O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garin, Ramiro Saldaña
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Lichtnow, Daniel, Palazzo, Luiz Antonio Moro, Loh, Stanley, Kampff, Adriana Justin Cerveira, Primo, Tiago Thompsen, Oliveira, Jose Palazzo Moreira de, Lima, Jose Valdeni de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23202
Resumo: Este artigo apresenta o SisRecCol – Sistema de Recomendação para Apoio à Colaboração. O sistema oferece ferramentas que tem por finalidade apoiar o processo de aprendizagem colaborativa. O sistema segue a perspectiva sócio-interacionista de Vygotsky, procurando a partir da identificação dos perfis interagentes, realizar recomendações que possam auxiliar no processo de aprendizado. As recomendações são feitas a partir da análise do comportamento dos usuários em um web chat e do acesso a uma biblioteca digital.
id UFRGS-2_0be61f653988cd8d8fb28ec9375e93be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23202
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Garin, Ramiro SaldañaLichtnow, DanielPalazzo, Luiz Antonio MoroLoh, StanleyKampff, Adriana Justin CerveiraPrimo, Tiago ThompsenOliveira, Jose Palazzo Moreira deLima, Jose Valdeni de2010-06-01T04:18:11Z20061414-5685http://hdl.handle.net/10183/23202000638307Este artigo apresenta o SisRecCol – Sistema de Recomendação para Apoio à Colaboração. O sistema oferece ferramentas que tem por finalidade apoiar o processo de aprendizagem colaborativa. O sistema segue a perspectiva sócio-interacionista de Vygotsky, procurando a partir da identificação dos perfis interagentes, realizar recomendações que possam auxiliar no processo de aprendizado. As recomendações são feitas a partir da análise do comportamento dos usuários em um web chat e do acesso a uma biblioteca digital.This paper presents SisRecCol system. The system offers tools which aims to support collaborative learning processes. The system follows Vygotsky´s socio-interactionist theory, identifying user’s profiles to produce recommendations that can assist the learning process. Recommendations are produced from the users behavioral analysis on a web chat and from a digital library access.application/pdfporRevista brasileira de informática na educação. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2006), p. 49-59.Informática : EducaçãoAprendizagem colaborativaCollaborative LearningGroupwareRecommender SystemsO uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000638307.pdf000638307.pdfTexto completoapplication/pdf611273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/1/000638307.pdfa12f4c0869ff17b9d7486f08a171bfd9MD51TEXT000638307.pdf.txt000638307.pdf.txtExtracted Texttext/plain51225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/2/000638307.pdf.txt24e39b99d8cf44ba0dd41f46c685ee90MD52THUMBNAIL000638307.pdf.jpg000638307.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/3/000638307.pdf.jpg99600de20490435d1a51ebdf129280e7MD5310183/232022018-10-17 08:06:36.684oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23202Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:06:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa
title O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa
spellingShingle O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa
Garin, Ramiro Saldaña
Informática : Educação
Aprendizagem colaborativa
Collaborative Learning
Groupware
Recommender Systems
title_short O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa
title_full O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa
title_fullStr O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa
title_full_unstemmed O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa
title_sort O uso de técnicas de recomendação em um sistema para apoio à aprendizagem colaborativa
author Garin, Ramiro Saldaña
author_facet Garin, Ramiro Saldaña
Lichtnow, Daniel
Palazzo, Luiz Antonio Moro
Loh, Stanley
Kampff, Adriana Justin Cerveira
Primo, Tiago Thompsen
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Lima, Jose Valdeni de
author_role author
author2 Lichtnow, Daniel
Palazzo, Luiz Antonio Moro
Loh, Stanley
Kampff, Adriana Justin Cerveira
Primo, Tiago Thompsen
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Lima, Jose Valdeni de
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garin, Ramiro Saldaña
Lichtnow, Daniel
Palazzo, Luiz Antonio Moro
Loh, Stanley
Kampff, Adriana Justin Cerveira
Primo, Tiago Thompsen
Oliveira, Jose Palazzo Moreira de
Lima, Jose Valdeni de
dc.subject.por.fl_str_mv Informática : Educação
Aprendizagem colaborativa
topic Informática : Educação
Aprendizagem colaborativa
Collaborative Learning
Groupware
Recommender Systems
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaborative Learning
Groupware
Recommender Systems
description Este artigo apresenta o SisRecCol – Sistema de Recomendação para Apoio à Colaboração. O sistema oferece ferramentas que tem por finalidade apoiar o processo de aprendizagem colaborativa. O sistema segue a perspectiva sócio-interacionista de Vygotsky, procurando a partir da identificação dos perfis interagentes, realizar recomendações que possam auxiliar no processo de aprendizado. As recomendações são feitas a partir da análise do comportamento dos usuários em um web chat e do acesso a uma biblioteca digital.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-01T04:18:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23202
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1414-5685
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000638307
identifier_str_mv 1414-5685
000638307
url http://hdl.handle.net/10183/23202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de informática na educação. Vol. 14, n. 3 (set./dez. 2006), p. 49-59.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/1/000638307.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/2/000638307.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23202/3/000638307.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a12f4c0869ff17b9d7486f08a171bfd9
24e39b99d8cf44ba0dd41f46c685ee90
99600de20490435d1a51ebdf129280e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224717383761920