Laboratório de matemática: a contribuição dos jogos associados às novas tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Elisabete Bonatto Da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102704
Resumo: Este trabalho procura mostrar a importância e a contribuição dos laboratórios de matemática, o uso de materiais pedagógicos e os jogos digitais como uma metodologia inovadora na aprendizagem da matemática. Mostra os materiais manipuláveis e jogos utilizados, além dos benefícios e das dificuldades encontradas por professores e alunos, na utilização dos materiais e do laboratório. Busca também, verificar qual o papel do professor e dos alunos frente aos jogos na sala do laboratório de informática/matemática. Para estudar essas questões; os jogos e os laboratórios foram historicamente relacionados com as tendências pedagógicas conhecidas. Realizou-se após uma pesquisa com 25 professores, 5 coordenadores pedagógicos e com 50 alunos. Também foram observadas nas escolas quando os alunos utilizavam os jogos na sala de informática e trabalhavam com os materiais manipuláveis no laboratório/sala de matemática. Após a coleta de dados, as respostas foram analisadas e fundamentadas teoricamente em autores como: Mello e Souza ( 1957 ), Tahan ( 1961 ), Lorenzatto ( 1983 ), Wolff ( 1996 ), Dante ( 2000 ), Lara ( 2003 ), entre outros. A intenção desse trabalho é traçar uma visão geral do funcionamento dos laboratórios de matemática/informática e como são usados os jogos digitais nas escolas; para oferecer subsídio como referencial àqueles que se interessarem por laboratórios e jogos.
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