História na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Lucas Moraes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134206
Resumo: Este trabalho teve por objetivo as potencialidades de uma proposta de ensino utilizando o Ábaco dos Números Inteiros, sob a perspectiva da História da Matemática. Para isso, estudou-se as potencialidades da História na Educação Matemática, através de argumentos que reforçam ou questionam sua contribuição nos precessos de ensino e aprendizagem. Estudou-se também o papel do Ábaco na História. Procurou-se "formalizar" a matemática do Ábaco dos Números Inteiros, através de associações entre os procedimentos do Ábaco e as propriedades dos Números Inteiros. Também foi elaborada e realizada uma porposta didática com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Através da análise da proposta aplicada, constatou-se que o Ábaco dos Números Inteiros constitui-se em uma ferramenta de ensino que potencializa a aprendizagem das operações com os números inteiros, em especial no que diz respeito a favorecer uma melhor consciência do percurso que gera a resposta. Os alunos não decoram a "regra dos sinais" simplesmente, pois a regra passa a ser fruto de uma construção. Percebeu-se ainda que mesmo com a utilização do Ábaco dos Inteiros, os alunos ainda cometem erros que identificamos três grupos: falta de atenção por parte dos estudantes; erros de representação e procedimento no Ábaco dos Inteiros; erro conceitual em relação aos Números Inteiros e operações. No entanto, os alunos que acertaram souberam justificar os porquês utilizando o Ábaco. Por fim, um importante contribuição percebida diz respeito ao trabalho docente, pois, para o professor, o uso do Ábaco dos Inteiros possibilita uma melhor percepção dos erros dos alunos, favorecendo uma intervenção mais pontual no processo de ensino.
id UFRGS-2_0a61146fc0703a7754a09bcfc53f3472
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134206
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Godoi, Lucas MoraesDalcin, Andréia2016-03-25T02:05:50Z2015http://hdl.handle.net/10183/134206000986726Este trabalho teve por objetivo as potencialidades de uma proposta de ensino utilizando o Ábaco dos Números Inteiros, sob a perspectiva da História da Matemática. Para isso, estudou-se as potencialidades da História na Educação Matemática, através de argumentos que reforçam ou questionam sua contribuição nos precessos de ensino e aprendizagem. Estudou-se também o papel do Ábaco na História. Procurou-se "formalizar" a matemática do Ábaco dos Números Inteiros, através de associações entre os procedimentos do Ábaco e as propriedades dos Números Inteiros. Também foi elaborada e realizada uma porposta didática com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Através da análise da proposta aplicada, constatou-se que o Ábaco dos Números Inteiros constitui-se em uma ferramenta de ensino que potencializa a aprendizagem das operações com os números inteiros, em especial no que diz respeito a favorecer uma melhor consciência do percurso que gera a resposta. Os alunos não decoram a "regra dos sinais" simplesmente, pois a regra passa a ser fruto de uma construção. Percebeu-se ainda que mesmo com a utilização do Ábaco dos Inteiros, os alunos ainda cometem erros que identificamos três grupos: falta de atenção por parte dos estudantes; erros de representação e procedimento no Ábaco dos Inteiros; erro conceitual em relação aos Números Inteiros e operações. No entanto, os alunos que acertaram souberam justificar os porquês utilizando o Ábaco. Por fim, um importante contribuição percebida diz respeito ao trabalho docente, pois, para o professor, o uso do Ábaco dos Inteiros possibilita uma melhor percepção dos erros dos alunos, favorecendo uma intervenção mais pontual no processo de ensino.This work aims to study the potential of an educational proposal using the Integer Abacus, from the perspective of the History of Mathematics. For this, we studied the potential of History in Mathematics Education, through arguments that reinforce or question their contribution to teaching and learning processes. It has also been drawn up and carried out a didactic proposal with students from 7th year of elementary school to a public school in Porto Alegre. Through the analysis applied proposal, it was found that the Integer Abacus is in a teaching tool that enhances learning operations with Integers, in particular with regard to facilitate a better route awareness that generates the answer. Students do not decorate the "rule of signs" simply because the rule becomes the result of a construction. It is also realized that even with the use of the Integer Abacus, students still make mistakes we have identified in three groups: lack of attention from students; representation of errors and procedure in the Integer Abacus; misconception in relation to Integers and operations. However, students who scored knew justify the reasons using the Abacus. Finally, an important contribution perceived with regard to teaching, therefore, for the teacher, using the Integer Abacus enables a better understanding of the mistakes of the students, favoring a more timely intervention in the teaching process.application/pdfporModelagem matemáticaHistory in mathematics educationIntegersInteger abacusHistória na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986726.pdf000986726.pdfTexto completoapplication/pdf2024366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134206/1/000986726.pdf99ed72327e895adf30e76bad9d799965MD51TEXT000986726.pdf.txt000986726.pdf.txtExtracted Texttext/plain122065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134206/2/000986726.pdf.txtafd6b95f164552881cecf09497607a08MD52THUMBNAIL000986726.pdf.jpg000986726.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134206/3/000986726.pdf.jpga412dda12ed44bfb5bb5726ddc353eb1MD5310183/1342062018-10-29 08:10:47.571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134206Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:10:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv História na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteiros
title História na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteiros
spellingShingle História na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteiros
Godoi, Lucas Moraes
Modelagem matemática
History in mathematics education
Integers
Integer abacus
title_short História na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteiros
title_full História na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteiros
title_fullStr História na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteiros
title_full_unstemmed História na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteiros
title_sort História na educação matemática : uma proposta didática com o ábaco dos números inteiros
author Godoi, Lucas Moraes
author_facet Godoi, Lucas Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi, Lucas Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dalcin, Andréia
contributor_str_mv Dalcin, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem matemática
topic Modelagem matemática
History in mathematics education
Integers
Integer abacus
dc.subject.eng.fl_str_mv History in mathematics education
Integers
Integer abacus
description Este trabalho teve por objetivo as potencialidades de uma proposta de ensino utilizando o Ábaco dos Números Inteiros, sob a perspectiva da História da Matemática. Para isso, estudou-se as potencialidades da História na Educação Matemática, através de argumentos que reforçam ou questionam sua contribuição nos precessos de ensino e aprendizagem. Estudou-se também o papel do Ábaco na História. Procurou-se "formalizar" a matemática do Ábaco dos Números Inteiros, através de associações entre os procedimentos do Ábaco e as propriedades dos Números Inteiros. Também foi elaborada e realizada uma porposta didática com alunos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Através da análise da proposta aplicada, constatou-se que o Ábaco dos Números Inteiros constitui-se em uma ferramenta de ensino que potencializa a aprendizagem das operações com os números inteiros, em especial no que diz respeito a favorecer uma melhor consciência do percurso que gera a resposta. Os alunos não decoram a "regra dos sinais" simplesmente, pois a regra passa a ser fruto de uma construção. Percebeu-se ainda que mesmo com a utilização do Ábaco dos Inteiros, os alunos ainda cometem erros que identificamos três grupos: falta de atenção por parte dos estudantes; erros de representação e procedimento no Ábaco dos Inteiros; erro conceitual em relação aos Números Inteiros e operações. No entanto, os alunos que acertaram souberam justificar os porquês utilizando o Ábaco. Por fim, um importante contribuição percebida diz respeito ao trabalho docente, pois, para o professor, o uso do Ábaco dos Inteiros possibilita uma melhor percepção dos erros dos alunos, favorecendo uma intervenção mais pontual no processo de ensino.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-25T02:05:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134206
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986726
url http://hdl.handle.net/10183/134206
identifier_str_mv 000986726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134206/1/000986726.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134206/2/000986726.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134206/3/000986726.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 99ed72327e895adf30e76bad9d799965
afd6b95f164552881cecf09497607a08
a412dda12ed44bfb5bb5726ddc353eb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224501986328576