As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2013 |
Format: | Bachelor thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/97096 |
Summary: | O comportamento do consumidor é uma área de estudo do Marketing, visto que é fundamental às empresas conhecerem a forma como as pessoas escolhem, compram, utilizam e descartam seus produtos e serviços. O presente trabalho objetiva compreender quais as motivações de um consumidor no momento de escolher e comprar um smartphone por parte dos adultos de Porto Alegre. O estudo está baseado nos resultados obtidos através da realização de duas etapas sequenciais de pesquisa: inicialmente analisam-se as respostas obtidas durante a fase exploratória qualitativa, conduzida a partir de entrevista em profundidade com vinte e uma pessoas. Em um segundo momento, examinam-se os retornos da fase quantitativa, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído com base nos retornos adquiridos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 460 pessoas. Os resultados de ambas as etapas permitiram identificar quais são os atributos determinantes na escolha do consumidor pelo produto e qual o grau de importância desses atributos na motivação no momento da compra. Pode-se concluir que o consumidor dá extrema importância para sua experiência como usuário, pois ele quer estar conectado a todo momento, com a melhor qualidade possível, com acesso aos melhores recursos multimídia e com um smartphone que seja de fácil usabilidade. Permitindo que sejam desenvolvidas estratégias e efetuados investimentos mais precisos para melhor atendê-los, apresentar melhores soluções e conquistar cada vez mais consumidores. |
id |
UFRGS-2_024475a3eb1c87ac303a12ac01c7ff8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97096 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bruxel, Michelle Pamella BuenoBrei, Vinícius Andrade2014-07-02T02:06:42Z2013http://hdl.handle.net/10183/97096000919184O comportamento do consumidor é uma área de estudo do Marketing, visto que é fundamental às empresas conhecerem a forma como as pessoas escolhem, compram, utilizam e descartam seus produtos e serviços. O presente trabalho objetiva compreender quais as motivações de um consumidor no momento de escolher e comprar um smartphone por parte dos adultos de Porto Alegre. O estudo está baseado nos resultados obtidos através da realização de duas etapas sequenciais de pesquisa: inicialmente analisam-se as respostas obtidas durante a fase exploratória qualitativa, conduzida a partir de entrevista em profundidade com vinte e uma pessoas. Em um segundo momento, examinam-se os retornos da fase quantitativa, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído com base nos retornos adquiridos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 460 pessoas. Os resultados de ambas as etapas permitiram identificar quais são os atributos determinantes na escolha do consumidor pelo produto e qual o grau de importância desses atributos na motivação no momento da compra. Pode-se concluir que o consumidor dá extrema importância para sua experiência como usuário, pois ele quer estar conectado a todo momento, com a melhor qualidade possível, com acesso aos melhores recursos multimídia e com um smartphone que seja de fácil usabilidade. Permitindo que sejam desenvolvidas estratégias e efetuados investimentos mais precisos para melhor atendê-los, apresentar melhores soluções e conquistar cada vez mais consumidores.application/pdfporComportamento do consumidorMotivação do consumidorAs motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphoneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919184.pdf000919184.pdfTexto completoapplication/pdf1156069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/1/000919184.pdf399bf5a89c537f16f6e4ba6d3a57517cMD51TEXT000919184.pdf.txt000919184.pdf.txtExtracted Texttext/plain120696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/2/000919184.pdf.txt31cbf328b99b3591d051c3e857684e0dMD52THUMBNAIL000919184.pdf.jpg000919184.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg970http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/3/000919184.pdf.jpg42727ebd22c248e86e69069a39d9d6ecMD5310183/970962018-10-18 09:23:04.589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/97096Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T12:23:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone |
title |
As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone |
spellingShingle |
As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone Bruxel, Michelle Pamella Bueno Comportamento do consumidor Motivação do consumidor |
title_short |
As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone |
title_full |
As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone |
title_fullStr |
As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone |
title_full_unstemmed |
As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone |
title_sort |
As motivações do consumidor de Porto Alegre para comprar um Smartphone |
author |
Bruxel, Michelle Pamella Bueno |
author_facet |
Bruxel, Michelle Pamella Bueno |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bruxel, Michelle Pamella Bueno |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brei, Vinícius Andrade |
contributor_str_mv |
Brei, Vinícius Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor Motivação do consumidor |
topic |
Comportamento do consumidor Motivação do consumidor |
description |
O comportamento do consumidor é uma área de estudo do Marketing, visto que é fundamental às empresas conhecerem a forma como as pessoas escolhem, compram, utilizam e descartam seus produtos e serviços. O presente trabalho objetiva compreender quais as motivações de um consumidor no momento de escolher e comprar um smartphone por parte dos adultos de Porto Alegre. O estudo está baseado nos resultados obtidos através da realização de duas etapas sequenciais de pesquisa: inicialmente analisam-se as respostas obtidas durante a fase exploratória qualitativa, conduzida a partir de entrevista em profundidade com vinte e uma pessoas. Em um segundo momento, examinam-se os retornos da fase quantitativa, realizada através da aplicação de questionário auto preenchido, construído com base nos retornos adquiridos durante a primeira fase, sobre uma amostra de 460 pessoas. Os resultados de ambas as etapas permitiram identificar quais são os atributos determinantes na escolha do consumidor pelo produto e qual o grau de importância desses atributos na motivação no momento da compra. Pode-se concluir que o consumidor dá extrema importância para sua experiência como usuário, pois ele quer estar conectado a todo momento, com a melhor qualidade possível, com acesso aos melhores recursos multimídia e com um smartphone que seja de fácil usabilidade. Permitindo que sejam desenvolvidas estratégias e efetuados investimentos mais precisos para melhor atendê-los, apresentar melhores soluções e conquistar cada vez mais consumidores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-02T02:06:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/97096 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919184 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/97096 |
identifier_str_mv |
000919184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/1/000919184.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/2/000919184.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/97096/3/000919184.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
399bf5a89c537f16f6e4ba6d3a57517c 31cbf328b99b3591d051c3e857684e0d 42727ebd22c248e86e69069a39d9d6ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486793821093888 |