Simulações computacionais na aprendizagem da Lei de Gauss para a eletricidade da Lei de Ampère em nível de física geral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Ives Solano
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Veit, Eliane Angela, Moreira, Marco Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94528
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o processo de ensinoaprendizagem de Física através de uma abordagem que envolveu o uso de simulações computacionais sobre a Lei de Gauss para a Eletricidade e sobre a Lei de Ampère e de um método colaborativo presencial como dinâmica de base para o estabelecimento de relações interpessoais entre o professor e a turma, e os alunos entre si. A fundamentação teórica adotada esteve baseada na teoria de Ausubel sobre aprendizagem significativa e na teoria de Vygotsky sobre interação social. Os resultados sugerem que as atividades de simulação computacionais são potencialmente facilitadoras de aprendizagem significativa em Física, principalmente no que tange as possibilidades de visualização de elementos que contribuem para a reificação de conceitos abstratos. Sugerem, também, que a atividades colaborativas presenciais contribuem positivamente para esse tipo de aprendizagem ao centrar o processo de ensino no aluno.
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