Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais

Bibliographic Details
Main Author: Ostermann, Fernanda
Publication Date: 2009
Other Authors: Santos, Flavia Rezende Valle dos
Format: Article
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/85272
Summary: Neste artigo discutimos os cursos de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, modalidade de mestrado amplamente apoiada pela Capes nas mais diversas áreas. Tal política teve significativo impacto na área de Ensino de Ciências e Matemática, na qual, hoje, constatamos um maior número de cursos profissionais do que de mestrados acadêmicos. No entanto, reflexões sobre a natureza dos cursos de mestrado profissional em ensino e sobre o seu possível impacto na sociedade brasileira é uma questão ainda ausente da produção acadêmica das áreas de Educação e Educação em Ciências, restringindo-se, até agora, à Revista Brasileira da Pós-Graduação (publicada pela CAPES). Interessa- nos, neste trabalho, fomentar a discussão acerca da natureza das dissertações desenvolvidas nos cursos de mestrado profissional em ensino e sua relação com projetos de desenvolvimento e de pesquisa.
id UFRGS-2_0c7256e2ad98c36fe8f36853d15ceafe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85272
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ostermann, FernandaSantos, Flavia Rezende Valle dos2014-01-04T01:52:01Z20091677-2334http://hdl.handle.net/10183/85272000703427Neste artigo discutimos os cursos de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, modalidade de mestrado amplamente apoiada pela Capes nas mais diversas áreas. Tal política teve significativo impacto na área de Ensino de Ciências e Matemática, na qual, hoje, constatamos um maior número de cursos profissionais do que de mestrados acadêmicos. No entanto, reflexões sobre a natureza dos cursos de mestrado profissional em ensino e sobre o seu possível impacto na sociedade brasileira é uma questão ainda ausente da produção acadêmica das áreas de Educação e Educação em Ciências, restringindo-se, até agora, à Revista Brasileira da Pós-Graduação (publicada pela CAPES). Interessa- nos, neste trabalho, fomentar a discussão acerca da natureza das dissertações desenvolvidas nos cursos de mestrado profissional em ensino e sua relação com projetos de desenvolvimento e de pesquisa.In this article we discuss the Professional Master s Degrees courses on Science and Math Teaching which are widely supported by CAPES in several areas. Such policy had an important impact on Science and Math Teaching areas, in such a way that we can see a greater number of professional courses than academic Master s Degrees nowadays. Nevertheless, reflections on the nature of the professional Master s Degrees courses and on their possible impact in Brazilian society is an absent issue in academic production in Science Education and in Educational Area, and it is restricted, up to now, to the Postgraduate Brazilian Magazine (published by CAPES ).We aim in this work to incite discussions concerning the nature of the studies developed in Professional Master s Degrees Courses in relation to the Development and Research Projects.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 26, no. 1 (abr. 2009), p. 66-80Ensino superior : Pos-graduacao : BrasilMestrado profissionalScience and math teachingProfessional master s degreeDevelopment and researchProjetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionaisThe development and teaching research projects in science and math teaching areas : a reflection on professional master s degreesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000703427.pdf000703427.pdfTexto completoapplication/pdf143237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/1/000703427.pdfee424e0ff410c97ab0a29ee62fb1427bMD51TEXT000703427.pdf.txt000703427.pdf.txtExtracted Texttext/plain37669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/2/000703427.pdf.txt92a2c38675d7afcb3bd6d180bc9bf483MD52THUMBNAIL000703427.pdf.jpg000703427.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/3/000703427.pdf.jpgcca280e2f39b187b7c081f7fda8cad29MD5310183/852722023-09-14 03:25:56.199786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85272Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The development and teaching research projects in science and math teaching areas : a reflection on professional master s degrees
title Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais
spellingShingle Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais
Ostermann, Fernanda
Ensino superior : Pos-graduacao : Brasil
Mestrado profissional
Science and math teaching
Professional master s degree
Development and research
title_short Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais
title_full Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais
title_fullStr Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais
title_full_unstemmed Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais
title_sort Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais
author Ostermann, Fernanda
author_facet Ostermann, Fernanda
Santos, Flavia Rezende Valle dos
author_role author
author2 Santos, Flavia Rezende Valle dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ostermann, Fernanda
Santos, Flavia Rezende Valle dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior : Pos-graduacao : Brasil
Mestrado profissional
topic Ensino superior : Pos-graduacao : Brasil
Mestrado profissional
Science and math teaching
Professional master s degree
Development and research
dc.subject.eng.fl_str_mv Science and math teaching
Professional master s degree
Development and research
description Neste artigo discutimos os cursos de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, modalidade de mestrado amplamente apoiada pela Capes nas mais diversas áreas. Tal política teve significativo impacto na área de Ensino de Ciências e Matemática, na qual, hoje, constatamos um maior número de cursos profissionais do que de mestrados acadêmicos. No entanto, reflexões sobre a natureza dos cursos de mestrado profissional em ensino e sobre o seu possível impacto na sociedade brasileira é uma questão ainda ausente da produção acadêmica das áreas de Educação e Educação em Ciências, restringindo-se, até agora, à Revista Brasileira da Pós-Graduação (publicada pela CAPES). Interessa- nos, neste trabalho, fomentar a discussão acerca da natureza das dissertações desenvolvidas nos cursos de mestrado profissional em ensino e sua relação com projetos de desenvolvimento e de pesquisa.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-04T01:52:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/85272
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2334
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000703427
identifier_str_mv 1677-2334
000703427
url http://hdl.handle.net/10183/85272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 26, no. 1 (abr. 2009), p. 66-80
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/1/000703427.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/2/000703427.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/3/000703427.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ee424e0ff410c97ab0a29ee62fb1427b
92a2c38675d7afcb3bd6d180bc9bf483
cca280e2f39b187b7c081f7fda8cad29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487216924655616