O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renata Santos da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/249869
Resumo: O presente estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o ensino de psicologia no curso normal em nível médio. Para tanto foram entrevistadas seis docentes que ministram a disciplina de psicologia no curso normal nível médio em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho quantitativo e como instrumento de pesquisa foram realizadas entrevistas a partir de um questionário estruturado. Os dados levantados nos questionários foram organizados em quatro grupos: Formação Profissional, Situação Funcional da Docência em Psicologia, Atuação Profissional e Ensino de Psicologia. Constatou-se neste estudo que a maioria dos professores que ministram a disciplina de psicologia são pedagogos, atuantes no magistério a mais de dez anos, com experiência docente nos anos iniciais e que encontram na docência de psicologia uma complementação para sua carga horária.
id UFRGS-2_29d156bd0a14445e7422a9abe11be885
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249869
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Renata Santos daSoares, Rosângela de Fátima Rodrigues2022-10-12T04:45:47Z2011http://hdl.handle.net/10183/249869001096502O presente estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o ensino de psicologia no curso normal em nível médio. Para tanto foram entrevistadas seis docentes que ministram a disciplina de psicologia no curso normal nível médio em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho quantitativo e como instrumento de pesquisa foram realizadas entrevistas a partir de um questionário estruturado. Os dados levantados nos questionários foram organizados em quatro grupos: Formação Profissional, Situação Funcional da Docência em Psicologia, Atuação Profissional e Ensino de Psicologia. Constatou-se neste estudo que a maioria dos professores que ministram a disciplina de psicologia são pedagogos, atuantes no magistério a mais de dez anos, com experiência docente nos anos iniciais e que encontram na docência de psicologia uma complementação para sua carga horária.This study was designed with the aim of analyzing the teaching of psychology course in high school. Therefore, we interviewed six teachers who teach the discipline of psychology in the normal middle schools in the metropolitan region of Porto Alegre. The methodology used was a quantitative research as a research tool and were interviewed from a structured questionnaire. The data collected in the questionnaires were organized into four groups: Training, Functional Status of Teaching in Psychology, Education and Professional Practice of Psychology. It was found in this study that most teachers who teach the discipline of psychology are educators, working in teaching for over ten years, with teaching experience in early years and that the teaching of psychology are a complement to his workload.application/pdfporPsicologia : EnsinoFormação de professoresPsychology and teachingTeaching of psychology course in normalHistorical aspects of the courseO ensino de psicologia nos cursos normal nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011Psicologia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096502.pdf.txt001096502.pdf.txtExtracted Texttext/plain30734http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249869/2/001096502.pdf.txt2cbc5869e0500f716b7b4c3439710ae0MD52ORIGINAL001096502.pdfTexto completoapplication/pdf68405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249869/1/001096502.pdffd14fee0eeb748452d156dc3b76b4b12MD5110183/2498692022-10-13 04:48:58.136461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-10-13T07:48:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio
title O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio
spellingShingle O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio
Silva, Renata Santos da
Psicologia : Ensino
Formação de professores
Psychology and teaching
Teaching of psychology course in normal
Historical aspects of the course
title_short O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio
title_full O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio
title_fullStr O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio
title_full_unstemmed O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio
title_sort O ensino de psicologia nos cursos normal nível médio
author Silva, Renata Santos da
author_facet Silva, Renata Santos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renata Santos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
contributor_str_mv Soares, Rosângela de Fátima Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia : Ensino
Formação de professores
topic Psicologia : Ensino
Formação de professores
Psychology and teaching
Teaching of psychology course in normal
Historical aspects of the course
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychology and teaching
Teaching of psychology course in normal
Historical aspects of the course
description O presente estudo foi elaborado com o objetivo de analisar o ensino de psicologia no curso normal em nível médio. Para tanto foram entrevistadas seis docentes que ministram a disciplina de psicologia no curso normal nível médio em escolas da região metropolitana de Porto Alegre. A metodologia utilizada foi a pesquisa de cunho quantitativo e como instrumento de pesquisa foram realizadas entrevistas a partir de um questionário estruturado. Os dados levantados nos questionários foram organizados em quatro grupos: Formação Profissional, Situação Funcional da Docência em Psicologia, Atuação Profissional e Ensino de Psicologia. Constatou-se neste estudo que a maioria dos professores que ministram a disciplina de psicologia são pedagogos, atuantes no magistério a mais de dez anos, com experiência docente nos anos iniciais e que encontram na docência de psicologia uma complementação para sua carga horária.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-12T04:45:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/249869
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001096502
url http://hdl.handle.net/10183/249869
identifier_str_mv 001096502
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249869/2/001096502.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249869/1/001096502.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2cbc5869e0500f716b7b4c3439710ae0
fd14fee0eeb748452d156dc3b76b4b12
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487006175559680