Análise do sistema de gestão ambiental da carhouse veículos Ltda. e proposta de melhorias conforme os princípios da gestão socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Janaína Kern da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26748
Resumo: As profundas transformações sociais, ambientais e econômicas apresentadas nos últimos anos criaram novos paradigmas que afetam o comportamento das empresas. Estas precisam estar constantemente preparadas para se adaptarem aos novos rumos que o comportamento do mercado mundial e das sociedades apresentam. Hoje, a preocupação com o meio ambiente faz parte do quotidiano das empresas que buscam ser ambientalmente responsáveis e passam a implantar o sistema de gestão ambiental. Mas, ambiente e sociedade fazem parte de um todo e, nesta perspectiva, enquadra-se a gestão socioambiental estratégica, que busca aliar responsabilidade sócia e ambiental na estratégia da organização. A CarHouse Veículos Ltda. é uma empresa familiar, pertencente ao Grupo CarHouse, que atua no setor da distribuição de veículos automotores, através de concessão comercial com a Toyota do Brasil Ltda. O grupo é formado por cinco lojas: loja matriz, loja Santa Maria, loja Novo Hamburgo, loja Passo Fundo e a nova loja Praia de Belas, inaugurada em 2009. A Toyota do Brasil, buscando manter os padrões de qualidade da montadora, criou métodos de avaliação de desempenho de seus distribuidores, e mecanismos que sirvam de apoio para as concessionárias atingirem os níveis de excelência exigidos. Dentre estes métodos destacamos a aplicação do conceito kaisen em toda sua atividade e a existência de um Sistema de Gestão Ambiental - SGA certificado conforme a NBR ISO 14001. Com base nesta exigência, a CarHouse Veículos, através de sua loja matriz, tornou-se a primeira concessionária no estado do Rio Grande do Sul a possuir certificação ambiental ISO 14001. Até a certificação, a empresa passou por longo processo analítico e decisório que foi importante para viabilizar a implantação do SGA. Ao certificar seu SGA a CarHouse demonstra preocupação com a preservação do meio ambiente, mas ela ainda não desenvolve ações sociais Este trabalho propõe-se a realizar uma análise do sistema de gestão ambiental da matriz da CarHouse, verificando a evolução da estratégia da empresa em direção a preocupação ambiental; identificando os motivos que levaram o grupo CarHouse a implantar o SGA em sua loja matriz; verificando como ocorreu a implantação do SGA. Para finalizar o presente trabalho propõe, ainda, um SGA com ajustes para a filial Praia de Belas.
id UFRGS-2_20232801cd344af09da940268683864c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26748
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rosa, Janaína Kern daSilva, Tania Nunes da2010-11-13T04:21:44Z2009http://hdl.handle.net/10183/26748000747161As profundas transformações sociais, ambientais e econômicas apresentadas nos últimos anos criaram novos paradigmas que afetam o comportamento das empresas. Estas precisam estar constantemente preparadas para se adaptarem aos novos rumos que o comportamento do mercado mundial e das sociedades apresentam. Hoje, a preocupação com o meio ambiente faz parte do quotidiano das empresas que buscam ser ambientalmente responsáveis e passam a implantar o sistema de gestão ambiental. Mas, ambiente e sociedade fazem parte de um todo e, nesta perspectiva, enquadra-se a gestão socioambiental estratégica, que busca aliar responsabilidade sócia e ambiental na estratégia da organização. A CarHouse Veículos Ltda. é uma empresa familiar, pertencente ao Grupo CarHouse, que atua no setor da distribuição de veículos automotores, através de concessão comercial com a Toyota do Brasil Ltda. O grupo é formado por cinco lojas: loja matriz, loja Santa Maria, loja Novo Hamburgo, loja Passo Fundo e a nova loja Praia de Belas, inaugurada em 2009. A Toyota do Brasil, buscando manter os padrões de qualidade da montadora, criou métodos de avaliação de desempenho de seus distribuidores, e mecanismos que sirvam de apoio para as concessionárias atingirem os níveis de excelência exigidos. Dentre estes métodos destacamos a aplicação do conceito kaisen em toda sua atividade e a existência de um Sistema de Gestão Ambiental - SGA certificado conforme a NBR ISO 14001. Com base nesta exigência, a CarHouse Veículos, através de sua loja matriz, tornou-se a primeira concessionária no estado do Rio Grande do Sul a possuir certificação ambiental ISO 14001. Até a certificação, a empresa passou por longo processo analítico e decisório que foi importante para viabilizar a implantação do SGA. Ao certificar seu SGA a CarHouse demonstra preocupação com a preservação do meio ambiente, mas ela ainda não desenvolve ações sociais Este trabalho propõe-se a realizar uma análise do sistema de gestão ambiental da matriz da CarHouse, verificando a evolução da estratégia da empresa em direção a preocupação ambiental; identificando os motivos que levaram o grupo CarHouse a implantar o SGA em sua loja matriz; verificando como ocorreu a implantação do SGA. Para finalizar o presente trabalho propõe, ainda, um SGA com ajustes para a filial Praia de Belas.application/pdfporGestão socioambientalAnálise do sistema de gestão ambiental da carhouse veículos Ltda. e proposta de melhorias conforme os princípios da gestão socioambientalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008especializaçãoCurso de Especialização em Econegócios e Gestão Socioambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000747161.pdf.txt000747161.pdf.txtExtracted Texttext/plain120039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26748/2/000747161.pdf.txt36190cec6c8a79bc92d6dd3102085074MD52ORIGINAL000747161.pdf000747161.pdfTexto completoapplication/pdf3236796http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26748/1/000747161.pdf55c1ed240e26c7a4fbe04d510a634436MD51THUMBNAIL000747161.pdf.jpg000747161.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1162http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26748/3/000747161.pdf.jpg55a495c665e619a4a34a3c273d716b1aMD5310183/267482018-10-17 08:46:33.453oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26748Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:46:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise do sistema de gestão ambiental da carhouse veículos Ltda. e proposta de melhorias conforme os princípios da gestão socioambiental
title Análise do sistema de gestão ambiental da carhouse veículos Ltda. e proposta de melhorias conforme os princípios da gestão socioambiental
spellingShingle Análise do sistema de gestão ambiental da carhouse veículos Ltda. e proposta de melhorias conforme os princípios da gestão socioambiental
Rosa, Janaína Kern da
Gestão socioambiental
title_short Análise do sistema de gestão ambiental da carhouse veículos Ltda. e proposta de melhorias conforme os princípios da gestão socioambiental
title_full Análise do sistema de gestão ambiental da carhouse veículos Ltda. e proposta de melhorias conforme os princípios da gestão socioambiental
title_fullStr Análise do sistema de gestão ambiental da carhouse veículos Ltda. e proposta de melhorias conforme os princípios da gestão socioambiental
title_full_unstemmed Análise do sistema de gestão ambiental da carhouse veículos Ltda. e proposta de melhorias conforme os princípios da gestão socioambiental
title_sort Análise do sistema de gestão ambiental da carhouse veículos Ltda. e proposta de melhorias conforme os princípios da gestão socioambiental
author Rosa, Janaína Kern da
author_facet Rosa, Janaína Kern da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Janaína Kern da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Tania Nunes da
contributor_str_mv Silva, Tania Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão socioambiental
topic Gestão socioambiental
description As profundas transformações sociais, ambientais e econômicas apresentadas nos últimos anos criaram novos paradigmas que afetam o comportamento das empresas. Estas precisam estar constantemente preparadas para se adaptarem aos novos rumos que o comportamento do mercado mundial e das sociedades apresentam. Hoje, a preocupação com o meio ambiente faz parte do quotidiano das empresas que buscam ser ambientalmente responsáveis e passam a implantar o sistema de gestão ambiental. Mas, ambiente e sociedade fazem parte de um todo e, nesta perspectiva, enquadra-se a gestão socioambiental estratégica, que busca aliar responsabilidade sócia e ambiental na estratégia da organização. A CarHouse Veículos Ltda. é uma empresa familiar, pertencente ao Grupo CarHouse, que atua no setor da distribuição de veículos automotores, através de concessão comercial com a Toyota do Brasil Ltda. O grupo é formado por cinco lojas: loja matriz, loja Santa Maria, loja Novo Hamburgo, loja Passo Fundo e a nova loja Praia de Belas, inaugurada em 2009. A Toyota do Brasil, buscando manter os padrões de qualidade da montadora, criou métodos de avaliação de desempenho de seus distribuidores, e mecanismos que sirvam de apoio para as concessionárias atingirem os níveis de excelência exigidos. Dentre estes métodos destacamos a aplicação do conceito kaisen em toda sua atividade e a existência de um Sistema de Gestão Ambiental - SGA certificado conforme a NBR ISO 14001. Com base nesta exigência, a CarHouse Veículos, através de sua loja matriz, tornou-se a primeira concessionária no estado do Rio Grande do Sul a possuir certificação ambiental ISO 14001. Até a certificação, a empresa passou por longo processo analítico e decisório que foi importante para viabilizar a implantação do SGA. Ao certificar seu SGA a CarHouse demonstra preocupação com a preservação do meio ambiente, mas ela ainda não desenvolve ações sociais Este trabalho propõe-se a realizar uma análise do sistema de gestão ambiental da matriz da CarHouse, verificando a evolução da estratégia da empresa em direção a preocupação ambiental; identificando os motivos que levaram o grupo CarHouse a implantar o SGA em sua loja matriz; verificando como ocorreu a implantação do SGA. Para finalizar o presente trabalho propõe, ainda, um SGA com ajustes para a filial Praia de Belas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-11-13T04:21:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26748
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000747161
url http://hdl.handle.net/10183/26748
identifier_str_mv 000747161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26748/2/000747161.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26748/1/000747161.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26748/3/000747161.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 36190cec6c8a79bc92d6dd3102085074
55c1ed240e26c7a4fbe04d510a634436
55a495c665e619a4a34a3c273d716b1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792789873232445440