Onde bebem os leões : estudo de referências em filmes vencedores do Cannes Lions Festival entre 2007 e 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, André Zambam de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rossini, Miriam de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/257189
Resumo: É da associação inusitada de contextos que surgem as ideias publicitárias consideradas criativas. Eco (2001) esclarece que o espectador frente a uma comunicação criativa se sente convidado a fruir e recompensado por compreender tal associação geradora de ambigüidade e somente decifrável pela posse de um conhecimento enciclopédico anterior. Este artigo aceita o desafio de identificar possíveis referências que desencadearam os processos criativos publicitários de uma amostra de quatro vencedores (Grand Prix eGold) da área Film do Cannes Lions Festival, o mais célebre festival no tocante à publicidade e criatividade. Pretende, pois, submetendo a amostra a comparações verbais e visual com prováveis inspirações, identificando em comerciais publicitários citaçõesde filmes, livros, músicas, tradições do design, obras de arte ou fatos históricos.
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