The Languages without Borders Program as a teacher education policy in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/237955 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de relatar parte de uma investigação conduzida no Núcleo de línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) de uma importante universidade pública do sul do Brasil. A investigação teve o objetivo de analisar as narrativas produzidas por três professores de inglês vinculados ao IsF, partindo-se da seguinte pergunta: Quais fatores mais contribuíram para sua formação dentro do IsF? Para a geração de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas através das quais os professores colaboradores eram encorajados a produzir narrativas sobre sua formação no contexto do IsF. Os resultados da análise dos relatos sugerem que os professores em formação devem se preparar para um trabalho sobre si próprios, de autorreflexão e de autoanálise, pois é impraticável separar dimensões pessoais e profissionais. As narrativas também apontam para a importância de programas de formação como o IsF, que coloquem o professor em pré-serviço já em sala de aula durante seus anos de graduação para que seu desenvolvimento profissional seja embasado em discussões de casos concretos nas quais haja uma articulação entre a teoria e a prática. |
id |
UFRGS-2_151efebb364eeae2d9744fd4217ae44c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237955 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Welp, Anamaria Kurtz de SouzaDidio, Álvaro Rutkoski2022-04-29T04:41:17Z20181983-3857http://hdl.handle.net/10183/237955001139757Este artigo tem o propósito de relatar parte de uma investigação conduzida no Núcleo de línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) de uma importante universidade pública do sul do Brasil. A investigação teve o objetivo de analisar as narrativas produzidas por três professores de inglês vinculados ao IsF, partindo-se da seguinte pergunta: Quais fatores mais contribuíram para sua formação dentro do IsF? Para a geração de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas através das quais os professores colaboradores eram encorajados a produzir narrativas sobre sua formação no contexto do IsF. Os resultados da análise dos relatos sugerem que os professores em formação devem se preparar para um trabalho sobre si próprios, de autorreflexão e de autoanálise, pois é impraticável separar dimensões pessoais e profissionais. As narrativas também apontam para a importância de programas de formação como o IsF, que coloquem o professor em pré-serviço já em sala de aula durante seus anos de graduação para que seu desenvolvimento profissional seja embasado em discussões de casos concretos nas quais haja uma articulação entre a teoria e a prática.This article aims to present part of an investigation conducted in the Language Center of the Languages Without Borders Program (LwB) of an important public university in the south of Brazil. The research had the objective of analyzing the narratives produced by three English teachers linked to the LwB, starting from the following question: What factors most contributed to your professional development within the LwB context? For the generation of the data, semi-structured interviews were conducted through which the three teachers were encouraged to produce narratives about their education in the LwB context. The results of the analysis of the teachers‟ accounts suggest that pre-service teachers should prepare themselves for self-reflection and self-analysis, as it is impracticable to separate personal and professional dimensions. The narrativesalso point to the importance programs such as LwB, which put pre-service teachers in the classroom during their undergraduate years so that their professional development is based on concrete case discussions that aim at articulating theory and practice.application/pdfengOlhares & trilhas. Uberlândia, MG. Vol. 20, n. 3 (2018), p. [13]-26Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)Formação de professoresEnsino de língua estrangeira (inglês)Teacher educationInternationalizationLanguages without BordersThe Languages without Borders Program as a teacher education policy in BrazilO Programa Idioma sem Fronteiras como política de educação do professor no Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139757.pdf.txt001139757.pdf.txtExtracted Texttext/plain33394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237955/2/001139757.pdf.txtfef450407d895bd5e58821822b6b26f2MD52ORIGINAL001139757.pdfTexto completo (inglês)application/pdf363776http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237955/1/001139757.pdf7847b6b6c7eedf5be4efaac72114045aMD5110183/2379552023-09-24 03:37:09.422262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237955Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-24T06:37:09Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
The Languages without Borders Program as a teacher education policy in Brazil |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
O Programa Idioma sem Fronteiras como política de educação do professor no Brasil |
title |
The Languages without Borders Program as a teacher education policy in Brazil |
spellingShingle |
The Languages without Borders Program as a teacher education policy in Brazil Welp, Anamaria Kurtz de Souza Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Formação de professores Ensino de língua estrangeira (inglês) Teacher education Internationalization Languages without Borders |
title_short |
The Languages without Borders Program as a teacher education policy in Brazil |
title_full |
The Languages without Borders Program as a teacher education policy in Brazil |
title_fullStr |
The Languages without Borders Program as a teacher education policy in Brazil |
title_full_unstemmed |
The Languages without Borders Program as a teacher education policy in Brazil |
title_sort |
The Languages without Borders Program as a teacher education policy in Brazil |
author |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza |
author_facet |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza Didio, Álvaro Rutkoski |
author_role |
author |
author2 |
Didio, Álvaro Rutkoski |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Welp, Anamaria Kurtz de Souza Didio, Álvaro Rutkoski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Formação de professores Ensino de língua estrangeira (inglês) |
topic |
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil) Formação de professores Ensino de língua estrangeira (inglês) Teacher education Internationalization Languages without Borders |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher education Internationalization Languages without Borders |
description |
Este artigo tem o propósito de relatar parte de uma investigação conduzida no Núcleo de línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) de uma importante universidade pública do sul do Brasil. A investigação teve o objetivo de analisar as narrativas produzidas por três professores de inglês vinculados ao IsF, partindo-se da seguinte pergunta: Quais fatores mais contribuíram para sua formação dentro do IsF? Para a geração de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas através das quais os professores colaboradores eram encorajados a produzir narrativas sobre sua formação no contexto do IsF. Os resultados da análise dos relatos sugerem que os professores em formação devem se preparar para um trabalho sobre si próprios, de autorreflexão e de autoanálise, pois é impraticável separar dimensões pessoais e profissionais. As narrativas também apontam para a importância de programas de formação como o IsF, que coloquem o professor em pré-serviço já em sala de aula durante seus anos de graduação para que seu desenvolvimento profissional seja embasado em discussões de casos concretos nas quais haja uma articulação entre a teoria e a prática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-29T04:41:17Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/237955 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1983-3857 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001139757 |
identifier_str_mv |
1983-3857 001139757 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/237955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Olhares & trilhas. Uberlândia, MG. Vol. 20, n. 3 (2018), p. [13]-26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237955/2/001139757.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237955/1/001139757.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fef450407d895bd5e58821822b6b26f2 7847b6b6c7eedf5be4efaac72114045a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487515169030144 |