Atividade de ensino integradora dos cursos da saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : significando a experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Sílvia Regina Guimarães de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lewgoy, Alzira Maria Baptista, Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188074
Resumo: A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciou, em 2012, a atividade de ensino (disciplina) integradora compartilhada entre os cursos de graduação da área da saúde. A disciplina acontece em cenários de prática da Atenção Primária à Saúde e tem como dispositivo pedagógico o estudo do território. Esta pesquisa analisou a experiência da atividade de ensino integradora da UFRGS, buscando a compreensão de seus sentidos para a educação de profissionais da saúde. Foi realizado um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, cujo campo de investigação é a atividade de ensino integradora. A produção de dados envolveu a análise do plano de ensino da disciplina e dos portfólios construídos pelos estudantes de um dos grupos de tutoria, de 2012 a 2016. A análise do material textual utilizou a técnica da análise de conteúdo temática na perspectiva de Bardin. Três categorias emergiram do material textual analisado: as vivências no território; o aprendizado junto às Agentes Comunitárias de Saúde; o aprender juntos a trabalhar juntos e os ganhos para a formação a partir de uma disciplina integradora. Competências colaborativas voltadas especialmente à clareza dos papeis e responsabilidades entre diferentes profissões e respeito às responsabilidades e competências de cada profissão marcaram as narrativas dos estudantes. O desafio da proposta está na possibilidade do avanço nas atividades interprofissionais em saúde realizadas por esse grupo, de modo que ultrapassem a descrição da observação do território. Atividades de ensino curriculares na graduação que incluam os princípios da educação interprofissional devem ser estimuladas na formação dos profissionais da saúde.
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A análise do material textual utilizou a técnica da análise de conteúdo temática na perspectiva de Bardin. Três categorias emergiram do material textual analisado: as vivências no território; o aprendizado junto às Agentes Comunitárias de Saúde; o aprender juntos a trabalhar juntos e os ganhos para a formação a partir de uma disciplina integradora. Competências colaborativas voltadas especialmente à clareza dos papeis e responsabilidades entre diferentes profissões e respeito às responsabilidades e competências de cada profissão marcaram as narrativas dos estudantes. O desafio da proposta está na possibilidade do avanço nas atividades interprofissionais em saúde realizadas por esse grupo, de modo que ultrapassem a descrição da observação do território. Atividades de ensino curriculares na graduação que incluam os princípios da educação interprofissional devem ser estimuladas na formação dos profissionais da saúde.In 2012, the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) started integrative teaching activity (discipline) shared among undergraduate courses in the health area. The discipline takes place in scenarios of Primary Health Care and has as pedagogical device the study of the territory. This research analyzed the experience of the integrative teaching activity from UFRGS, seeking the understanding of its meanings for the education of health professionals. An exploratory study was carried out, with a qualitative approach, whose field of research is the integrative teaching activity. The production of data involved analysis of the teaching plan from discipline and the portfolios constructed by the students of one of the tutorial groups, from 2012 to 2016. The analysis of the textual material used the technique of thematic content analysis from Bardin's perspective. Three main categories emerged from the textual material analyzed: the experiences in the territory; learning with Community Health Agents; learning with one another to work together and the gains of training from an integrative discipline. Collaborative skills focused especially on the clarity of roles and responsibilities between different professions and respect for the responsibilities and competencies of each profession marked the students' narratives. The challenge of the proposal is the possibility of advancing the interprofessional activities in health carried out by this multiprofessional group, so that they exceed the observation of the territory. Curricular teaching activities that include the principles of interprofessional education should be encouraged in the training of health professionals.La Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS) inició, en 2012, la actividad de enseñanza (disciplina) integradora compartida entre los cursos de graduación del área de la salud. La disciplina ocurre en escenarios de práctica de la Atención Primaria a la Salud y tiene como dispositivo pedagógico el estudio del territorio. Esta investigación analizó la experiencia de la actividad de enseñanza integradora de la UFRGS, buscando la comprensión de sus sentidos para la educación de profesionales de la salud. Se realizó un estudio exploratorio, de abordaje cualitativo, cuyo campo de investigación es la actividad de enseñanza integradora. La producción de datos involucró el análisis del plan de enseñanza de la disciplina y de los portafolios construidos por los estudiantes de uno de los grupos de tutoría, de 2012 a 2016. El análisis del material textual utilizó la técnica del análisis de contenido temático en la perspectiva de Bardin. Tres categorías surgieron del material textual analizado: las vivencias en el territorio; el aprendizaje junto a los Agentes Comunitarios de Salud; el aprender juntos a trabajar juntos y las ganancias para la formación a partir de una disciplina integradora. Las competencias colaborativas dirigidas especialmente a la claridad de los papeles y responsabilidades entre diferentes profesiones y respeto a las responsabilidades y competencias de cada profesión marcaron las narrativas de los estudiantes. El desafío de la propuesta está en la posibilidad del avance en las actividades interprofesionales en salud realizadas por ese grupo, de modo que sobrepasen la descripción de la observación del territorio. Las actividades de enseñanza curricular en la graduación que incluyan los principios de la educación interprofesional deben ser estimuladas en la formación de los profesionales de la salud.application/pdfporRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 2, n. 3 (2018), p. 137-150Educação em saúdeAtenção primária à saúdeFormação profissionalEducationInterprofessional relationsInterdisciplinary communicationPrimary health careEducaciónRelaciones interprofesionalesComunicación interdisciplinariaAtención primaria a la saludAtividade de ensino integradora dos cursos da saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Sul : significando a experiênciaIntegrative learning activity from health course in federal university of Rio Grande do Sul : giving meaning to the experienceActividad de enseñanzaintegradora de los cursos de la salud en la universidad federal do Rio Grande do Sul : significando la experienciainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001085902.pdf.txt001085902.pdf.txtExtracted Texttext/plain45273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188074/2/001085902.pdf.txt80cb5bc7bf43db631ff81aef97776b08MD52ORIGINAL001085902.pdfTexto completoapplication/pdf510535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188074/1/001085902.pdf408b50f1884cfee95820e4ab78c259d7MD5110183/1880742019-08-23 02:30:04.264017oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188074Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-23T05:30:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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