Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/243407 |
Resumo: | O ensino de botânica enfrenta alguns já conhecidos desafios dentro da Educação Básica. Alguns desses são obstáculos que os professores de Biologia e Ciências da Natureza enfrentam ainda na sua formação inicial no Ensino Superior. Analisar as percepções de licenciandos que estão ainda ingressos dentro dessa fase pode ser uma maneira de contribuir com uma melhoria na compreensão desses problemas, melhorando a qualidade do ensino de botânica e valorizando os conhecimentos sobre o mundo vegetal. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS a fim de identificar e entender os obstáculos na transposição do conteúdo de botânica do ensino superior para a educação básica. A pesquisa é configurada como um estudo de caso e foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi através de entrevistas com Grupos Focais utilizando questões sobre determinados temas, que foram gravadas e transcritas. Os dados foram analisados com Análise de Conteúdo utilizando as categorias temáticas definidas. A partir dos resultados que foram obtidos, acreditamos que será ampliado o conhecimento da comunidade científica sobre as especificidades do ensino de botânica na formação inicial de professores. |
id |
UFRGS-2_220f734a478493a639f71fc496149924 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243407 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Andriotti Junior, Marcos AurélioMoço, Maria Cecília de Chiara2022-07-21T04:57:07Z2021http://hdl.handle.net/10183/243407001131127O ensino de botânica enfrenta alguns já conhecidos desafios dentro da Educação Básica. Alguns desses são obstáculos que os professores de Biologia e Ciências da Natureza enfrentam ainda na sua formação inicial no Ensino Superior. Analisar as percepções de licenciandos que estão ainda ingressos dentro dessa fase pode ser uma maneira de contribuir com uma melhoria na compreensão desses problemas, melhorando a qualidade do ensino de botânica e valorizando os conhecimentos sobre o mundo vegetal. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS a fim de identificar e entender os obstáculos na transposição do conteúdo de botânica do ensino superior para a educação básica. A pesquisa é configurada como um estudo de caso e foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi através de entrevistas com Grupos Focais utilizando questões sobre determinados temas, que foram gravadas e transcritas. Os dados foram analisados com Análise de Conteúdo utilizando as categorias temáticas definidas. A partir dos resultados que foram obtidos, acreditamos que será ampliado o conhecimento da comunidade científica sobre as especificidades do ensino de botânica na formação inicial de professores.application/pdfporFormação de professores : BiologiaEnsino superiorBotânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131127.pdf.txt001131127.pdf.txtExtracted Texttext/plain89917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243407/2/001131127.pdf.txt18b84b22371322dac8fe3de93f635f28MD52ORIGINAL001131127.pdfTexto completoapplication/pdf353409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243407/1/001131127.pdff410808a4f96a87318e87ce5cdc2df19MD5110183/2434072022-07-22 04:54:40.328442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243407Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos |
title |
Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos |
spellingShingle |
Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos Andriotti Junior, Marcos Aurélio Formação de professores : Biologia Ensino superior |
title_short |
Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos |
title_full |
Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos |
title_fullStr |
Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos |
title_full_unstemmed |
Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos |
title_sort |
Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos |
author |
Andriotti Junior, Marcos Aurélio |
author_facet |
Andriotti Junior, Marcos Aurélio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andriotti Junior, Marcos Aurélio |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
contributor_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores : Biologia Ensino superior |
topic |
Formação de professores : Biologia Ensino superior |
description |
O ensino de botânica enfrenta alguns já conhecidos desafios dentro da Educação Básica. Alguns desses são obstáculos que os professores de Biologia e Ciências da Natureza enfrentam ainda na sua formação inicial no Ensino Superior. Analisar as percepções de licenciandos que estão ainda ingressos dentro dessa fase pode ser uma maneira de contribuir com uma melhoria na compreensão desses problemas, melhorando a qualidade do ensino de botânica e valorizando os conhecimentos sobre o mundo vegetal. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS a fim de identificar e entender os obstáculos na transposição do conteúdo de botânica do ensino superior para a educação básica. A pesquisa é configurada como um estudo de caso e foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi através de entrevistas com Grupos Focais utilizando questões sobre determinados temas, que foram gravadas e transcritas. Os dados foram analisados com Análise de Conteúdo utilizando as categorias temáticas definidas. A partir dos resultados que foram obtidos, acreditamos que será ampliado o conhecimento da comunidade científica sobre as especificidades do ensino de botânica na formação inicial de professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T04:57:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/243407 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001131127 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/243407 |
identifier_str_mv |
001131127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243407/2/001131127.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243407/1/001131127.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18b84b22371322dac8fe3de93f635f28 f410808a4f96a87318e87ce5cdc2df19 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487001140297728 |