Educação patrimonial : percursos, concepções e apropriações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Carmem Zeli de Vargas
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Possamai, Zita Rosane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/129086
Resumo: Neste texto, percorremos um itinerário no tempo, abordando as relações entre educação e patrimônio e educação e museus. O viés pedagógico acopmanha as práticas dos museus e aquelas vinculadas ao patrimônio, embora possam ser percebidas distinções entre ambas. Enquanto os museus aprofundaram sua missão educativa no tempo, as políticas ligadas ao patrimônio, no Brasil, incorporam apenas recentemente práticas educativas nas suas ações de preservação dos bens culturais. Nesse último contexto, ganhou força a denominada educação patrimonial, surgida no âmbito dos museus e apropriada pela agência deferal de gestão do patrimônio brasileiro e pelas práticas concernentes à memória e aos bens culturais, seja pelos museus e órgãos de gestão deo patrimônio, seja por programas e projetos na educação básica, de modo a inspirar os que refletem e atuam em torno do tema da Educação Patrimonial.
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spelling Gil, Carmem Zeli de VargasPossamai, Zita Rosane2015-11-09T16:24:48Z20141981-7207http://hdl.handle.net/10183/129086000974540Neste texto, percorremos um itinerário no tempo, abordando as relações entre educação e patrimônio e educação e museus. O viés pedagógico acopmanha as práticas dos museus e aquelas vinculadas ao patrimônio, embora possam ser percebidas distinções entre ambas. Enquanto os museus aprofundaram sua missão educativa no tempo, as políticas ligadas ao patrimônio, no Brasil, incorporam apenas recentemente práticas educativas nas suas ações de preservação dos bens culturais. Nesse último contexto, ganhou força a denominada educação patrimonial, surgida no âmbito dos museus e apropriada pela agência deferal de gestão do patrimônio brasileiro e pelas práticas concernentes à memória e aos bens culturais, seja pelos museus e órgãos de gestão deo patrimônio, seja por programas e projetos na educação básica, de modo a inspirar os que refletem e atuam em torno do tema da Educação Patrimonial.In this paper, we make a journey in time, addressing the relationship between education and heritage and education and museums. The pedagogical bias follows the practices of museums and those related to herritage, although disctinctions between them can be perceived. While museums deepened its educational mission in time, policies for the cultural property. In this context, emerged the so-called herritage education in the context of museums and appropriated by the federal agency for the administration of Brazilian herritage and the educational institutions. The goal is to understand the appropriations and innovations related to the representations and practices concerning memory and cultural goods, whether by museums and herritage management agencies, or by programs and projects in basic education, in order to inspire that reflect and act around the theme of herritage education.application/pdfporMouseion. Canoas : UnilaSalle. N. 19 (dez. 2014), p. 13-26EducaçãoPatrimônio culturalHerritage educationMuseumSchoolIPHANMuseum educationEducação patrimonial : percursos, concepções e apropriaçõesHeritage education: pathways, conceptions and appropriationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000974540.pdf.txt000974540.pdf.txtExtracted Texttext/plain52960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129086/2/000974540.pdf.txt80eba512896ec69445fb665688022731MD52ORIGINAL000974540.pdf000974540.pdfTexto completoapplication/pdf376450http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129086/1/000974540.pdf3bdcab6d3e4e89dff9142d365cc08088MD51THUMBNAIL000974540.pdf.jpg000974540.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1983http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/129086/3/000974540.pdf.jpg0d9bf8faf0cc30d10f22461308bebfa0MD5310183/1290862023-01-25 06:05:42.930488oai:www.lume.ufrgs.br:10183/129086Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-25T08:05:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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