Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira : a atuação dos grupos e redes de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nez, Egeslaine de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Morosini, Marília Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256474
Resumo: Nas últimas décadas, observou-se um esforço investigativo sobre a Educação Superior, a produção do conhecimento e a internacionalização. Esse estudo tem como objetivo caracterizar os líderes de grupos de pesquisa, num dos estados da região centro-oeste brasileira, em duas instituições públicas. Por meio de levantamento bibliográfico e documental, analisou-se a área da educação, chamando a atenção para os impactos de sua formação e atuação no desenvolvimento dessas instituições. As considerações indicam que a transição de um conceito de internacionalização, como mobilidade presencial para a mobilidade virtual, deve se consolidar no período pós-pandêmico. A internacionalização em casa se relaciona tanto com o currículo formal quanto ao informal e visa desenvolver conhecimentos interculturais.
id UFRGS-2_1a712bfaf1ced15eb3a2deaab529e2c6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256474
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Nez, Egeslaine deMorosini, Marília Costa2023-03-30T03:23:09Z20232238-8346http://hdl.handle.net/10183/256474001165524Nas últimas décadas, observou-se um esforço investigativo sobre a Educação Superior, a produção do conhecimento e a internacionalização. Esse estudo tem como objetivo caracterizar os líderes de grupos de pesquisa, num dos estados da região centro-oeste brasileira, em duas instituições públicas. Por meio de levantamento bibliográfico e documental, analisou-se a área da educação, chamando a atenção para os impactos de sua formação e atuação no desenvolvimento dessas instituições. As considerações indicam que a transição de um conceito de internacionalização, como mobilidade presencial para a mobilidade virtual, deve se consolidar no período pós-pandêmico. A internacionalização em casa se relaciona tanto com o currículo formal quanto ao informal e visa desenvolver conhecimentos interculturais.In recent decades, there has been an investigative effort on Higher Education, the production of knowledge and internationalization. This study aims to characterize the leaders of research groups, in one of the states of the Brazilian Midwest region, in two public institutions. Through a bibliographic and documental survey, the area of education was analyzed, drawing attention to the impacts of its formation and performance in the development of these institutions. The considerations indicate that the transition from a concept of internationalization, such as face-to-face mobility to virtual mobility, must be consolidated in the post-pandemic period. Internationalization at home relates to both the formal and informal curriculum and aims to develop intercultural knowledge.En las últimas décadas se ha producido un esfuerzo investigativo sobre la Educación Superior, la producción de conocimiento y la internacionalización. El objetivo de este artículo fue caracterizar a los líderes de grupos de investigación, en uno de los estados de la región del Medio Oeste brasileño, en dos instituciones públicas. A través de un levantamiento bibliográfico y documental, se analizó el área de Educación, llamando la atención sobre los impactos de su formación y actuación en el desarrollo de estas instituciones. Las consideraciones indican que la transición de un concepto de internacionalización, como la movilidad presencial a la movilidad virtual, debe consolidarse en el período pospandemia. La internacionalización en el hogar se relaciona con el currículo formal e informal y tiene como objetivo desarrollar el conocimiento intercultural.application/pdfporRevista Educação e Políticas em Debate. Uberlândia, MG. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2023), p. 403-420Ensino superiorInternacionalizaçãoRede de pesquisaHigh educationInternationalization at homeResearch groups and networksImpactsEducación universitariaInternacionalización en casaGrupos y redes de investigaciónImpactosInternacionalização em casa na região centro-oeste brasileira : a atuação dos grupos e redes de pesquisaInternationalization at home in the brazilian midwest region : the performance of research groups and networksInternacionalización en casa en la región del medio oeste brasileño : el desempeño de los grupos y redes de investigacióninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001165524.pdf.txt001165524.pdf.txtExtracted Texttext/plain49461http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256474/2/001165524.pdf.txt5095990722f8a988c7aae269b060f1c8MD52ORIGINAL001165524.pdfTexto completoapplication/pdf262895http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256474/1/001165524.pdfe06b19ead51bf39a4c42f903c717f1bdMD5110183/2564742023-03-31 03:23:10.894262oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256474Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-31T06:23:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira : a atuação dos grupos e redes de pesquisa
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Internationalization at home in the brazilian midwest region : the performance of research groups and networks
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Internacionalización en casa en la región del medio oeste brasileño : el desempeño de los grupos y redes de investigación
title Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira : a atuação dos grupos e redes de pesquisa
spellingShingle Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira : a atuação dos grupos e redes de pesquisa
Nez, Egeslaine de
Ensino superior
Internacionalização
Rede de pesquisa
High education
Internationalization at home
Research groups and networks
Impacts
Educación universitaria
Internacionalización en casa
Grupos y redes de investigación
Impactos
title_short Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira : a atuação dos grupos e redes de pesquisa
title_full Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira : a atuação dos grupos e redes de pesquisa
title_fullStr Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira : a atuação dos grupos e redes de pesquisa
title_full_unstemmed Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira : a atuação dos grupos e redes de pesquisa
title_sort Internacionalização em casa na região centro-oeste brasileira : a atuação dos grupos e redes de pesquisa
author Nez, Egeslaine de
author_facet Nez, Egeslaine de
Morosini, Marília Costa
author_role author
author2 Morosini, Marília Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nez, Egeslaine de
Morosini, Marília Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Internacionalização
Rede de pesquisa
topic Ensino superior
Internacionalização
Rede de pesquisa
High education
Internationalization at home
Research groups and networks
Impacts
Educación universitaria
Internacionalización en casa
Grupos y redes de investigación
Impactos
dc.subject.eng.fl_str_mv High education
Internationalization at home
Research groups and networks
Impacts
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación universitaria
Internacionalización en casa
Grupos y redes de investigación
Impactos
description Nas últimas décadas, observou-se um esforço investigativo sobre a Educação Superior, a produção do conhecimento e a internacionalização. Esse estudo tem como objetivo caracterizar os líderes de grupos de pesquisa, num dos estados da região centro-oeste brasileira, em duas instituições públicas. Por meio de levantamento bibliográfico e documental, analisou-se a área da educação, chamando a atenção para os impactos de sua formação e atuação no desenvolvimento dessas instituições. As considerações indicam que a transição de um conceito de internacionalização, como mobilidade presencial para a mobilidade virtual, deve se consolidar no período pós-pandêmico. A internacionalização em casa se relaciona tanto com o currículo formal quanto ao informal e visa desenvolver conhecimentos interculturais.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-30T03:23:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/256474
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8346
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001165524
identifier_str_mv 2238-8346
001165524
url http://hdl.handle.net/10183/256474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate. Uberlândia, MG. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2023), p. 403-420
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256474/2/001165524.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256474/1/001165524.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5095990722f8a988c7aae269b060f1c8
e06b19ead51bf39a4c42f903c717f1bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225084832055296