Conveniência de serviços : apropriação e adaptação de uma escala de medida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Añaña, Edar da Silva
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Silva, Renata Gonçalves Santos, Nique, Walter Meucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193945
Resumo: O trabalho busca adequar a Escala de Conveniência de Serviços – Servcon (SEIDERS, VOSS, GODFREY, 2007) para uso no contexto brasileiro, mais especificamente no varejo de livre localização das cidades de porte médio. Assume, a priori, que as cinco dimensões utilizadas na escala original não são suficientes para representar a conveniência de serviços na realidade brasileira, por ignorar importantes fatores de (in)conveniência, como aqueles decorrentes da insegurança, da informalidade e da desorganização urbana. Após a etapa exploratória, feita por meio de grupo focal, foram colhidas duas amostras de respondentes, uma formada por 268 universitários e outra por 206 consumidores não acadêmicos. O trabalho acrescenta duas novas dimensões à Servcon original, cuja versão ampliada apresenta índices razoáveis de ajustamento geral, de confiabilidade e de variância extraída em todos os construtos. Os resultados evidenciam que fatores relacionados à segurança, à mobilidade e ao regramento da informalidade precisam ser incorporados ao estudo da conveniência, para adequá-la ao contexto brasileiro.
id UFRGS-2_1918699e76a1cfdaafd0ec0df66cd95d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193945
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Añaña, Edar da SilvaSilva, Renata Gonçalves SantosNique, Walter Meucci2019-05-08T02:34:20Z20110034-7590http://hdl.handle.net/10183/193945000795074O trabalho busca adequar a Escala de Conveniência de Serviços – Servcon (SEIDERS, VOSS, GODFREY, 2007) para uso no contexto brasileiro, mais especificamente no varejo de livre localização das cidades de porte médio. Assume, a priori, que as cinco dimensões utilizadas na escala original não são suficientes para representar a conveniência de serviços na realidade brasileira, por ignorar importantes fatores de (in)conveniência, como aqueles decorrentes da insegurança, da informalidade e da desorganização urbana. Após a etapa exploratória, feita por meio de grupo focal, foram colhidas duas amostras de respondentes, uma formada por 268 universitários e outra por 206 consumidores não acadêmicos. O trabalho acrescenta duas novas dimensões à Servcon original, cuja versão ampliada apresenta índices razoáveis de ajustamento geral, de confiabilidade e de variância extraída em todos os construtos. Os resultados evidenciam que fatores relacionados à segurança, à mobilidade e ao regramento da informalidade precisam ser incorporados ao estudo da conveniência, para adequá-la ao contexto brasileiro.The work seeks to fit the Service Convenience Scale - SERVCON (SEIDERS, VOSS and GODFREY, 2007), to the Brazilian retail reality, in particular to the free-stand location commerce. We Assume that the five dimensions identified in the original work are not broad enough to permit proper evaluation of service convenience in most of the Brazilian cities reality. The research involved a focus group to identify a wider set of variables and two surveys: the first one collected a sample of 268 undergraduate students and the second one surveyed 206 non academic customers. Two new dimensions were identified and added to the five original ones with acceptable levels of fit and validity. Results indicated that lack of security, barriers restricting customers’ mobility, and bad regulation of informality interfere in the convenience assessment and therefore must be included in the instrument.El trabajo busca adecuar la Escala de Conveniencia de Servicios – Servcon (SEIDERS, VOSS, GODFREY, 2007) para uso en el contexto brasileño, más específicamente en el comercio minorista de libre localización de las ciudades de porte medio. Asume, a priori, que las cinco dimensiones utilizadas en la escala original no son suficientes para representar la conveniencia de servicios en la realidad brasileña, por ignorar importantes factores de (in) conveniencia, como aquellos derivados de la inseguridad, de la informalidad y del desorden urbano. Después de la etapa exploratoria, hecha por medio de grupo focal, fueron recogidos dos muestras de encuestados, una formada por 268 estudiantes universitarios y otra por 206 consumidores no académicos. El trabajo acrecienta dos nuevas dimensiones a la Servcon original que presenta en su versión ampliada índices razonables de ajustamiento general, de confiabilidad y de varianza extraída en todos los constructos. Los resultados evidencian que factores relacionados a la seguridad, a la movilidad e al reglamento de la informalidad han de ser incorporados al estudio de la conveniencia para adaptarla al contexto brasileño.application/pdfporRevista de administração de empresas. São Paulo. Vol. 51, n. 6 (nov./dez. 2011), p. 585-600ServiçosVarejoEscalaConvenienceServicesRetailScaleMeasurementConvenienciaServiciosComercio minoristaEscalaMedidaConveniência de serviços : apropriação e adaptação de uma escala de medidaService convenience : appropriation and adaptation of a measurement scaleConveniencia de servicios : apropiación y adaptación de una escala de medidainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000795074.pdf.txt000795074.pdf.txtExtracted Texttext/plain62994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193945/2/000795074.pdf.txtd806dab185a62d2c0677325d20676328MD52ORIGINAL000795074.pdfTexto completoapplication/pdf416070http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193945/1/000795074.pdf8d8de02c0d0fed8b896af6efc904c886MD5110183/1939452019-05-09 02:37:18.047009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193945Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-05-09T05:37:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conveniência de serviços : apropriação e adaptação de uma escala de medida
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Service convenience : appropriation and adaptation of a measurement scale
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Conveniencia de servicios : apropiación y adaptación de una escala de medida
title Conveniência de serviços : apropriação e adaptação de uma escala de medida
spellingShingle Conveniência de serviços : apropriação e adaptação de uma escala de medida
Añaña, Edar da Silva
Serviços
Varejo
Escala
Convenience
Services
Retail
Scale
Measurement
Conveniencia
Servicios
Comercio minorista
Escala
Medida
title_short Conveniência de serviços : apropriação e adaptação de uma escala de medida
title_full Conveniência de serviços : apropriação e adaptação de uma escala de medida
title_fullStr Conveniência de serviços : apropriação e adaptação de uma escala de medida
title_full_unstemmed Conveniência de serviços : apropriação e adaptação de uma escala de medida
title_sort Conveniência de serviços : apropriação e adaptação de uma escala de medida
author Añaña, Edar da Silva
author_facet Añaña, Edar da Silva
Silva, Renata Gonçalves Santos
Nique, Walter Meucci
author_role author
author2 Silva, Renata Gonçalves Santos
Nique, Walter Meucci
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Añaña, Edar da Silva
Silva, Renata Gonçalves Santos
Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços
Varejo
Escala
topic Serviços
Varejo
Escala
Convenience
Services
Retail
Scale
Measurement
Conveniencia
Servicios
Comercio minorista
Escala
Medida
dc.subject.eng.fl_str_mv Convenience
Services
Retail
Scale
Measurement
dc.subject.spa.fl_str_mv Conveniencia
Servicios
Comercio minorista
Escala
Medida
description O trabalho busca adequar a Escala de Conveniência de Serviços – Servcon (SEIDERS, VOSS, GODFREY, 2007) para uso no contexto brasileiro, mais especificamente no varejo de livre localização das cidades de porte médio. Assume, a priori, que as cinco dimensões utilizadas na escala original não são suficientes para representar a conveniência de serviços na realidade brasileira, por ignorar importantes fatores de (in)conveniência, como aqueles decorrentes da insegurança, da informalidade e da desorganização urbana. Após a etapa exploratória, feita por meio de grupo focal, foram colhidas duas amostras de respondentes, uma formada por 268 universitários e outra por 206 consumidores não acadêmicos. O trabalho acrescenta duas novas dimensões à Servcon original, cuja versão ampliada apresenta índices razoáveis de ajustamento geral, de confiabilidade e de variância extraída em todos os construtos. Os resultados evidenciam que fatores relacionados à segurança, à mobilidade e ao regramento da informalidade precisam ser incorporados ao estudo da conveniência, para adequá-la ao contexto brasileiro.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-08T02:34:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193945
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7590
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000795074
identifier_str_mv 0034-7590
000795074
url http://hdl.handle.net/10183/193945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de administração de empresas. São Paulo. Vol. 51, n. 6 (nov./dez. 2011), p. 585-600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193945/2/000795074.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193945/1/000795074.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d806dab185a62d2c0677325d20676328
8d8de02c0d0fed8b896af6efc904c886
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487400426504192