Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simon, Augusto
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Behar, Patrícia Alejandra, Torrezzan, Cristina Alba Wildt, Slodkowski, Bruna Kin, Cazella, Silvio Cesar, Schneider, Daisy
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221355
Resumo: Este artigo relata o resultado de um estudo que integra os Sistemas de Recomendação (SRs) - os quais têm tido seu uso ampliado diante da quantidade de conteúdos disponibilizados na web; as ontologias - visto sua contribuição no apoio a aprendizagem de conceitos de um domínio; e as competências no campo da Educação - as quais também assumem importância como perspectiva formativa. A motivação deste trabalho justifica-se nos embaraços normalmente encontrados, por professores e alunos, durante a utilização de Sistemas de Recomendação educacional baseados em competências. Esses usuários, por vezes, possuem dificuldades em entender o conceito de competências e a sua conexão com atividades de ensino e recursos educacionais do Sistema de Recomendação. O objetivo, portanto, é apresentar a modelagem, implementação e verificação de uma ontologia de domínio, com foco em competências, voltada a Sistemas de Recomendação Educacional (SREs). Como método, são descritas as etapas de modelagem, a implementação com o software Protégé e a linguagem owl e o seu processo de verificação. O software permitiu a sua avaliação quanto a definição adequada dos axiomas da ontologia e a utilização de requisições em seu sistema de inferência. A metodologia adotada e modificada, a 101, e a estrutura da ontologia modelada foram discutidas com alunos de uma disciplina de pós-graduação em informática na educação. Como resultado, verificouse a pertinência da utilização da ontologia proposta em Sistemas de Recomendação educacional. Desse modo, pretende-se disponibilizá-la à comunidade acadêmica e apoiar professores e alunos no uso de SRE baseados em competências
id UFRGS-2_090b42300c30bfb18adf1ff82cba338e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221355
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Simon, AugustoBehar, Patrícia AlejandraTorrezzan, Cristina Alba WildtSlodkowski, Bruna KinCazella, Silvio CesarSchneider, Daisy2021-05-21T04:44:45Z20201414-5685http://hdl.handle.net/10183/221355001126029Este artigo relata o resultado de um estudo que integra os Sistemas de Recomendação (SRs) - os quais têm tido seu uso ampliado diante da quantidade de conteúdos disponibilizados na web; as ontologias - visto sua contribuição no apoio a aprendizagem de conceitos de um domínio; e as competências no campo da Educação - as quais também assumem importância como perspectiva formativa. A motivação deste trabalho justifica-se nos embaraços normalmente encontrados, por professores e alunos, durante a utilização de Sistemas de Recomendação educacional baseados em competências. Esses usuários, por vezes, possuem dificuldades em entender o conceito de competências e a sua conexão com atividades de ensino e recursos educacionais do Sistema de Recomendação. O objetivo, portanto, é apresentar a modelagem, implementação e verificação de uma ontologia de domínio, com foco em competências, voltada a Sistemas de Recomendação Educacional (SREs). Como método, são descritas as etapas de modelagem, a implementação com o software Protégé e a linguagem owl e o seu processo de verificação. O software permitiu a sua avaliação quanto a definição adequada dos axiomas da ontologia e a utilização de requisições em seu sistema de inferência. A metodologia adotada e modificada, a 101, e a estrutura da ontologia modelada foram discutidas com alunos de uma disciplina de pós-graduação em informática na educação. Como resultado, verificouse a pertinência da utilização da ontologia proposta em Sistemas de Recomendação educacional. Desse modo, pretende-se disponibilizá-la à comunidade acadêmica e apoiar professores e alunos no uso de SRE baseados em competênciasThis article reports the result of a study that integrates Recommendation Systems (RSs) - which have had their use expanded due to the amount of content available on the web; ontologies - given their contribution in supporting the learning of concepts of a domain; and competences in education field - which also assume importance as a formative perspective. The motivation of this work is justified by the embarrassments normally faced by teachers and students when using Educational Recommender Systems (ERSs) based in competencies. These users sometimes have difficulty in understanding the concept of competencies and its connection with teaching activities and educational resources of the recommendation system. The objective, therefore, is to present the modeling, implementation and verification of a domain ontology, focused on competencies, for use in Educational Recommender Systems. As a method, the modeling steps are described as well as Protégé software and owl language implementation and evaluation process. The software allowed its evaluation concerning suitable axioms definition and required use in its inference system. The adopted and modified 101 methodology and the modeled ontology structure were discussed with students of a postgraduate course in computer science in education. As a result, the relevance of using the proposed ontology in educational recommendation systems was verified. Thus, it is intended to make it available to the academic community and to support teachers and students in the use of ERS based in competencies.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 28 (2020), p. 644-663OntologiaOntologiesCompetenciesEducational Recommender SystemsModelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educaçãoModeling a domain ontology focused in competencies for recommendation systems in education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126029.pdf.txt001126029.pdf.txtExtracted Texttext/plain56741http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221355/2/001126029.pdf.txt1f3fcbd7c1e480ac29d7e721423ad317MD52ORIGINAL001126029.pdfTexto completoapplication/pdf1045194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221355/1/001126029.pdfabeb63370713dfaf3274a8f087b89422MD5110183/2213552021-05-26 04:42:25.970631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221355Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:42:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Modeling a domain ontology focused in competencies for recommendation systems in education
title Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação
spellingShingle Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação
Simon, Augusto
Ontologia
Ontologies
Competencies
Educational Recommender Systems
title_short Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação
title_full Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação
title_fullStr Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação
title_full_unstemmed Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação
title_sort Modelagem de uma ontologia de domínio com foco em competências para sistemas de recomendação na educação
author Simon, Augusto
author_facet Simon, Augusto
Behar, Patrícia Alejandra
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Slodkowski, Bruna Kin
Cazella, Silvio Cesar
Schneider, Daisy
author_role author
author2 Behar, Patrícia Alejandra
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Slodkowski, Bruna Kin
Cazella, Silvio Cesar
Schneider, Daisy
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simon, Augusto
Behar, Patrícia Alejandra
Torrezzan, Cristina Alba Wildt
Slodkowski, Bruna Kin
Cazella, Silvio Cesar
Schneider, Daisy
dc.subject.por.fl_str_mv Ontologia
topic Ontologia
Ontologies
Competencies
Educational Recommender Systems
dc.subject.eng.fl_str_mv Ontologies
Competencies
Educational Recommender Systems
description Este artigo relata o resultado de um estudo que integra os Sistemas de Recomendação (SRs) - os quais têm tido seu uso ampliado diante da quantidade de conteúdos disponibilizados na web; as ontologias - visto sua contribuição no apoio a aprendizagem de conceitos de um domínio; e as competências no campo da Educação - as quais também assumem importância como perspectiva formativa. A motivação deste trabalho justifica-se nos embaraços normalmente encontrados, por professores e alunos, durante a utilização de Sistemas de Recomendação educacional baseados em competências. Esses usuários, por vezes, possuem dificuldades em entender o conceito de competências e a sua conexão com atividades de ensino e recursos educacionais do Sistema de Recomendação. O objetivo, portanto, é apresentar a modelagem, implementação e verificação de uma ontologia de domínio, com foco em competências, voltada a Sistemas de Recomendação Educacional (SREs). Como método, são descritas as etapas de modelagem, a implementação com o software Protégé e a linguagem owl e o seu processo de verificação. O software permitiu a sua avaliação quanto a definição adequada dos axiomas da ontologia e a utilização de requisições em seu sistema de inferência. A metodologia adotada e modificada, a 101, e a estrutura da ontologia modelada foram discutidas com alunos de uma disciplina de pós-graduação em informática na educação. Como resultado, verificouse a pertinência da utilização da ontologia proposta em Sistemas de Recomendação educacional. Desse modo, pretende-se disponibilizá-la à comunidade acadêmica e apoiar professores e alunos no uso de SRE baseados em competências
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-21T04:44:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221355
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-5685
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126029
identifier_str_mv 1414-5685
001126029
url http://hdl.handle.net/10183/221355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de informática na educação. Florianópolis. Vol. 28 (2020), p. 644-663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221355/2/001126029.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221355/1/001126029.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f3fcbd7c1e480ac29d7e721423ad317
abeb63370713dfaf3274a8f087b89422
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790441912958976