Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Carolina Lopes
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Cogo, Ana Luisa Petersen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/23570
Resumo: Este estudo objetiva caracterizar o conhecimento e a utilização de recursos computacionais por parte de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. A investigação, de caráter quantitativo, foi constituída por 123 acadêmicos de enfermagem (45 da 1ª etapa do curso, 35 da 5ª etapa e 43 da 9ª etapa). Os dados foram processados no software software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) e aplicado o teste de significância de qui-quadrado de Pearson com nível de significância em p ≤ 0,05. Os acadêmicos consideraram básico e intermediário o nível de seu conhecimento de informática, adquirido predominantemente auto-aprendizagem, não ocorrendo elevação significativa deste conhecimento ao longo do curso.
id UFRGS-2_0e859eeb3344822be3ca34522dd3511d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23570
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Severo, Carolina LopesCogo, Ana Luisa Petersen2010-06-08T04:18:15Z20060102-6933http://hdl.handle.net/10183/23570000589337Este estudo objetiva caracterizar o conhecimento e a utilização de recursos computacionais por parte de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. A investigação, de caráter quantitativo, foi constituída por 123 acadêmicos de enfermagem (45 da 1ª etapa do curso, 35 da 5ª etapa e 43 da 9ª etapa). Os dados foram processados no software software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) e aplicado o teste de significância de qui-quadrado de Pearson com nível de significância em p ≤ 0,05. Os acadêmicos consideraram básico e intermediário o nível de seu conhecimento de informática, adquirido predominantemente auto-aprendizagem, não ocorrendo elevação significativa deste conhecimento ao longo do curso.The objective of the present study was to characterize the knowledge and use of computational resources by nursing undergraduates of a public university. A quantitative study was conducted with 123 nursing students (45 in the 1st term of the course, 35 in the 5th term, and 43 in the 9th term). Data were processed using the software package Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®), and Pearson’s chi-square test was applied with a significance level of p £ 0,05. Results showed that students considered that their knowledge on information technology informatics was basic and intermediary, that it was acquired mostly by self-teaching, and that it had not significantly improved during the course.El objetivo de este estudio fue caracterizar el conocimiento y la utilización de recursos computacionales por parte de académicos de Enfermería de una universidad pública. La investigación, de carácter cuantitativo, se constituyó de 123 académicos de Enfermería (45 de la primera etapa de la carrera, 35 de la quinta etapa y 43 de la novena etapa). Los datos han sido procesados en el software software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®), y se aplicó la prueba de significancia del quicuadrado de Pearson, con nivel de significancia de p ≤ 0,05. Los académicos consideran básico o intermedio su conocimiento de informática, adquirido predominantemente por auto-aprendizaje, no ocurriendo elevación significativa de ese conocimiento a lo largo de la carrera.application/pdfporRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 27, n. 4 (dez. 2006), p. 516-523Educação em enfermagemTecnologia educacionalConhecimentos em informáticaEducationNursingEducational technologyComputer literacyEducación en enfermeríaConocimientos en informáticaAcesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionaisAcceso y conocimiento de los académicos de enfermería acerca de recursos computacionales Access and knowledge of nursing undergraduates on computational resources info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000589337.pdf000589337.pdfTexto completoapplication/pdf39853http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23570/1/000589337.pdf973d22b882ebf3e6d8899fe9cabb1247MD51TEXT000589337.pdf.txt000589337.pdf.txtExtracted Texttext/plain32584http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23570/2/000589337.pdf.txt4497b269116f4adf2a29242a0a1b8bc4MD52THUMBNAIL000589337.pdf.jpg000589337.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1589http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23570/3/000589337.pdf.jpgc069d3873b0d729509a011a618531d3aMD5310183/235702018-10-18 08:45:51.123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/23570Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:45:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Acceso y conocimiento de los académicos de enfermería acerca de recursos computacionales
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Access and knowledge of nursing undergraduates on computational resources
title Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais
spellingShingle Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais
Severo, Carolina Lopes
Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Conhecimentos em informática
Education
Nursing
Educational technology
Computer literacy
Educación en enfermería
Conocimientos en informática
title_short Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais
title_full Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais
title_fullStr Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais
title_full_unstemmed Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais
title_sort Acesso e conhecimento dos acadêmicos de Enfermagem acerca de recursos computacionais
author Severo, Carolina Lopes
author_facet Severo, Carolina Lopes
Cogo, Ana Luisa Petersen
author_role author
author2 Cogo, Ana Luisa Petersen
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Carolina Lopes
Cogo, Ana Luisa Petersen
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Conhecimentos em informática
topic Educação em enfermagem
Tecnologia educacional
Conhecimentos em informática
Education
Nursing
Educational technology
Computer literacy
Educación en enfermería
Conocimientos en informática
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Nursing
Educational technology
Computer literacy
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación en enfermería
Conocimientos en informática
description Este estudo objetiva caracterizar o conhecimento e a utilização de recursos computacionais por parte de acadêmicos de enfermagem de uma universidade pública. A investigação, de caráter quantitativo, foi constituída por 123 acadêmicos de enfermagem (45 da 1ª etapa do curso, 35 da 5ª etapa e 43 da 9ª etapa). Os dados foram processados no software software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) e aplicado o teste de significância de qui-quadrado de Pearson com nível de significância em p ≤ 0,05. Os acadêmicos consideraram básico e intermediário o nível de seu conhecimento de informática, adquirido predominantemente auto-aprendizagem, não ocorrendo elevação significativa deste conhecimento ao longo do curso.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-06-08T04:18:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/23570
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-6933
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000589337
identifier_str_mv 0102-6933
000589337
url http://hdl.handle.net/10183/23570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 27, n. 4 (dez. 2006), p. 516-523
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23570/1/000589337.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23570/2/000589337.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/23570/3/000589337.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 973d22b882ebf3e6d8899fe9cabb1247
4497b269116f4adf2a29242a0a1b8bc4
c069d3873b0d729509a011a618531d3a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224719739912192