PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Leiliane de Vargas
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/96799
Resumo: O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Governo Federal, distribui obras literárias ou didáticas voltadas aos estudantes e de apoio pedagógico direcionadas à formação continuada dos professores. O PNBE do Professor 2010 foi o foco deste trabalho. Segundo dados do MEC/FNDE as obras são distribuídas em kits compostos por livros de todas as áreas de conhecimento da Educação Básica. Neste estudo, concentramos nossas atenções nos livros pertencentes ao acervo do professor, dedicados às áreas de Ciências e Biologia. Buscamos verificar se as escolas e os professores têm conhecimento deste programa e se os docentes fazem uso deste material complementar para o planejamento e a preparação de suas aulas. O processo de investigação, de cunho qualitativo, foi realizado por meio de entrevistas com os responsáveis pelas bibliotecas escolares e com os professores de Ciências ou Biologia de sete Escolas Públicas Estaduais. Para a análise do acervo, utilizou-se a metodologia de análise documental. Constatou-se que a maioria das escolas desconhecia a coleção PNBE – Professor 2010; também verificou-se a inexistência de um profissional com qualificação para atuar na biblioteca das escolas. Em relação aos docentes, dos 7 entrevistados 6 desconheciam por completo a existência deste acervo e dos livros nas bibliotecas das escolas. Em relação ao acervo, embora os livros apresentem riqueza pedagógica, nem todos são atrativos, o que pode afastar o professor de sua busca e posterior leitura. Finalizando, entendemos que estratégias precisam ser criadas para auxiliar na divulgação do programa dentro das escolas, possibilitando a formação continuada do professor e melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
id UFRGS-2_0f8c06e7dc1ddfef9625fd915d916f8f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96799
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Leiliane de VargasKindel, Eunice Aita Isaia2014-06-21T02:07:25Z2013http://hdl.handle.net/10183/96799000919332O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Governo Federal, distribui obras literárias ou didáticas voltadas aos estudantes e de apoio pedagógico direcionadas à formação continuada dos professores. O PNBE do Professor 2010 foi o foco deste trabalho. Segundo dados do MEC/FNDE as obras são distribuídas em kits compostos por livros de todas as áreas de conhecimento da Educação Básica. Neste estudo, concentramos nossas atenções nos livros pertencentes ao acervo do professor, dedicados às áreas de Ciências e Biologia. Buscamos verificar se as escolas e os professores têm conhecimento deste programa e se os docentes fazem uso deste material complementar para o planejamento e a preparação de suas aulas. O processo de investigação, de cunho qualitativo, foi realizado por meio de entrevistas com os responsáveis pelas bibliotecas escolares e com os professores de Ciências ou Biologia de sete Escolas Públicas Estaduais. Para a análise do acervo, utilizou-se a metodologia de análise documental. Constatou-se que a maioria das escolas desconhecia a coleção PNBE – Professor 2010; também verificou-se a inexistência de um profissional com qualificação para atuar na biblioteca das escolas. Em relação aos docentes, dos 7 entrevistados 6 desconheciam por completo a existência deste acervo e dos livros nas bibliotecas das escolas. Em relação ao acervo, embora os livros apresentem riqueza pedagógica, nem todos são atrativos, o que pode afastar o professor de sua busca e posterior leitura. Finalizando, entendemos que estratégias precisam ser criadas para auxiliar na divulgação do programa dentro das escolas, possibilitando a formação continuada do professor e melhorias no processo de ensino-aprendizagem.The National School Library Program (PNBE), implemented by the Brazilian Federal government, distributes works of literature or textbooks for students, and pedagogical support books for the continuous training of teachers. The Teacher’s PNBE of 2010 was the focus of this work. According to MEC/FNDE’s data, the books are distributed in kits consisting of works from all areas of Basic Education knowledge. In this study, we focused our attention on the books belonging to the teacher’s collection, dedicated to the areas of science and biology. We seek to verify if schools and teachers are aware of this program and if teachers make use of this supplementary material for planning and preparing their lessons. The process of research, of qualitative approach, was performed through interviews with those responsible for school libraries and teachers of Sciences or Biology in seven public schools. For the analysis of the collection, we used the methodology of document analysis. It was found that most schools were unaware of the PNBE Teacher 2010 collection, and that there was not a professional qualified to work in the school library. In regard to teachers, 6 of 7 interviewees completely ignored the existence of this collection of books in libraries and schools. In regard to the collection, although the books present pedagogical richness, not all of them are attractive, what may deviate the teacher from searching it and later reading it. Finally, we believe that strategies need to be created to assist in the dissemination of the program within schools, making continuous training of teachers and improvements in the teaching and learning process possible.application/pdfporPrograma Nacional Biblioteca da Escola.Educação continuadaProfessorTeacher’s PNBEScience and biology educationContinuous trainingPNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2013Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919332.pdf000919332.pdfTexto completoapplication/pdf438452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/1/000919332.pdf08f8ab805344759cb7d0ff63ea32ee79MD51TEXT000919332.pdf.txt000919332.pdf.txtExtracted Texttext/plain33837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/2/000919332.pdf.txtca501bf9c5aa64f325e88364613a5bceMD52THUMBNAIL000919332.pdf.jpg000919332.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/3/000919332.pdf.jpgb3045f3223967310d0e3ae9ff433be7eMD5310183/967992018-10-18 08:32:08.458oai:www.lume.ufrgs.br:10183/96799Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T11:32:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?
title PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?
spellingShingle PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?
Carvalho, Leiliane de Vargas
Programa Nacional Biblioteca da Escola.
Educação continuada
Professor
Teacher’s PNBE
Science and biology education
Continuous training
title_short PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?
title_full PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?
title_fullStr PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?
title_full_unstemmed PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?
title_sort PNBE do Professor : um instrumento pedagógico para o incremento das aulas de Ciências e Biologia?
author Carvalho, Leiliane de Vargas
author_facet Carvalho, Leiliane de Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Leiliane de Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
contributor_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional Biblioteca da Escola.
Educação continuada
Professor
topic Programa Nacional Biblioteca da Escola.
Educação continuada
Professor
Teacher’s PNBE
Science and biology education
Continuous training
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher’s PNBE
Science and biology education
Continuous training
description O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), do Governo Federal, distribui obras literárias ou didáticas voltadas aos estudantes e de apoio pedagógico direcionadas à formação continuada dos professores. O PNBE do Professor 2010 foi o foco deste trabalho. Segundo dados do MEC/FNDE as obras são distribuídas em kits compostos por livros de todas as áreas de conhecimento da Educação Básica. Neste estudo, concentramos nossas atenções nos livros pertencentes ao acervo do professor, dedicados às áreas de Ciências e Biologia. Buscamos verificar se as escolas e os professores têm conhecimento deste programa e se os docentes fazem uso deste material complementar para o planejamento e a preparação de suas aulas. O processo de investigação, de cunho qualitativo, foi realizado por meio de entrevistas com os responsáveis pelas bibliotecas escolares e com os professores de Ciências ou Biologia de sete Escolas Públicas Estaduais. Para a análise do acervo, utilizou-se a metodologia de análise documental. Constatou-se que a maioria das escolas desconhecia a coleção PNBE – Professor 2010; também verificou-se a inexistência de um profissional com qualificação para atuar na biblioteca das escolas. Em relação aos docentes, dos 7 entrevistados 6 desconheciam por completo a existência deste acervo e dos livros nas bibliotecas das escolas. Em relação ao acervo, embora os livros apresentem riqueza pedagógica, nem todos são atrativos, o que pode afastar o professor de sua busca e posterior leitura. Finalizando, entendemos que estratégias precisam ser criadas para auxiliar na divulgação do programa dentro das escolas, possibilitando a formação continuada do professor e melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-21T02:07:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/96799
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919332
url http://hdl.handle.net/10183/96799
identifier_str_mv 000919332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/1/000919332.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/2/000919332.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/96799/3/000919332.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 08f8ab805344759cb7d0ff63ea32ee79
ca501bf9c5aa64f325e88364613a5bce
b3045f3223967310d0e3ae9ff433be7e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224467363397632