Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/158022 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de prática docente de língua estrangeira vivenciada por mim durante o estágio em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Viamão-RS. Considerando o contexto de ensino – escola particular que adota um sistema de apostilamento para o ensino de inglês – e a proposta de estágio – o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem –, faço uma reflexão sobre como relacionar, na prática, a Pedagogia de Projetos com o uso de livro didático. O projeto de aprendizagem de língua inglesa foi planejado em conjunto com os alunos e a partir do interesse deles nos assuntos relacionados à formatura do Ensino Fundamental. Como produto final elegeu-se confeccionar um yearbook e, para atingir tal meta, foram pesquisados e estudados conteúdos que aliaram o uso do livro didático a textos e atividades de outras fontes ou criadas especialmente para esse fim. As aulas descontextualizadas e baseadas no preenchimento de lacunas com vocabulário ou itens gramaticais deram lugar a aulas mais significativas para a turma. Com o projeto yearbook, os alunos aprenderam que inglês é mais que gramática e que eles são capazes de produzir algo interessante nas aulas. Como resultado, os alunos leram e escreveram em língua inglesa, se apropriaram dos recursos linguístico-discursivos relevantes para expressar seus sentimentos, pensamentos e opiniões sobre suas vivências na escola e se conhecer e conhecer uns aos outros melhor, se dando conta de que isso é possível ser feito também nas aulas de Inglês. |
id |
UFRGS-2_27aa6562d4e8ddcbe8c9d4b4aa7bea0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158022 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Quadros, Lira Beatriz Silva deSchlatter, Margarete2017-05-16T02:28:17Z2016http://hdl.handle.net/10183/158022001019525Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de prática docente de língua estrangeira vivenciada por mim durante o estágio em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Viamão-RS. Considerando o contexto de ensino – escola particular que adota um sistema de apostilamento para o ensino de inglês – e a proposta de estágio – o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem –, faço uma reflexão sobre como relacionar, na prática, a Pedagogia de Projetos com o uso de livro didático. O projeto de aprendizagem de língua inglesa foi planejado em conjunto com os alunos e a partir do interesse deles nos assuntos relacionados à formatura do Ensino Fundamental. Como produto final elegeu-se confeccionar um yearbook e, para atingir tal meta, foram pesquisados e estudados conteúdos que aliaram o uso do livro didático a textos e atividades de outras fontes ou criadas especialmente para esse fim. As aulas descontextualizadas e baseadas no preenchimento de lacunas com vocabulário ou itens gramaticais deram lugar a aulas mais significativas para a turma. Com o projeto yearbook, os alunos aprenderam que inglês é mais que gramática e que eles são capazes de produzir algo interessante nas aulas. Como resultado, os alunos leram e escreveram em língua inglesa, se apropriaram dos recursos linguístico-discursivos relevantes para expressar seus sentimentos, pensamentos e opiniões sobre suas vivências na escola e se conhecer e conhecer uns aos outros melhor, se dando conta de que isso é possível ser feito também nas aulas de Inglês.application/pdfporLíngua inglesa : EnsinoProjeto de ensinoPedagogia alternativaLivro didáticoYearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019525.pdf001019525.pdfTexto completoapplication/pdf1267112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/1/001019525.pdf8870566ef0aa401dd32e786081bb668cMD51TEXT001019525.pdf.txt001019525.pdf.txtExtracted Texttext/plain81154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/2/001019525.pdf.txt9b2496acef89dc905e457a3a84d3e44cMD52THUMBNAIL001019525.pdf.jpg001019525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/3/001019525.pdf.jpg4a550405afeab56b6c837481499d71aaMD5310183/1580222018-10-29 09:29:31.631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158022Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:29:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola |
title |
Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola |
spellingShingle |
Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola Quadros, Lira Beatriz Silva de Língua inglesa : Ensino Projeto de ensino Pedagogia alternativa Livro didático |
title_short |
Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola |
title_full |
Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola |
title_fullStr |
Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola |
title_full_unstemmed |
Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola |
title_sort |
Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola |
author |
Quadros, Lira Beatriz Silva de |
author_facet |
Quadros, Lira Beatriz Silva de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Lira Beatriz Silva de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schlatter, Margarete |
contributor_str_mv |
Schlatter, Margarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa : Ensino Projeto de ensino Pedagogia alternativa Livro didático |
topic |
Língua inglesa : Ensino Projeto de ensino Pedagogia alternativa Livro didático |
description |
Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de prática docente de língua estrangeira vivenciada por mim durante o estágio em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Viamão-RS. Considerando o contexto de ensino – escola particular que adota um sistema de apostilamento para o ensino de inglês – e a proposta de estágio – o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem –, faço uma reflexão sobre como relacionar, na prática, a Pedagogia de Projetos com o uso de livro didático. O projeto de aprendizagem de língua inglesa foi planejado em conjunto com os alunos e a partir do interesse deles nos assuntos relacionados à formatura do Ensino Fundamental. Como produto final elegeu-se confeccionar um yearbook e, para atingir tal meta, foram pesquisados e estudados conteúdos que aliaram o uso do livro didático a textos e atividades de outras fontes ou criadas especialmente para esse fim. As aulas descontextualizadas e baseadas no preenchimento de lacunas com vocabulário ou itens gramaticais deram lugar a aulas mais significativas para a turma. Com o projeto yearbook, os alunos aprenderam que inglês é mais que gramática e que eles são capazes de produzir algo interessante nas aulas. Como resultado, os alunos leram e escreveram em língua inglesa, se apropriaram dos recursos linguístico-discursivos relevantes para expressar seus sentimentos, pensamentos e opiniões sobre suas vivências na escola e se conhecer e conhecer uns aos outros melhor, se dando conta de que isso é possível ser feito também nas aulas de Inglês. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-16T02:28:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/158022 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001019525 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/158022 |
identifier_str_mv |
001019525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/1/001019525.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/2/001019525.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/3/001019525.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8870566ef0aa401dd32e786081bb668c 9b2496acef89dc905e457a3a84d3e44c 4a550405afeab56b6c837481499d71aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224530713116672 |