Práticas corporais na formação de oficineiros do Programa Mais Educação : afinal, que corpo é esse que está na escola?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghinato, Raquel Pires
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88094
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções de corpo narradas por oficineiros que atuam nas escolas que desenvolvem o Programa Mais Educação no município de Guaíba/RS. Constitui-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, que propõe a formação de oficineiros do Programa Mais Educação a partir da realização de oficina de práticas corporais e rodas de conversa acerca da relação entre o tema da corporeidade e da educação integral contemporânea. Os referenciais para responder a indagação proposta são a Educação Integral Contemporânea, Programa Mais Educação, Corporeidade, Práticas Corporais e Formação pela via corporal. A partir da análise da coleta de informações, organizou-se as unidades de significados aproximando por temáticas definidas em quatros categorias de análise: (1) Como percebem as práticas corporais: inquietações; (2) Relação do meu corpo e do corpo do outro na formação; (3) Relevância de uma formação pela via corporal; (4) Como observam o corpo na escola – diferença de atividades no currículo e no Programa Mais Educação. Essas análises evidenciaram que os oficineiros através da formação pela via corporal, tiveram um espaço para perceberem sua corporeidade enquanto totalidade e singularidade. Referiram que o tempo escolar não dá conta de perceber o aluno em suas múltiplas dimensões, reconhecendo que o Programa Mais Educação qualifica o processo de ensino-aprendizagem no momento em que oportuniza diferentes linguagens. Por fim, entende-se que a integralidade da educação passa necessariamente pelo reconhecimento da totalidade do corpo; corporeidade que precisa ser vivida, sentida, percebida.
id UFRGS-2_05b21cdc9f684dd986e806d2468b9c0f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88094
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ghinato, Raquel PiresTraversini, Clarice Salete2014-03-01T01:54:41Z2013http://hdl.handle.net/10183/88094000910581O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções de corpo narradas por oficineiros que atuam nas escolas que desenvolvem o Programa Mais Educação no município de Guaíba/RS. Constitui-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, que propõe a formação de oficineiros do Programa Mais Educação a partir da realização de oficina de práticas corporais e rodas de conversa acerca da relação entre o tema da corporeidade e da educação integral contemporânea. Os referenciais para responder a indagação proposta são a Educação Integral Contemporânea, Programa Mais Educação, Corporeidade, Práticas Corporais e Formação pela via corporal. A partir da análise da coleta de informações, organizou-se as unidades de significados aproximando por temáticas definidas em quatros categorias de análise: (1) Como percebem as práticas corporais: inquietações; (2) Relação do meu corpo e do corpo do outro na formação; (3) Relevância de uma formação pela via corporal; (4) Como observam o corpo na escola – diferença de atividades no currículo e no Programa Mais Educação. Essas análises evidenciaram que os oficineiros através da formação pela via corporal, tiveram um espaço para perceberem sua corporeidade enquanto totalidade e singularidade. Referiram que o tempo escolar não dá conta de perceber o aluno em suas múltiplas dimensões, reconhecendo que o Programa Mais Educação qualifica o processo de ensino-aprendizagem no momento em que oportuniza diferentes linguagens. Por fim, entende-se que a integralidade da educação passa necessariamente pelo reconhecimento da totalidade do corpo; corporeidade que precisa ser vivida, sentida, percebida.application/pdfporEducação integralPrograma Mais EducaçãoCorporeidadeFormaçãoPráticas corporais na formação de oficineiros do Programa Mais Educação : afinal, que corpo é esse que está na escola?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de Especialização em Educação Integral Integradainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000910581.pdf000910581.pdfTexto completoapplication/pdf144504http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88094/1/000910581.pdf8e177f258f4c2d806058796b83dd7a0cMD51TEXT000910581.pdf.txt000910581.pdf.txtExtracted Texttext/plain34705http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88094/2/000910581.pdf.txtda21641d560f83bd9b3027c3544ba664MD52THUMBNAIL000910581.pdf.jpg000910581.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1659http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88094/3/000910581.pdf.jpg03e2f48f1916922e69e830da7239233dMD5310183/880942021-09-19 04:33:57.813742oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88094Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:33:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas corporais na formação de oficineiros do Programa Mais Educação : afinal, que corpo é esse que está na escola?
title Práticas corporais na formação de oficineiros do Programa Mais Educação : afinal, que corpo é esse que está na escola?
spellingShingle Práticas corporais na formação de oficineiros do Programa Mais Educação : afinal, que corpo é esse que está na escola?
Ghinato, Raquel Pires
Educação integral
Programa Mais Educação
Corporeidade
Formação
title_short Práticas corporais na formação de oficineiros do Programa Mais Educação : afinal, que corpo é esse que está na escola?
title_full Práticas corporais na formação de oficineiros do Programa Mais Educação : afinal, que corpo é esse que está na escola?
title_fullStr Práticas corporais na formação de oficineiros do Programa Mais Educação : afinal, que corpo é esse que está na escola?
title_full_unstemmed Práticas corporais na formação de oficineiros do Programa Mais Educação : afinal, que corpo é esse que está na escola?
title_sort Práticas corporais na formação de oficineiros do Programa Mais Educação : afinal, que corpo é esse que está na escola?
author Ghinato, Raquel Pires
author_facet Ghinato, Raquel Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghinato, Raquel Pires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traversini, Clarice Salete
contributor_str_mv Traversini, Clarice Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação integral
Programa Mais Educação
Corporeidade
Formação
topic Educação integral
Programa Mais Educação
Corporeidade
Formação
description O presente artigo tem como objetivo analisar as percepções de corpo narradas por oficineiros que atuam nas escolas que desenvolvem o Programa Mais Educação no município de Guaíba/RS. Constitui-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, que propõe a formação de oficineiros do Programa Mais Educação a partir da realização de oficina de práticas corporais e rodas de conversa acerca da relação entre o tema da corporeidade e da educação integral contemporânea. Os referenciais para responder a indagação proposta são a Educação Integral Contemporânea, Programa Mais Educação, Corporeidade, Práticas Corporais e Formação pela via corporal. A partir da análise da coleta de informações, organizou-se as unidades de significados aproximando por temáticas definidas em quatros categorias de análise: (1) Como percebem as práticas corporais: inquietações; (2) Relação do meu corpo e do corpo do outro na formação; (3) Relevância de uma formação pela via corporal; (4) Como observam o corpo na escola – diferença de atividades no currículo e no Programa Mais Educação. Essas análises evidenciaram que os oficineiros através da formação pela via corporal, tiveram um espaço para perceberem sua corporeidade enquanto totalidade e singularidade. Referiram que o tempo escolar não dá conta de perceber o aluno em suas múltiplas dimensões, reconhecendo que o Programa Mais Educação qualifica o processo de ensino-aprendizagem no momento em que oportuniza diferentes linguagens. Por fim, entende-se que a integralidade da educação passa necessariamente pelo reconhecimento da totalidade do corpo; corporeidade que precisa ser vivida, sentida, percebida.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-01T01:54:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88094
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000910581
url http://hdl.handle.net/10183/88094
identifier_str_mv 000910581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88094/1/000910581.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88094/2/000910581.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88094/3/000910581.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e177f258f4c2d806058796b83dd7a0c
da21641d560f83bd9b3027c3544ba664
03e2f48f1916922e69e830da7239233d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486784913440768