Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2009 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da UFRGS |
Download full: | http://hdl.handle.net/10183/85272 |
Summary: | Neste artigo discutimos os cursos de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, modalidade de mestrado amplamente apoiada pela Capes nas mais diversas áreas. Tal política teve significativo impacto na área de Ensino de Ciências e Matemática, na qual, hoje, constatamos um maior número de cursos profissionais do que de mestrados acadêmicos. No entanto, reflexões sobre a natureza dos cursos de mestrado profissional em ensino e sobre o seu possível impacto na sociedade brasileira é uma questão ainda ausente da produção acadêmica das áreas de Educação e Educação em Ciências, restringindo-se, até agora, à Revista Brasileira da Pós-Graduação (publicada pela CAPES). Interessa- nos, neste trabalho, fomentar a discussão acerca da natureza das dissertações desenvolvidas nos cursos de mestrado profissional em ensino e sua relação com projetos de desenvolvimento e de pesquisa. |
id |
UFRGS-2_0c7256e2ad98c36fe8f36853d15ceafe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85272 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ostermann, FernandaSantos, Flavia Rezende Valle dos2014-01-04T01:52:01Z20091677-2334http://hdl.handle.net/10183/85272000703427Neste artigo discutimos os cursos de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, modalidade de mestrado amplamente apoiada pela Capes nas mais diversas áreas. Tal política teve significativo impacto na área de Ensino de Ciências e Matemática, na qual, hoje, constatamos um maior número de cursos profissionais do que de mestrados acadêmicos. No entanto, reflexões sobre a natureza dos cursos de mestrado profissional em ensino e sobre o seu possível impacto na sociedade brasileira é uma questão ainda ausente da produção acadêmica das áreas de Educação e Educação em Ciências, restringindo-se, até agora, à Revista Brasileira da Pós-Graduação (publicada pela CAPES). Interessa- nos, neste trabalho, fomentar a discussão acerca da natureza das dissertações desenvolvidas nos cursos de mestrado profissional em ensino e sua relação com projetos de desenvolvimento e de pesquisa.In this article we discuss the Professional Master s Degrees courses on Science and Math Teaching which are widely supported by CAPES in several areas. Such policy had an important impact on Science and Math Teaching areas, in such a way that we can see a greater number of professional courses than academic Master s Degrees nowadays. Nevertheless, reflections on the nature of the professional Master s Degrees courses and on their possible impact in Brazilian society is an absent issue in academic production in Science Education and in Educational Area, and it is restricted, up to now, to the Postgraduate Brazilian Magazine (published by CAPES ).We aim in this work to incite discussions concerning the nature of the studies developed in Professional Master s Degrees Courses in relation to the Development and Research Projects.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 26, no. 1 (abr. 2009), p. 66-80Ensino superior : Pos-graduacao : BrasilMestrado profissionalScience and math teachingProfessional master s degreeDevelopment and researchProjetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionaisThe development and teaching research projects in science and math teaching areas : a reflection on professional master s degreesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000703427.pdf000703427.pdfTexto completoapplication/pdf143237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/1/000703427.pdfee424e0ff410c97ab0a29ee62fb1427bMD51TEXT000703427.pdf.txt000703427.pdf.txtExtracted Texttext/plain37669http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/2/000703427.pdf.txt92a2c38675d7afcb3bd6d180bc9bf483MD52THUMBNAIL000703427.pdf.jpg000703427.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/3/000703427.pdf.jpgcca280e2f39b187b7c081f7fda8cad29MD5310183/852722023-09-14 03:25:56.199786oai:www.lume.ufrgs.br:10183/85272Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-14T06:25:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The development and teaching research projects in science and math teaching areas : a reflection on professional master s degrees |
title |
Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais |
spellingShingle |
Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais Ostermann, Fernanda Ensino superior : Pos-graduacao : Brasil Mestrado profissional Science and math teaching Professional master s degree Development and research |
title_short |
Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais |
title_full |
Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais |
title_fullStr |
Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais |
title_full_unstemmed |
Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais |
title_sort |
Projetos de desenvolvimento e de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática : uma reflexão sobre mestrados profissionais |
author |
Ostermann, Fernanda |
author_facet |
Ostermann, Fernanda Santos, Flavia Rezende Valle dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Flavia Rezende Valle dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ostermann, Fernanda Santos, Flavia Rezende Valle dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior : Pos-graduacao : Brasil Mestrado profissional |
topic |
Ensino superior : Pos-graduacao : Brasil Mestrado profissional Science and math teaching Professional master s degree Development and research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science and math teaching Professional master s degree Development and research |
description |
Neste artigo discutimos os cursos de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, modalidade de mestrado amplamente apoiada pela Capes nas mais diversas áreas. Tal política teve significativo impacto na área de Ensino de Ciências e Matemática, na qual, hoje, constatamos um maior número de cursos profissionais do que de mestrados acadêmicos. No entanto, reflexões sobre a natureza dos cursos de mestrado profissional em ensino e sobre o seu possível impacto na sociedade brasileira é uma questão ainda ausente da produção acadêmica das áreas de Educação e Educação em Ciências, restringindo-se, até agora, à Revista Brasileira da Pós-Graduação (publicada pela CAPES). Interessa- nos, neste trabalho, fomentar a discussão acerca da natureza das dissertações desenvolvidas nos cursos de mestrado profissional em ensino e sua relação com projetos de desenvolvimento e de pesquisa. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-04T01:52:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/85272 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1677-2334 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000703427 |
identifier_str_mv |
1677-2334 000703427 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/85272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 26, no. 1 (abr. 2009), p. 66-80 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/1/000703427.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/2/000703427.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/85272/3/000703427.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ee424e0ff410c97ab0a29ee62fb1427b 92a2c38675d7afcb3bd6d180bc9bf483 cca280e2f39b187b7c081f7fda8cad29 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487216924655616 |