A atenção, a infância e os contextos educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/177617 |
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de analisar o conceito de atenção e suas conexões com o campo educacional. Investese na compreensão desse conceito, buscando-se identificar a tendência à simplificação encontrada no discurso que anuncia a desatenção como referência para se pensar a criança e os processos escolares. Toma-se como dispositivo fundamental para esta construção argumentativa o campo histórico, pois são muitas as possibilidades de significados dados às palavras evidenciadas no campo do viver, nas relações estabelecidas nos discursos e na sua existência manifesta. A partir do pensamento de Foucault, o texto apresenta a síntese de um processo de pesquisa sobre a temática e coloca em evidência pistas de um investimento nos processos de ressignificação da atenção. Busca-se ainda problematizar a ênfase dada à desatenção e os processos de medicalização do viver. |
id |
UFRGS-2_0f8b3405d06c444029ee120b97efa028 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177617 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Claudia Rodrigues deBaptista, Cláudio Roberto2018-05-05T03:17:13Z20170102-7182http://hdl.handle.net/10183/177617001059133Este artigo tem o objetivo de analisar o conceito de atenção e suas conexões com o campo educacional. Investese na compreensão desse conceito, buscando-se identificar a tendência à simplificação encontrada no discurso que anuncia a desatenção como referência para se pensar a criança e os processos escolares. Toma-se como dispositivo fundamental para esta construção argumentativa o campo histórico, pois são muitas as possibilidades de significados dados às palavras evidenciadas no campo do viver, nas relações estabelecidas nos discursos e na sua existência manifesta. A partir do pensamento de Foucault, o texto apresenta a síntese de um processo de pesquisa sobre a temática e coloca em evidência pistas de um investimento nos processos de ressignificação da atenção. Busca-se ainda problematizar a ênfase dada à desatenção e os processos de medicalização do viver.This article is aimed at analyzing the concept of attention and its connections to the educational field. We invest on the understanding of this concept, seeking to identify the simplification trend that is present in the discourse regarding lack of attention as a reference to reflect on children and school processes. The historical field was chosen as the fundamental device for this argumentative framework because there are several possibilities of meanings given to the words that are emphasized in everyday life, in the relations established in the discourses and in its manifested existence. From Foucault’s thought, the text presents a synthesis of a research process on the theme and highlights an investment in the process of redefining the meaning of attention. We also seek to problematize the emphasis on lack of attention and the medicalization of daily living.Este artículo tiene el objetivo de analizar el concepto de atención y sus conexiones con el ámbito educativo. En la comprensión de este concepto, se busca identificar tendencias en la simplificación encontrada en el discurso que enuncia la desatención como referencia para pensarse al niño y los procesos escolares. Se toma como dispositivo fundamental para esta construcción argumentativa, el campo histórico, pues son múltiples las posibilidades de significados dados a las palabras evidenciadas en las experiencias cotidianas, las relaciones establecidas en los discursos y en la existencia manifiesta de las mismas. A partir del pensamiento de Foucault, el texto presenta la síntesis de un proceso de investigación sobre el tema y procura visibilizar los procesos de resignificación de la atención. Aun se busca problematizar el énfasis otorgado a la desatención y los procesos de medicación de las experiencias cotidianas.application/pdfporPsicologia & sociedade. Vol. 29, (2017), p. 1-9.Déficit de atençãoNeurologia infantilAttentionLack of attentionInventionADHDAtenciónDesatenciónInvenciónTDAHA atenção, a infância e os contextos educacionaisAtención, infancia y contextos educativos Attention, childhood and educational contexts info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059133.pdf001059133.pdfTexto completoapplication/pdf301971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177617/1/001059133.pdf932d853e555f5a45762c72c469e16a54MD51TEXT001059133.pdf.txt001059133.pdf.txtExtracted Texttext/plain47010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177617/2/001059133.pdf.txt34e8d7399ce866f3236316f2b561a692MD5210183/1776172021-12-06 05:40:52.044372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177617Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A atenção, a infância e os contextos educacionais |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Atención, infancia y contextos educativos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Attention, childhood and educational contexts |
title |
A atenção, a infância e os contextos educacionais |
spellingShingle |
A atenção, a infância e os contextos educacionais Freitas, Claudia Rodrigues de Déficit de atenção Neurologia infantil Attention Lack of attention Invention ADHD Atención Desatención Invención TDAH |
title_short |
A atenção, a infância e os contextos educacionais |
title_full |
A atenção, a infância e os contextos educacionais |
title_fullStr |
A atenção, a infância e os contextos educacionais |
title_full_unstemmed |
A atenção, a infância e os contextos educacionais |
title_sort |
A atenção, a infância e os contextos educacionais |
author |
Freitas, Claudia Rodrigues de |
author_facet |
Freitas, Claudia Rodrigues de Baptista, Cláudio Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Baptista, Cláudio Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Claudia Rodrigues de Baptista, Cláudio Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Déficit de atenção Neurologia infantil |
topic |
Déficit de atenção Neurologia infantil Attention Lack of attention Invention ADHD Atención Desatención Invención TDAH |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Attention Lack of attention Invention ADHD |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Atención Desatención Invención TDAH |
description |
Este artigo tem o objetivo de analisar o conceito de atenção e suas conexões com o campo educacional. Investese na compreensão desse conceito, buscando-se identificar a tendência à simplificação encontrada no discurso que anuncia a desatenção como referência para se pensar a criança e os processos escolares. Toma-se como dispositivo fundamental para esta construção argumentativa o campo histórico, pois são muitas as possibilidades de significados dados às palavras evidenciadas no campo do viver, nas relações estabelecidas nos discursos e na sua existência manifesta. A partir do pensamento de Foucault, o texto apresenta a síntese de um processo de pesquisa sobre a temática e coloca em evidência pistas de um investimento nos processos de ressignificação da atenção. Busca-se ainda problematizar a ênfase dada à desatenção e os processos de medicalização do viver. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-05T03:17:13Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/177617 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-7182 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001059133 |
identifier_str_mv |
0102-7182 001059133 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/177617 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia & sociedade. Vol. 29, (2017), p. 1-9. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177617/1/001059133.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177617/2/001059133.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
932d853e555f5a45762c72c469e16a54 34e8d7399ce866f3236316f2b561a692 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792790370951626752 |