69069a39d9d6ecMD5310183/970962018-10-18 09:23:04.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97096Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:23:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone
title As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone
spellingShingle As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone
Bruxel, Michelle Pamella Bueno
Comportamento do consumidor
Motivação do consumidor
title_short As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone
title_full As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone
title_fullStr As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone
title_full_unstemmed As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone
title_sort As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone
author Bruxel, Michelle Pamella Bueno
author_facet Bruxel, Michelle Pamella Bueno
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruxel, Michelle Pamella Bueno
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brei, Vinícius Andrade
contributor_str_mv Brei, Vinícius Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Motivação do consumidor
topic Comportamento do consumidor
Motivação do consumidor
description O comportamento do consumidor é uma área de estudo do Marketing, visto que é fundamental às empresas conhecerem a forma como as pessoas escolhem, compram, utilizam e descartam seus produtos e serviços. O presente trabalho objetiva compreender quais as motivações de um consumidor no momento de escolher e comprar um smartphone por parte dos adultos de Porto Alegre. O estudo está baseado nos resultados obtidos através da realização de duas etapas sequenciais de pesquisa: inicialmente analisam-se as respostas obtidas durante a fase exploratória qualitativa, conduzida a partir de entrevista em profundidade com vinte e uma pessoas. Em um segundo momento, examinam-se os retornos da fase quantitativa, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído com base nos retornos adquiridos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 460 pessoas. Os resultados de ambas as etapas permitiram identificar quais são os atributos determinantes na escolha do consumidor pelo produto e qual o grau de importância desses atributos na motivação no momento da compra. Pode-se concluir que o consumidor dá extrema importância para sua experiência como usuário, pois ele quer estar conectado a todo momento, com a melhor qualidade possível, com acesso aos melhores recursos multimídia e com um smartphone que seja de fácil usabilidade. Permitindo que sejam desenvolvidas estratégias e efetuados investimentos mais precisos para melhor atendê-los, apresentar melhores soluções e conquistar cada vez mais consumidores.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-02T02:06:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/97096
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919184
url http://hdl.handle.net/10183/97096
identifier_str_mv 000919184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/1/000919184.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/2/000919184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/3/000919184.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 399bf5a89c537f16f6e4ba6d3a57517c
31cbf328b99b3591d051c3e857684e0d
42727ebd22c248e86e69069a39d9d6ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486793821093888