Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Lira Beatriz Silva de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158022
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de prática docente de língua estrangeira vivenciada por mim durante o estágio em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Viamão-RS. Considerando o contexto de ensino – escola particular que adota um sistema de apostilamento para o ensino de inglês – e a proposta de estágio – o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem –, faço uma reflexão sobre como relacionar, na prática, a Pedagogia de Projetos com o uso de livro didático. O projeto de aprendizagem de língua inglesa foi planejado em conjunto com os alunos e a partir do interesse deles nos assuntos relacionados à formatura do Ensino Fundamental. Como produto final elegeu-se confeccionar um yearbook e, para atingir tal meta, foram pesquisados e estudados conteúdos que aliaram o uso do livro didático a textos e atividades de outras fontes ou criadas especialmente para esse fim. As aulas descontextualizadas e baseadas no preenchimento de lacunas com vocabulário ou itens gramaticais deram lugar a aulas mais significativas para a turma. Com o projeto yearbook, os alunos aprenderam que inglês é mais que gramática e que eles são capazes de produzir algo interessante nas aulas. Como resultado, os alunos leram e escreveram em língua inglesa, se apropriaram dos recursos linguístico-discursivos relevantes para expressar seus sentimentos, pensamentos e opiniões sobre suas vivências na escola e se conhecer e conhecer uns aos outros melhor, se dando conta de que isso é possível ser feito também nas aulas de Inglês.
id UFRGS-2_27aa6562d4e8ddcbe8c9d4b4aa7bea0d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158022
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Quadros, Lira Beatriz Silva deSchlatter, Margarete2017-05-16T02:28:17Z2016http://hdl.handle.net/10183/158022001019525Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de prática docente de língua estrangeira vivenciada por mim durante o estágio em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Viamão-RS. Considerando o contexto de ensino – escola particular que adota um sistema de apostilamento para o ensino de inglês – e a proposta de estágio – o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem –, faço uma reflexão sobre como relacionar, na prática, a Pedagogia de Projetos com o uso de livro didático. O projeto de aprendizagem de língua inglesa foi planejado em conjunto com os alunos e a partir do interesse deles nos assuntos relacionados à formatura do Ensino Fundamental. Como produto final elegeu-se confeccionar um yearbook e, para atingir tal meta, foram pesquisados e estudados conteúdos que aliaram o uso do livro didático a textos e atividades de outras fontes ou criadas especialmente para esse fim. As aulas descontextualizadas e baseadas no preenchimento de lacunas com vocabulário ou itens gramaticais deram lugar a aulas mais significativas para a turma. Com o projeto yearbook, os alunos aprenderam que inglês é mais que gramática e que eles são capazes de produzir algo interessante nas aulas. Como resultado, os alunos leram e escreveram em língua inglesa, se apropriaram dos recursos linguístico-discursivos relevantes para expressar seus sentimentos, pensamentos e opiniões sobre suas vivências na escola e se conhecer e conhecer uns aos outros melhor, se dando conta de que isso é possível ser feito também nas aulas de Inglês.application/pdfporLíngua inglesa : EnsinoProjeto de ensinoPedagogia alternativaLivro didáticoYearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2016Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001019525.pdf001019525.pdfTexto completoapplication/pdf1267112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/1/001019525.pdf8870566ef0aa401dd32e786081bb668cMD51TEXT001019525.pdf.txt001019525.pdf.txtExtracted Texttext/plain81154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/2/001019525.pdf.txt9b2496acef89dc905e457a3a84d3e44cMD52THUMBNAIL001019525.pdf.jpg001019525.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/3/001019525.pdf.jpg4a550405afeab56b6c837481499d71aaMD5310183/1580222018-10-29 09:29:31.631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158022Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:29:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola
title Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola
spellingShingle Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola
Quadros, Lira Beatriz Silva de
Língua inglesa : Ensino
Projeto de ensino
Pedagogia alternativa
Livro didático
title_short Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola
title_full Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola
title_fullStr Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola
title_full_unstemmed Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola
title_sort Yearbook : relato de um projeto de aprendizagem de língua inglesa na escola
author Quadros, Lira Beatriz Silva de
author_facet Quadros, Lira Beatriz Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Lira Beatriz Silva de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schlatter, Margarete
contributor_str_mv Schlatter, Margarete
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa : Ensino
Projeto de ensino
Pedagogia alternativa
Livro didático
topic Língua inglesa : Ensino
Projeto de ensino
Pedagogia alternativa
Livro didático
description Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência de prática docente de língua estrangeira vivenciada por mim durante o estágio em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola particular de Viamão-RS. Considerando o contexto de ensino – escola particular que adota um sistema de apostilamento para o ensino de inglês – e a proposta de estágio – o desenvolvimento de um projeto de aprendizagem –, faço uma reflexão sobre como relacionar, na prática, a Pedagogia de Projetos com o uso de livro didático. O projeto de aprendizagem de língua inglesa foi planejado em conjunto com os alunos e a partir do interesse deles nos assuntos relacionados à formatura do Ensino Fundamental. Como produto final elegeu-se confeccionar um yearbook e, para atingir tal meta, foram pesquisados e estudados conteúdos que aliaram o uso do livro didático a textos e atividades de outras fontes ou criadas especialmente para esse fim. As aulas descontextualizadas e baseadas no preenchimento de lacunas com vocabulário ou itens gramaticais deram lugar a aulas mais significativas para a turma. Com o projeto yearbook, os alunos aprenderam que inglês é mais que gramática e que eles são capazes de produzir algo interessante nas aulas. Como resultado, os alunos leram e escreveram em língua inglesa, se apropriaram dos recursos linguístico-discursivos relevantes para expressar seus sentimentos, pensamentos e opiniões sobre suas vivências na escola e se conhecer e conhecer uns aos outros melhor, se dando conta de que isso é possível ser feito também nas aulas de Inglês.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-16T02:28:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/158022
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001019525
url http://hdl.handle.net/10183/158022
identifier_str_mv 001019525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/1/001019525.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/2/001019525.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158022/3/001019525.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8870566ef0aa401dd32e786081bb668c
9b2496acef89dc905e457a3a84d3e44c
4a550405afeab56b6c837481499d71aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224530713116672