Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Susani Luzia Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147093
Resumo: Sabe-se que muitas crianças em idade escolar apresentam dificuldades de aprendizagem, sobretudo na leitura. Déficits cognitivos não são a única causa da problemática, mas os fatores socioambientais também devem ser considerados. O presente estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno da ansiedade de leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa nos principais bancos de dados, onde foram selecionados e analisados seis artigos. Concluiu-se que é de extrema valia a produção científica acerca do tema, assim como o desenvolvimento de instrumentos de avaliação deste construto para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de crianças que apresentam a problemática.
id UFRGS-2_1140141bc183179940749036bf63e019
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147093
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Susani Luzia SilvaSalles, Jerusa Fumagalli de2016-08-11T02:16:05Z2016http://hdl.handle.net/10183/147093000998467Sabe-se que muitas crianças em idade escolar apresentam dificuldades de aprendizagem, sobretudo na leitura. Déficits cognitivos não são a única causa da problemática, mas os fatores socioambientais também devem ser considerados. O presente estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno da ansiedade de leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa nos principais bancos de dados, onde foram selecionados e analisados seis artigos. Concluiu-se que é de extrema valia a produção científica acerca do tema, assim como o desenvolvimento de instrumentos de avaliação deste construto para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de crianças que apresentam a problemática.It is known that many school-aged children have learning disabilities, especially in reading. Cognitive deficits are not the only cause of the problem and the social and environmental factors are also relevant. This study aims to conduct a literature review on reading anxiety. Therefore, we carried out a survey in key databases and six articles were selected and analyzed. It was concluded that research on this subject is extremely scientifically valuable, as well as the development of assessment tools of this construct to aid in the diagnosis and monitoring of children with the problem.application/pdfporAvaliação psicológicaLeituraReading anxietyLearning disabilitiesPsychological assessmentConsiderações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literaturaConsiderations about reading anxiety : a literature reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoCurso de Especialização em Avaliação Psicológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998467.pdf000998467.pdfTexto completoapplication/pdf516526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/1/000998467.pdf47b2db71d518d4e97b5fcbaec03ca31dMD51TEXT000998467.pdf.txt000998467.pdf.txtExtracted Texttext/plain32739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/2/000998467.pdf.txtc2db1178249d04750bbe63eaa5e4c7b3MD52THUMBNAIL000998467.pdf.jpg000998467.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/3/000998467.pdf.jpga8e92d0f30dfed59d414dcdedfa5eae8MD5310183/1470932018-10-29 08:32:25.263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147093Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:32:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Considerations about reading anxiety : a literature review
title Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura
spellingShingle Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura
Oliveira, Susani Luzia Silva
Avaliação psicológica
Leitura
Reading anxiety
Learning disabilities
Psychological assessment
title_short Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura
title_full Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura
title_fullStr Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura
title_full_unstemmed Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura
title_sort Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura
author Oliveira, Susani Luzia Silva
author_facet Oliveira, Susani Luzia Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Susani Luzia Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
contributor_str_mv Salles, Jerusa Fumagalli de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação psicológica
Leitura
topic Avaliação psicológica
Leitura
Reading anxiety
Learning disabilities
Psychological assessment
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading anxiety
Learning disabilities
Psychological assessment
description Sabe-se que muitas crianças em idade escolar apresentam dificuldades de aprendizagem, sobretudo na leitura. Déficits cognitivos não são a única causa da problemática, mas os fatores socioambientais também devem ser considerados. O presente estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno da ansiedade de leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa nos principais bancos de dados, onde foram selecionados e analisados seis artigos. Concluiu-se que é de extrema valia a produção científica acerca do tema, assim como o desenvolvimento de instrumentos de avaliação deste construto para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de crianças que apresentam a problemática.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-11T02:16:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147093
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000998467
url http://hdl.handle.net/10183/147093
identifier_str_mv 000998467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/1/000998467.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/2/000998467.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/3/000998467.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 47b2db71d518d4e97b5fcbaec03ca31d
c2db1178249d04750bbe63eaa5e4c7b3
a8e92d0f30dfed59d414dcdedfa5eae8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486850249162752