Educação e inclusão digital em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaques, Bárbara Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/250943
Resumo: O presente estudo trata de uma pesquisa sociológica sobre a inclusão digital nas escolas da rede pública no contexto da pandemia do covid-19. Este estudo buscou compreender as desigualdades educacionais existentes, em que a escola se coloca como uma instituição que reproduz tais desigualdades, evidenciado na exclusão digital exposta no ensino público. Este trabalho tenta identificar os principais desafios enfrentados e ainda por enfrentar na efetiva inclusão digital no meio educacional. Através de uma análise qualitativa sobre os relatos de vivências dos professores da rede pública, mostra-se presente uma agenda urgente que pense em uma escola menos analógica que consiga inserir seus alunos em uma sociedade em que o digital é o novo normal.
id UFRGS-2_0d4757c7ffc4beca8f7ce5f6c448f642
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250943
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jaques, Bárbara OliveiraSilva, Rosimeri Aquino da2022-11-10T04:50:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/250943001153323O presente estudo trata de uma pesquisa sociológica sobre a inclusão digital nas escolas da rede pública no contexto da pandemia do covid-19. Este estudo buscou compreender as desigualdades educacionais existentes, em que a escola se coloca como uma instituição que reproduz tais desigualdades, evidenciado na exclusão digital exposta no ensino público. Este trabalho tenta identificar os principais desafios enfrentados e ainda por enfrentar na efetiva inclusão digital no meio educacional. Através de uma análise qualitativa sobre os relatos de vivências dos professores da rede pública, mostra-se presente uma agenda urgente que pense em uma escola menos analógica que consiga inserir seus alunos em uma sociedade em que o digital é o novo normal.The present study is sociological research about digital inclusion in the public schools in the context of the covid-19 pandemic. This study sought to understand the educacional inequalities, where the school is placed as an institution that reproduces such inequalities, evidenced in the digital exclusion seen in the public education. This work tries to identify the main challenges faced and still to be faced in the effective digital inclusion in the educational enviroment. Through a qualitative analysis of the reports of public-school teachers about their experiences, it’s presented an urgent agenda that thinks of a less analogical school that can insert its students into a society where digital is the new normal.application/pdfporInclusão digitalDesigualdadeLetramento digitalEnsino a distânciaSchool inequalityEducationDigital inclusionDigital literacyEducação e inclusão digital em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153323.pdf.txt001153323.pdf.txtExtracted Texttext/plain67104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250943/2/001153323.pdf.txt66bfb4d8598e9d7c4fcd3d0c6e5c4eb2MD52ORIGINAL001153323.pdfTexto completoapplication/pdf638949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250943/1/001153323.pdf50fd5b2719dfaaa3abec83f2cdfb11eeMD5110183/2509432022-11-11 05:47:51.999082oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-11T07:47:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e inclusão digital em tempos de pandemia
title Educação e inclusão digital em tempos de pandemia
spellingShingle Educação e inclusão digital em tempos de pandemia
Jaques, Bárbara Oliveira
Inclusão digital
Desigualdade
Letramento digital
Ensino a distância
School inequality
Education
Digital inclusion
Digital literacy
title_short Educação e inclusão digital em tempos de pandemia
title_full Educação e inclusão digital em tempos de pandemia
title_fullStr Educação e inclusão digital em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Educação e inclusão digital em tempos de pandemia
title_sort Educação e inclusão digital em tempos de pandemia
author Jaques, Bárbara Oliveira
author_facet Jaques, Bárbara Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jaques, Bárbara Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Desigualdade
Letramento digital
Ensino a distância
topic Inclusão digital
Desigualdade
Letramento digital
Ensino a distância
School inequality
Education
Digital inclusion
Digital literacy
dc.subject.eng.fl_str_mv School inequality
Education
Digital inclusion
Digital literacy
description O presente estudo trata de uma pesquisa sociológica sobre a inclusão digital nas escolas da rede pública no contexto da pandemia do covid-19. Este estudo buscou compreender as desigualdades educacionais existentes, em que a escola se coloca como uma instituição que reproduz tais desigualdades, evidenciado na exclusão digital exposta no ensino público. Este trabalho tenta identificar os principais desafios enfrentados e ainda por enfrentar na efetiva inclusão digital no meio educacional. Através de uma análise qualitativa sobre os relatos de vivências dos professores da rede pública, mostra-se presente uma agenda urgente que pense em uma escola menos analógica que consiga inserir seus alunos em uma sociedade em que o digital é o novo normal.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-10T04:50:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/250943
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153323
url http://hdl.handle.net/10183/250943
identifier_str_mv 001153323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250943/2/001153323.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250943/1/001153323.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 66bfb4d8598e9d7c4fcd3d0c6e5c4eb2
50fd5b2719dfaaa3abec83f2cdfb11ee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224644193157120