Museu virtual do corpo humano : ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montanari, Tatiana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Borges, Eliane de Oliveira, Pescke, Ismael Krüger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172636
Resumo: A criação do Museu virtual do corpo humano visa promover de forma dinâmica a compreensão dos constituintes do corpo humano e de seu desenvolvimento. Espera-se que o aluno-internauta se familiarize com conceitos da área morfológica; estruture de forma correta o pensamento sobre o todo e as partes no que se refere à organização do corpo humano. O ambiente virtual de aprendizagem foi publicado na página institucional: http://www.ufrgs.br/museuvirtual. A navegação foi construída com o programa Adobe Dreamweaver. As exposições Conhecendo a célula, Conhecendo o corpo humano e O Surgimento da vida consistem de vídeos com imagens de células, tecidos e órgãos, obtidas em microscopia de luz e eletrônica e animações sobre os sistemas, confeccionadas com o Adobe Illustrator. Além do acervo permanente, foi proposto um espaço virtual para divulgação de trabalhos de interesse clínico na área morfológica. No Espaço kids, há jogos sobre o corpo humano criados com o software Adobe Captivate. Com uma proposta lúdica, mas com informação qualificada, espera-se contribuir para a qualificação do ensino das Ciências Morfológicas.
id UFRGS-2_20ad949775eaa82e60f8f35352a92e7e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172636
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Montanari, TatianaBorges, Eliane de OliveiraPescke, Ismael Krüger2018-02-20T02:25:36Z20171679-1916http://hdl.handle.net/10183/172636001059528A criação do Museu virtual do corpo humano visa promover de forma dinâmica a compreensão dos constituintes do corpo humano e de seu desenvolvimento. Espera-se que o aluno-internauta se familiarize com conceitos da área morfológica; estruture de forma correta o pensamento sobre o todo e as partes no que se refere à organização do corpo humano. O ambiente virtual de aprendizagem foi publicado na página institucional: http://www.ufrgs.br/museuvirtual. A navegação foi construída com o programa Adobe Dreamweaver. As exposições Conhecendo a célula, Conhecendo o corpo humano e O Surgimento da vida consistem de vídeos com imagens de células, tecidos e órgãos, obtidas em microscopia de luz e eletrônica e animações sobre os sistemas, confeccionadas com o Adobe Illustrator. Além do acervo permanente, foi proposto um espaço virtual para divulgação de trabalhos de interesse clínico na área morfológica. No Espaço kids, há jogos sobre o corpo humano criados com o software Adobe Captivate. Com uma proposta lúdica, mas com informação qualificada, espera-se contribuir para a qualificação do ensino das Ciências Morfológicas.The creation of the Virtual museum of the human body aims promoting the comprehension of the human body's constituents and of its development; the familiarization with concepts of the morphological area and the structuring of thought about the whole and the parts in what concerns the organization of the human body. The virtual learning environment was published in the institutional page: http://www.ufrgs.br/museuvirtual. Web browsing was made with Adobe Dreamweaver software. At the Knowing the cell, Knowing the human body and Emergence of life expositions there are videos with images of cells, tissues and organs, obtained by light and electron microscopy and animations about the systems made by Adobe Illustrator. Besides permanent expositions there is a virtual space for exhibiting research of clinic interest on morphological field. At Kids space there are games about the human body, created by Adobe Captivate software. Because playful character and qualified information of this virtual resource, we aim contributing to improve Morphological teaching.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), 10 f.Ensino e aprendizagemEmbriologiaHistologiaCorpo humanoCélulasAmbiente virtual de aprendizagemHistologyEmbryologyHuman bodyVirtual learning environmentElearningMuseu virtual do corpo humano : ludicidade no ensino de Ciências MorfológicasVirtual museum of the human body : playfulness in the teaching of Morphological Sciencesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059528.pdf001059528.pdfTexto completoapplication/pdf1916962http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172636/1/001059528.pdfb4d35edf017da6e506e2cb783138fb64MD51TEXT001059528.pdf.txt001059528.pdf.txtExtracted Texttext/plain24291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172636/2/001059528.pdf.txta53ff9d1a32d6cfbf4ae196c61ba426dMD52THUMBNAIL001059528.pdf.jpg001059528.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1732http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172636/3/001059528.pdf.jpg3bec536fdf068e39c74c8ca8a8534fc3MD5310183/1726362018-10-29 07:51:28.533oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172636Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:51:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Museu virtual do corpo humano : ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Virtual museum of the human body : playfulness in the teaching of Morphological Sciences
title Museu virtual do corpo humano : ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas
spellingShingle Museu virtual do corpo humano : ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas
Montanari, Tatiana
Ensino e aprendizagem
Embriologia
Histologia
Corpo humano
Células
Ambiente virtual de aprendizagem
Histology
Embryology
Human body
Virtual learning environment
Elearning
title_short Museu virtual do corpo humano : ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas
title_full Museu virtual do corpo humano : ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas
title_fullStr Museu virtual do corpo humano : ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas
title_full_unstemmed Museu virtual do corpo humano : ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas
title_sort Museu virtual do corpo humano : ludicidade no ensino de Ciências Morfológicas
author Montanari, Tatiana
author_facet Montanari, Tatiana
Borges, Eliane de Oliveira
Pescke, Ismael Krüger
author_role author
author2 Borges, Eliane de Oliveira
Pescke, Ismael Krüger
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montanari, Tatiana
Borges, Eliane de Oliveira
Pescke, Ismael Krüger
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Embriologia
Histologia
Corpo humano
Células
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Ensino e aprendizagem
Embriologia
Histologia
Corpo humano
Células
Ambiente virtual de aprendizagem
Histology
Embryology
Human body
Virtual learning environment
Elearning
dc.subject.eng.fl_str_mv Histology
Embryology
Human body
Virtual learning environment
Elearning
description A criação do Museu virtual do corpo humano visa promover de forma dinâmica a compreensão dos constituintes do corpo humano e de seu desenvolvimento. Espera-se que o aluno-internauta se familiarize com conceitos da área morfológica; estruture de forma correta o pensamento sobre o todo e as partes no que se refere à organização do corpo humano. O ambiente virtual de aprendizagem foi publicado na página institucional: http://www.ufrgs.br/museuvirtual. A navegação foi construída com o programa Adobe Dreamweaver. As exposições Conhecendo a célula, Conhecendo o corpo humano e O Surgimento da vida consistem de vídeos com imagens de células, tecidos e órgãos, obtidas em microscopia de luz e eletrônica e animações sobre os sistemas, confeccionadas com o Adobe Illustrator. Além do acervo permanente, foi proposto um espaço virtual para divulgação de trabalhos de interesse clínico na área morfológica. No Espaço kids, há jogos sobre o corpo humano criados com o software Adobe Captivate. Com uma proposta lúdica, mas com informação qualificada, espera-se contribuir para a qualificação do ensino das Ciências Morfológicas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-20T02:25:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172636
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059528
identifier_str_mv 1679-1916
001059528
url http://hdl.handle.net/10183/172636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 15, n. 2 (dez. 2017), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172636/1/001059528.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172636/2/001059528.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172636/3/001059528.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b4d35edf017da6e506e2cb783138fb64
a53ff9d1a32d6cfbf4ae196c61ba426d
3bec536fdf068e39c74c8ca8a8534fc3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224936711258112