Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147093 |
Resumo: | Sabe-se que muitas crianças em idade escolar apresentam dificuldades de aprendizagem, sobretudo na leitura. Déficits cognitivos não são a única causa da problemática, mas os fatores socioambientais também devem ser considerados. O presente estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno da ansiedade de leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa nos principais bancos de dados, onde foram selecionados e analisados seis artigos. Concluiu-se que é de extrema valia a produção científica acerca do tema, assim como o desenvolvimento de instrumentos de avaliação deste construto para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de crianças que apresentam a problemática. |
id |
UFRGS-2_1140141bc183179940749036bf63e019 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147093 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Susani Luzia SilvaSalles, Jerusa Fumagalli de2016-08-11T02:16:05Z2016http://hdl.handle.net/10183/147093000998467Sabe-se que muitas crianças em idade escolar apresentam dificuldades de aprendizagem, sobretudo na leitura. Déficits cognitivos não são a única causa da problemática, mas os fatores socioambientais também devem ser considerados. O presente estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno da ansiedade de leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa nos principais bancos de dados, onde foram selecionados e analisados seis artigos. Concluiu-se que é de extrema valia a produção científica acerca do tema, assim como o desenvolvimento de instrumentos de avaliação deste construto para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de crianças que apresentam a problemática.It is known that many school-aged children have learning disabilities, especially in reading. Cognitive deficits are not the only cause of the problem and the social and environmental factors are also relevant. This study aims to conduct a literature review on reading anxiety. Therefore, we carried out a survey in key databases and six articles were selected and analyzed. It was concluded that research on this subject is extremely scientifically valuable, as well as the development of assessment tools of this construct to aid in the diagnosis and monitoring of children with the problem.application/pdfporAvaliação psicológicaLeituraReading anxietyLearning disabilitiesPsychological assessmentConsiderações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literaturaConsiderations about reading anxiety : a literature reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoCurso de Especialização em Avaliação Psicológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000998467.pdf000998467.pdfTexto completoapplication/pdf516526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/1/000998467.pdf47b2db71d518d4e97b5fcbaec03ca31dMD51TEXT000998467.pdf.txt000998467.pdf.txtExtracted Texttext/plain32739http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/2/000998467.pdf.txtc2db1178249d04750bbe63eaa5e4c7b3MD52THUMBNAIL000998467.pdf.jpg000998467.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/3/000998467.pdf.jpga8e92d0f30dfed59d414dcdedfa5eae8MD5310183/1470932018-10-29 08:32:25.263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147093Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:32:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Considerations about reading anxiety : a literature review |
title |
Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura |
spellingShingle |
Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura Oliveira, Susani Luzia Silva Avaliação psicológica Leitura Reading anxiety Learning disabilities Psychological assessment |
title_short |
Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura |
title_full |
Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura |
title_fullStr |
Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura |
title_sort |
Considerações acerca da ansiedade de leitura : uma revisão da literatura |
author |
Oliveira, Susani Luzia Silva |
author_facet |
Oliveira, Susani Luzia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Susani Luzia Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Salles, Jerusa Fumagalli de |
contributor_str_mv |
Salles, Jerusa Fumagalli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação psicológica Leitura |
topic |
Avaliação psicológica Leitura Reading anxiety Learning disabilities Psychological assessment |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading anxiety Learning disabilities Psychological assessment |
description |
Sabe-se que muitas crianças em idade escolar apresentam dificuldades de aprendizagem, sobretudo na leitura. Déficits cognitivos não são a única causa da problemática, mas os fatores socioambientais também devem ser considerados. O presente estudo tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o fenômeno da ansiedade de leitura. Para tanto, realizou-se uma pesquisa nos principais bancos de dados, onde foram selecionados e analisados seis artigos. Concluiu-se que é de extrema valia a produção científica acerca do tema, assim como o desenvolvimento de instrumentos de avaliação deste construto para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de crianças que apresentam a problemática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-11T02:16:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/147093 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000998467 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/147093 |
identifier_str_mv |
000998467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/1/000998467.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/2/000998467.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147093/3/000998467.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47b2db71d518d4e97b5fcbaec03ca31d c2db1178249d04750bbe63eaa5e4c7b3 a8e92d0f30dfed59d414dcdedfa5eae8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798486850249162752 |