Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriotti Junior, Marcos Aurélio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243407
Resumo: O ensino de botânica enfrenta alguns já conhecidos desafios dentro da Educação Básica. Alguns desses são obstáculos que os professores de Biologia e Ciências da Natureza enfrentam ainda na sua formação inicial no Ensino Superior. Analisar as percepções de licenciandos que estão ainda ingressos dentro dessa fase pode ser uma maneira de contribuir com uma melhoria na compreensão desses problemas, melhorando a qualidade do ensino de botânica e valorizando os conhecimentos sobre o mundo vegetal. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS a fim de identificar e entender os obstáculos na transposição do conteúdo de botânica do ensino superior para a educação básica. A pesquisa é configurada como um estudo de caso e foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi através de entrevistas com Grupos Focais utilizando questões sobre determinados temas, que foram gravadas e transcritas. Os dados foram analisados com Análise de Conteúdo utilizando as categorias temáticas definidas. A partir dos resultados que foram obtidos, acreditamos que será ampliado o conhecimento da comunidade científica sobre as especificidades do ensino de botânica na formação inicial de professores.
id UFRGS-2_220f734a478493a639f71fc496149924
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243407
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Andriotti Junior, Marcos AurélioMoço, Maria Cecília de Chiara2022-07-21T04:57:07Z2021http://hdl.handle.net/10183/243407001131127O ensino de botânica enfrenta alguns já conhecidos desafios dentro da Educação Básica. Alguns desses são obstáculos que os professores de Biologia e Ciências da Natureza enfrentam ainda na sua formação inicial no Ensino Superior. Analisar as percepções de licenciandos que estão ainda ingressos dentro dessa fase pode ser uma maneira de contribuir com uma melhoria na compreensão desses problemas, melhorando a qualidade do ensino de botânica e valorizando os conhecimentos sobre o mundo vegetal. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS a fim de identificar e entender os obstáculos na transposição do conteúdo de botânica do ensino superior para a educação básica. A pesquisa é configurada como um estudo de caso e foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi através de entrevistas com Grupos Focais utilizando questões sobre determinados temas, que foram gravadas e transcritas. Os dados foram analisados com Análise de Conteúdo utilizando as categorias temáticas definidas. A partir dos resultados que foram obtidos, acreditamos que será ampliado o conhecimento da comunidade científica sobre as especificidades do ensino de botânica na formação inicial de professores.application/pdfporFormação de professores : BiologiaEnsino superiorBotânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131127.pdf.txt001131127.pdf.txtExtracted Texttext/plain89917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243407/2/001131127.pdf.txt18b84b22371322dac8fe3de93f635f28MD52ORIGINAL001131127.pdfTexto completoapplication/pdf353409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243407/1/001131127.pdff410808a4f96a87318e87ce5cdc2df19MD5110183/2434072022-07-22 04:54:40.328442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243407Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-22T07:54:40Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos
title Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos
spellingShingle Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos
Andriotti Junior, Marcos Aurélio
Formação de professores : Biologia
Ensino superior
title_short Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos
title_full Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos
title_fullStr Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos
title_full_unstemmed Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos
title_sort Botânica na formação inicial de professores : percepção de um grupo de Licenciandos
author Andriotti Junior, Marcos Aurélio
author_facet Andriotti Junior, Marcos Aurélio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andriotti Junior, Marcos Aurélio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores : Biologia
Ensino superior
topic Formação de professores : Biologia
Ensino superior
description O ensino de botânica enfrenta alguns já conhecidos desafios dentro da Educação Básica. Alguns desses são obstáculos que os professores de Biologia e Ciências da Natureza enfrentam ainda na sua formação inicial no Ensino Superior. Analisar as percepções de licenciandos que estão ainda ingressos dentro dessa fase pode ser uma maneira de contribuir com uma melhoria na compreensão desses problemas, melhorando a qualidade do ensino de botânica e valorizando os conhecimentos sobre o mundo vegetal. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRGS a fim de identificar e entender os obstáculos na transposição do conteúdo de botânica do ensino superior para a educação básica. A pesquisa é configurada como um estudo de caso e foi desenvolvida sob uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi através de entrevistas com Grupos Focais utilizando questões sobre determinados temas, que foram gravadas e transcritas. Os dados foram analisados com Análise de Conteúdo utilizando as categorias temáticas definidas. A partir dos resultados que foram obtidos, acreditamos que será ampliado o conhecimento da comunidade científica sobre as especificidades do ensino de botânica na formação inicial de professores.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-21T04:57:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243407
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001131127
url http://hdl.handle.net/10183/243407
identifier_str_mv 001131127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243407/2/001131127.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243407/1/001131127.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18b84b22371322dac8fe3de93f635f28
f410808a4f96a87318e87ce5cdc2df19
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487001140297728