A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/127317 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve como objetivo geral investigar como está posto o nível de atualização do subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro, com vistas à proposição de uma nova versão do referido subprocesso. Como objetivos específicos, buscou-se identificar, através de revisão de literatura, boas práticas em gestão de sistemas de educação a distância; analisar a atual versão do subprocesso de gestão de escolas virtuais, a fim de se identificar possíveis gargalos; identificar as diretrizes e os pressupostos do Modelo de Gestão de Processos de Negócio do Serpro, de modo a orientar a composição de uma versão do Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais; identificar, por meio de entrevistas internas, as atividades executadas pela equipe de gestão de escolas virtuais da Universidade Corporativa do Serpro; identificar, por meio de entrevistas externas, boas práticas em gestão de escolas virtuais; e, por fim, analisar os componentes estratégicos da Universidade Corporativa do Serpro, a fim de se buscar o alinhamento entre esses componentes e um novo fluxo de atividades proposto para a gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do Serpro. A análise do Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro, do Modelo de Gestão de Processos de Negócio do Serpro, bem como dos componentes estratégicos da Universidade Corporativa do Serpro, foi feita mediante análise documental. Já para a realização das entrevistas internas e externas, adotou-se entrevista semiestruturada, com roteiros específicos. partir da análise do conjunto de dados, constatou-se que o Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro carece de uma total reestruturação, que poderá ser balizada pelas práticas de gestão de escolas virtuais identificadas na revisão de literatura, entrevistas internas e externas. A pesquisa procura trazer contribuições para que profissionais que atuam na gestão de escolas virtuais possam aprimorar suas práticas e poderem também se sentir motivados a investigar temas diversos que foram recomendados para os trabalhos futuros. |
id |
UFRGS-2_066fac8d313f7496b6f4a69add713ae4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127317 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
França, Patrícia Lopes FerreiraAzevêdo, Ariston2015-10-01T02:37:22Z2014http://hdl.handle.net/10183/127317000969531Este trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve como objetivo geral investigar como está posto o nível de atualização do subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro, com vistas à proposição de uma nova versão do referido subprocesso. Como objetivos específicos, buscou-se identificar, através de revisão de literatura, boas práticas em gestão de sistemas de educação a distância; analisar a atual versão do subprocesso de gestão de escolas virtuais, a fim de se identificar possíveis gargalos; identificar as diretrizes e os pressupostos do Modelo de Gestão de Processos de Negócio do Serpro, de modo a orientar a composição de uma versão do Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais; identificar, por meio de entrevistas internas, as atividades executadas pela equipe de gestão de escolas virtuais da Universidade Corporativa do Serpro; identificar, por meio de entrevistas externas, boas práticas em gestão de escolas virtuais; e, por fim, analisar os componentes estratégicos da Universidade Corporativa do Serpro, a fim de se buscar o alinhamento entre esses componentes e um novo fluxo de atividades proposto para a gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do Serpro. A análise do Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro, do Modelo de Gestão de Processos de Negócio do Serpro, bem como dos componentes estratégicos da Universidade Corporativa do Serpro, foi feita mediante análise documental. Já para a realização das entrevistas internas e externas, adotou-se entrevista semiestruturada, com roteiros específicos. partir da análise do conjunto de dados, constatou-se que o Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro carece de uma total reestruturação, que poderá ser balizada pelas práticas de gestão de escolas virtuais identificadas na revisão de literatura, entrevistas internas e externas. A pesquisa procura trazer contribuições para que profissionais que atuam na gestão de escolas virtuais possam aprimorar suas práticas e poderem também se sentir motivados a investigar temas diversos que foram recomendados para os trabalhos futuros.application/pdfporGestão de sistemasEducação a distância (EaD)A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPROinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPROinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000969531.pdf000969531.pdfTexto completoapplication/pdf1124992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127317/1/000969531.pdf565ee157594d3aaf2f7df2ec35bbaca4MD51TEXT000969531.pdf.txt000969531.pdf.txtExtracted Texttext/plain279877http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127317/2/000969531.pdf.txt49e500ee6c08d5a077b834b9b7434e20MD52THUMBNAIL000969531.pdf.jpg000969531.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127317/3/000969531.pdf.jpg1dc643f838701d5b1c06cd7161cc737fMD5310183/1273172018-10-17 09:24:06.018oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127317Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T12:24:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO |
title |
A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO |
spellingShingle |
A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO França, Patrícia Lopes Ferreira Gestão de sistemas Educação a distância (EaD) |
title_short |
A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO |
title_full |
A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO |
title_fullStr |
A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO |
title_full_unstemmed |
A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO |
title_sort |
A gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do SERPRO |
author |
França, Patrícia Lopes Ferreira |
author_facet |
França, Patrícia Lopes Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Patrícia Lopes Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Azevêdo, Ariston |
contributor_str_mv |
Azevêdo, Ariston |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de sistemas Educação a distância (EaD) |
topic |
Gestão de sistemas Educação a distância (EaD) |
description |
Este trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Especialização em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, teve como objetivo geral investigar como está posto o nível de atualização do subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro, com vistas à proposição de uma nova versão do referido subprocesso. Como objetivos específicos, buscou-se identificar, através de revisão de literatura, boas práticas em gestão de sistemas de educação a distância; analisar a atual versão do subprocesso de gestão de escolas virtuais, a fim de se identificar possíveis gargalos; identificar as diretrizes e os pressupostos do Modelo de Gestão de Processos de Negócio do Serpro, de modo a orientar a composição de uma versão do Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais; identificar, por meio de entrevistas internas, as atividades executadas pela equipe de gestão de escolas virtuais da Universidade Corporativa do Serpro; identificar, por meio de entrevistas externas, boas práticas em gestão de escolas virtuais; e, por fim, analisar os componentes estratégicos da Universidade Corporativa do Serpro, a fim de se buscar o alinhamento entre esses componentes e um novo fluxo de atividades proposto para a gestão de escolas virtuais na Universidade Corporativa do Serpro. A análise do Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro, do Modelo de Gestão de Processos de Negócio do Serpro, bem como dos componentes estratégicos da Universidade Corporativa do Serpro, foi feita mediante análise documental. Já para a realização das entrevistas internas e externas, adotou-se entrevista semiestruturada, com roteiros específicos. partir da análise do conjunto de dados, constatou-se que o Subprocesso de Gestão de Escolas Virtuais da Universidade Corporativa do Serpro carece de uma total reestruturação, que poderá ser balizada pelas práticas de gestão de escolas virtuais identificadas na revisão de literatura, entrevistas internas e externas. A pesquisa procura trazer contribuições para que profissionais que atuam na gestão de escolas virtuais possam aprimorar suas práticas e poderem também se sentir motivados a investigar temas diversos que foram recomendados para os trabalhos futuros. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-01T02:37:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/127317 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000969531 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/127317 |
identifier_str_mv |
000969531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127317/1/000969531.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127317/2/000969531.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127317/3/000969531.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
565ee157594d3aaf2f7df2ec35bbaca4 49e500ee6c08d5a077b834b9b7434e20 1dc643f838701d5b1c06cd7161cc737f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224490570481664 |