A atenção, a infância e os contextos educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Claudia Rodrigues de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Baptista, Cláudio Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177617
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar o conceito de atenção e suas conexões com o campo educacional. Investese na compreensão desse conceito, buscando-se identificar a tendência à simplificação encontrada no discurso que anuncia a desatenção como referência para se pensar a criança e os processos escolares. Toma-se como dispositivo fundamental para esta construção argumentativa o campo histórico, pois são muitas as possibilidades de significados dados às palavras evidenciadas no campo do viver, nas relações estabelecidas nos discursos e na sua existência manifesta. A partir do pensamento de Foucault, o texto apresenta a síntese de um processo de pesquisa sobre a temática e coloca em evidência pistas de um investimento nos processos de ressignificação da atenção. Busca-se ainda problematizar a ênfase dada à desatenção e os processos de medicalização do viver.
id UFRGS-2_0f8b3405d06c444029ee120b97efa028
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177617
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Claudia Rodrigues deBaptista, Cláudio Roberto2018-05-05T03:17:13Z20170102-7182http://hdl.handle.net/10183/177617001059133Este artigo tem o objetivo de analisar o conceito de atenção e suas conexões com o campo educacional. Investese na compreensão desse conceito, buscando-se identificar a tendência à simplificação encontrada no discurso que anuncia a desatenção como referência para se pensar a criança e os processos escolares. Toma-se como dispositivo fundamental para esta construção argumentativa o campo histórico, pois são muitas as possibilidades de significados dados às palavras evidenciadas no campo do viver, nas relações estabelecidas nos discursos e na sua existência manifesta. A partir do pensamento de Foucault, o texto apresenta a síntese de um processo de pesquisa sobre a temática e coloca em evidência pistas de um investimento nos processos de ressignificação da atenção. Busca-se ainda problematizar a ênfase dada à desatenção e os processos de medicalização do viver.This article is aimed at analyzing the concept of attention and its connections to the educational field. We invest on the understanding of this concept, seeking to identify the simplification trend that is present in the discourse regarding lack of attention as a reference to reflect on children and school processes. The historical field was chosen as the fundamental device for this argumentative framework because there are several possibilities of meanings given to the words that are emphasized in everyday life, in the relations established in the discourses and in its manifested existence. From Foucault’s thought, the text presents a synthesis of a research process on the theme and highlights an investment in the process of redefining the meaning of attention. We also seek to problematize the emphasis on lack of attention and the medicalization of daily living.Este artículo tiene el objetivo de analizar el concepto de atención y sus conexiones con el ámbito educativo. En la comprensión de este concepto, se busca identificar tendencias en la simplificación encontrada en el discurso que enuncia la desatención como referencia para pensarse al niño y los procesos escolares. Se toma como dispositivo fundamental para esta construcción argumentativa, el campo histórico, pues son múltiples las posibilidades de significados dados a las palabras evidenciadas en las experiencias cotidianas, las relaciones establecidas en los discursos y en la existencia manifiesta de las mismas. A partir del pensamiento de Foucault, el texto presenta la síntesis de un proceso de investigación sobre el tema y procura visibilizar los procesos de resignificación de la atención. Aun se busca problematizar el énfasis otorgado a la desatención y los procesos de medicación de las experiencias cotidianas.application/pdfporPsicologia & sociedade. Vol. 29, (2017), p. 1-9.Déficit de atençãoNeurologia infantilAttentionLack of attentionInventionADHDAtenciónDesatenciónInvenciónTDAHA atenção, a infância e os contextos educacionaisAtención, infancia y contextos educativos Attention, childhood and educational contexts info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059133.pdf001059133.pdfTexto completoapplication/pdf301971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177617/1/001059133.pdf932d853e555f5a45762c72c469e16a54MD51TEXT001059133.pdf.txt001059133.pdf.txtExtracted Texttext/plain47010http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177617/2/001059133.pdf.txt34e8d7399ce866f3236316f2b561a692MD5210183/1776172021-12-06 05:40:52.044372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177617Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:40:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A atenção, a infância e os contextos educacionais
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Atención, infancia y contextos educativos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Attention, childhood and educational contexts
title A atenção, a infância e os contextos educacionais
spellingShingle A atenção, a infância e os contextos educacionais
Freitas, Claudia Rodrigues de
Déficit de atenção
Neurologia infantil
Attention
Lack of attention
Invention
ADHD
Atención
Desatención
Invención
TDAH
title_short A atenção, a infância e os contextos educacionais
title_full A atenção, a infância e os contextos educacionais
title_fullStr A atenção, a infância e os contextos educacionais
title_full_unstemmed A atenção, a infância e os contextos educacionais
title_sort A atenção, a infância e os contextos educacionais
author Freitas, Claudia Rodrigues de
author_facet Freitas, Claudia Rodrigues de
Baptista, Cláudio Roberto
author_role author
author2 Baptista, Cláudio Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Claudia Rodrigues de
Baptista, Cláudio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Déficit de atenção
Neurologia infantil
topic Déficit de atenção
Neurologia infantil
Attention
Lack of attention
Invention
ADHD
Atención
Desatención
Invención
TDAH
dc.subject.eng.fl_str_mv Attention
Lack of attention
Invention
ADHD
dc.subject.spa.fl_str_mv Atención
Desatención
Invención
TDAH
description Este artigo tem o objetivo de analisar o conceito de atenção e suas conexões com o campo educacional. Investese na compreensão desse conceito, buscando-se identificar a tendência à simplificação encontrada no discurso que anuncia a desatenção como referência para se pensar a criança e os processos escolares. Toma-se como dispositivo fundamental para esta construção argumentativa o campo histórico, pois são muitas as possibilidades de significados dados às palavras evidenciadas no campo do viver, nas relações estabelecidas nos discursos e na sua existência manifesta. A partir do pensamento de Foucault, o texto apresenta a síntese de um processo de pesquisa sobre a temática e coloca em evidência pistas de um investimento nos processos de ressignificação da atenção. Busca-se ainda problematizar a ênfase dada à desatenção e os processos de medicalização do viver.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-05T03:17:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/177617
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-7182
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059133
identifier_str_mv 0102-7182
001059133
url http://hdl.handle.net/10183/177617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Psicologia & sociedade. Vol. 29, (2017), p. 1-9.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177617/1/001059133.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177617/2/001059133.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 932d853e555f5a45762c72c469e16a54
34e8d7399ce866f3236316f2b561a692
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792790370951626752