Currículos integrados e as competências construídas por estudantes de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lamers, Juliana Maciel de Souza, Bitencourt, Fernando Valentim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115743
Resumo: Este estudo analisa as competências adquiridas por estudantes de Odontologia em um modelo curricular integrado, ao longo de sua trajetória acadêmica. Utilizou dados quanti-qualitativos e o campo de investigação foi o curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.O corpus de análise foi definido por meio da análise documental e das respostas de um questionário semiestruturado. Para a análise dos dados quantitativos foram calculadas as distribuições de frequência das variáveis investigadas. Já os qualitativos foram interpretados, seguindo o método da análise de conteúdo, considerando-se os conceitos de competências técnicas e transversais. Participaram do estudo 360 estudantes, do 1.º ao 5.º ano (88,5% do total de estudantes matriculados no curso). A maior parte estava constituída por mulheres, jovens, solteiros, sem filhos, do estado de origem da Universidade, que cursaram o ensino fundamental e médio em escola particular, cujos pais possuíam ensino superior completo e renda familiar mensal entre 6 a 10 salários mínimos. As competências técnicas foram as mais observadas pelos estudantes dos anos iniciais do curso, sendo associadas às competências transversais a partir do início das Clínicas Integradas (3.º ano) e nos semestres finais da formação (período dos estágios). Para os estudantes que estavam concluindo o curso, as competências transversais foram as mais significativas para sua formação. As competências de hoje são provisórias e sujeitas a mudanças. Os currículos devem possibilitar essas mudanças, reconstruindo-se continuamente.
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spelling Toassi, Ramona Fernanda CeriottiLamers, Juliana Maciel de SouzaBitencourt, Fernando Valentim2015-05-01T01:58:16Z20151022-6508http://hdl.handle.net/10183/115743000951687Este estudo analisa as competências adquiridas por estudantes de Odontologia em um modelo curricular integrado, ao longo de sua trajetória acadêmica. Utilizou dados quanti-qualitativos e o campo de investigação foi o curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.O corpus de análise foi definido por meio da análise documental e das respostas de um questionário semiestruturado. Para a análise dos dados quantitativos foram calculadas as distribuições de frequência das variáveis investigadas. Já os qualitativos foram interpretados, seguindo o método da análise de conteúdo, considerando-se os conceitos de competências técnicas e transversais. Participaram do estudo 360 estudantes, do 1.º ao 5.º ano (88,5% do total de estudantes matriculados no curso). A maior parte estava constituída por mulheres, jovens, solteiros, sem filhos, do estado de origem da Universidade, que cursaram o ensino fundamental e médio em escola particular, cujos pais possuíam ensino superior completo e renda familiar mensal entre 6 a 10 salários mínimos. As competências técnicas foram as mais observadas pelos estudantes dos anos iniciais do curso, sendo associadas às competências transversais a partir do início das Clínicas Integradas (3.º ano) e nos semestres finais da formação (período dos estágios). Para os estudantes que estavam concluindo o curso, as competências transversais foram as mais significativas para sua formação. As competências de hoje são provisórias e sujeitas a mudanças. Os currículos devem possibilitar essas mudanças, reconstruindo-se continuamente.This study analyses the competencies developed by undergraduate students of Dentistry in an integrated curriculum model, throughout his academic career. Used quantitative and qualitative data and field research was undergraduate degree in Dentistry from a traditional Federal University in southern Brazil. The corpus of analysis was defined through documentary analysis and responses to a semistructured questionnaire. For the analysis of quantitative data were calculated frequency distributions of the variables investigated (descriptive analysis). The qualitative were interpreted following the method of content analysis, considering the concepts of technical and soft competencies. 360 students from 1st to 5th year participated in the study (88.5% of all students). Most were women, young, single, childless, of the state of the University, attended elementary and secondary education in private school, his parents had high education level and privileged family income. Technical competencies were the most observed by students in the early years of the course, being associated with soft competencies from the beginning of Integrated Clinics and in the final semesters of training. For students who were completing the course, the soft competencies were the most significant for its formation. Competencies today are provisional and subject to change. Curricula must allow these changes, rebuilding itself continuously.application/pdfporRevista iberoamericana de educación. Madrid. Vol. 67, n. 1 especial (ene. 2015), p. 43-64Educação em odontologiaCurriculos : OdontologiaDental curriculumCompetency-based educationFederal University of Rio Grande do SulCurrículos integrados e as competências construídas por estudantes de odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do SulIntegrated curriculum and competencies developed by undergraduate students of dentistry of the Federal University of Rio Grande do Sul Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951687.pdf000951687.pdfTexto completoapplication/pdf349206http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115743/1/000951687.pdffbb72151ae2c9937dc2eea880a2642dfMD51TEXT000951687.pdf.txt000951687.pdf.txtExtracted Texttext/plain56482http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115743/2/000951687.pdf.txt0aec4a769126a52e1f449853f7adfed1MD52THUMBNAIL000951687.pdf.jpg000951687.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1790http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115743/3/000951687.pdf.jpg39fd8b945a1800c19f1efef2745a778cMD5310183/1157432019-03-09 02:36:00.532432oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115743Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-09T05:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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